Brasileirão Série A

Sinergia entre torcida e Flamengo retorna, mesmo em ano ruim, e será alicerce na reta final

Torcida emplaca segunda melhor média de público da história dos pontos corridos, e Flamengo precisa de apoio se quiser ser campeão brasileiro

A maior do Brasil e, quem sabe, do mundo, a torcida do Flamengo está dando um show em 2023. Mesmo sendo um péssimo ano, com cinco vices, eliminações traumáticas, decisões erradas e derrotas no Maracanã, os rubro-negros estão muito próximos de atingirem a melhor média de público da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Nessa reta final, o apoio será mais importante do que nunca.

Restam quatro rodadas para o Flamengo tirar dois pontos de vantagem para a liderança. Dois jogos serão do Maracanã e, pensando que o Rubro-Negro seguirá brigando pelo título, os torcedores devem lotar o estádio para empurrar a equipe. Ainda é importante destacar que, mesmo não tendo o mando em duas partidas, ambas terão um fator especial que fortalece o clube da Gávea.

Média de público espetacular para o ano do Flamengo

57.240 torcedores. Esses são os números do Flamengo por partida como mandante na edição 2023 do Campeonato Brasileiro. Tendo em vista que o Rubro-Negro oscilou muito na competição, assim como em toda a temporada, é uma marca impressionante, que mostra o tamanho da força da torcida. A capacidade do Maracanã também ajuda, é claro.

O que deixa a marca ainda mais importante não é o ano ruim que, normalmente, afastaria uma parcela da torcida, mas sim quando comparada a outros anos. Em 2009, por exemplo, quando o Rubro-Negro foi campeão, a média foi de apenas 41.533 torcedores. É preciso levar em conta que o Maracanã, na época, ainda não havia passado pela reforma para a Copa do Mundo e acomodava facilmente mais de 80 mil pessoas.

O recorte desta temporada só fica atrás do 2019 imparável do Flamengo, quando a torcida teve a melhor média da história dos pontos corridos, com 59.285 rubro-negros por partida como mandante. O clube também é dono da terceira e quarta melhor marca. Para encontrar algum time diferente daquele que treina no Ninho do Urubu precisa ir até a quinta posição, só aí que aparece o São Paulo, também nesta temporada.

Veja as oito melhores médias de público dos pontos corridos (2003-2023)

  1. 59.285 – Flamengo (2019)
  2. 57.240 – Flamengo (2023)*
  3. 54.599 – Flamengo (2022)
  4. 51.224 – Flamengo (2018)
  5. 44.826 – São Paulo (2023)*
  6. 42.300 – Atlético-MG (2021)
  7. 41.553 – Flamengo (2009)
  8. 40.694 – Flamengo (2008)

*Ainda podem melhorar ou piorar as marcas

Nem a chuva atrapalhou a festa contra o Bragantino

Com mais de 51 mil ingressos vendidos de maneira antecipada, o Flamengo esperava um grande show nas arquibancadas na partida contra o Red Bull Bragantino. Para isso, montou uma logística com fogos de artifício, fumaça rubro-negra, balões e bandeiras no Setor Norte e um mosaico no Setor Leste, mas esse último acabou não dando certo. As chuvas torrenciais que atingiram o Rio de Janeiro impediram que a frase “Juntos até o fim” ficasse completa.

Apesar do início ter sido ruim, não faltou apoio vindo das arquibancadas. Mesmo na chuva e em um jogo bastante nervoso, diante de um rival muito bem treinado, a Nação fez valer a sua voz e empurrou o time à vitória no Maracanã. Ao todo, foram 57.699 presentes em uma noite chuvosa de quinta-feira. Seria surpreendente, mas para a torcida do Flamengo já é normal.

Jogos cruciais no Maracanã e surpresas longe dele

Como mencionado, o Flamengo fará dois dos últimos quatro jogos de 2023 no Maracanã, contra Atlético Mineiro e Cuiabá. O natural é que a torcida lote as arquibancadas do estádio para alentar o Rubro-Negro e, quem sabe, melhorar a média de público ainda mais. Segundo as expectativas do clube, apuradas pela Trivela, mais de 60 mil torcedores devem estar presentes nas duas partidas.

A questão é se o Flamengo chegará nas duas partidas participando ativamente da briga pelo título. Tudo passará pelo jogo contra o América Mineiro que, embora o Rubro-Negro não seja mandante, terá mais cara de jogo no Maracanã do que em Minas Gerais. O Coelho, além de rebaixado matematicamente, vendeu o mando de campo, e o duelo será disputado no Parque do Sabiá, em Sete Lagoas.

O outro confronto será na rodada derradeira, diante do São Paulo, no Morumbi. Por mais que seja um rival que já venceu o clube da Gávea na Copa do Brasil deste ano, dois fatores podem ajudar o Rubro-Negro. Um é justamente o triunfo na final do mata-mata nacional, que deu a vaga na Libertadores ao Tricolor Paulista e garantiu a tranquilidade no Brasileirão. A outra é que, se o Flamengo chegar disputando o título com o Palmeiras, o rival de cidade não deve fazer força para vencer.

Jogadores do Flamengo comemoram o gol de Arrascaeta contra o Bragantino (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

A tabela até pode ajudar, mas o Flamengo não depende apenas de si para ser campeão. São dois pontos de desvantagem para o Verdão, líder da liga nacional, e mais um atrás do Botafogo, segundo colocado. Para levantar seu nono título brasileiro, o Rubro-Negro precisa, acima de tudo, fazer o dever de casa.

Veja os últimos quatro jogos do Flamengo em 2023

  • América Mineiro x Flamengo – 26/11 – 35ª rodada
  • Flamengo x Atlético Mineiro – 29/11 – 36ª rodada
  • Flamengo x Cuiabá – 03/12 – 37ª rodada
  • São Paulo x Flamengo – 06/12 – 38ª rodada
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo