Lutar pelo Brasileirão? Zubeldía sonha com o impossível após quedas do São Paulo
Realidade melancólica do Tricolor será brigar pelo G4 do campeonato até o final da temporada
O São Paulo ainda assimilava o trauma da eliminação nos pênaltis para o Botafogo na Libertadores, quando Luis Zubeldía adotou um discurso enérgico de remobilização de seu elenco.
Na entrevista coletiva, o treinador tentou espantar a melancolia para dizer que o Tricolor ainda pode “lutar” pelo Campeonato Brasileiro.
— Tem que virar a página para ganharmos o clássico e começarmos a lutar pelo Brasileirão — disse Zubeldía.
O problema é que, hoje, esta luta pelo Brasileirão é um sonho que existe apenas na cabeça do treinador.
Briga pelo título é sonho impossível
Conforme projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o São Paulo tem hoje 0,40% de chances de ser campeão brasileiro.
A reportagem da Trivela pegou a calculadora e usou a matemática para mostrar por que o sonho do título é (quase) impossível.
Hoje, o Botafogo lidera o Brasileirão com 56 pontos e 69,1% de aproveitamento. Caso a equipe mantenha este rendimento, acabará a competição com 79 pontos somados.
O São Paulo, por sua vez, não consegue alcançar a pontuação projetada para o líder, mesmo que faça 100% de aproveitamento nos 11 jogos restantes.
O Tricolor é quinto colocado, com 44 pontos. A distância para o líder é de enormes 12 pontos.
Caso o São Paulo some os 33 pontos restantes a disputar, chegará no máximo a 77 pontos — dois a menos do que o projetado para o Botafogo.
— Quanto ao Brasileirão, vamos jogo a jogo, vamos tratar como uma decisão para pontuar o máximo possível. Vamos pontuando a cada jogo para ver; internamente sabemos o que almejamos, mas vamos jogo a jogo — diz Luciano.
Libertadores é realidade ao alcance das mãos
Por mais que Zubeldía fale em “brigar pelo Brasileiro”, a melancólica realidade do São Paulo até o fim do ano será de lutar para garantir uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2024.
A disputa pelo G4 é uma realidade bem ao alcance das mãos.
Hoje, o Tricolor é quinto colocado com 44 pontos. Tem um a menos que o Flamengo, quarto, com 45 e também com um jogo a menos, ainda a realizar.
Mas o São Paulo também passa a “torcer” por rivais diretos nas outras competições.
As vagas diretas à fase de grupos podem ser estendidas ao quinto e até ao sexto lugar, caso Botafogo conquiste a Libertadores, e o Flamengo seja campeão da Copa do Brasil.
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Corinthians — Brasileirão — domingo (29 de setembro), às 16h00 (horário de Brasília);
- Cuiabá x São Paulo — Brasileirão — sábado (5 de outubro), às 19h00 (horário de Brasília).
- São Paulo x Vasco — Brasileirão — data e horário a confirmar
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.