São Paulo inverte lógica e supera traumas de eliminação para enfim voltar a vencer
Com um a menos, Tricolor faz jogo de superação e vence o Fortaleza por 2 a 0 no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro
O São Paulo vinha de quatro derrotas seguidas sem um gol sequer marcado. Corria o sério risco de igualar marcas negativas históricas que perduram por décadas e de agravar a crise que faz a torcida protestar na porta do MorumBIS.
E mesmo assim, Hernán Crespo decidiu escalar time quase todo reserva para enfrentar o Fortaleza nesta quinta-feira (2), no Castelão, pela 26ª rodada do Brasileirão. Um claro sinal de que a prioridade é o clássico com o Palmeiras no próximo domingo (5).
E contra todos os indicativos, a estratégia do treinador funcionou. O São Paulo voltou a marcar após 453 minutos de seca, com Gonzalo Tapia, e venceu o Fortaleza fora de casa por 2 a 0. O segundo gol foi marcado por Luciano, que encerrou um jejum de longos 13 jogos.
Tudo isso, porque a equipe reserva de Hernán Crespo inverteu a lógica dos tropeços para retomar o caminho das vitórias.
São Paulo inverte lógica de Crespo para voltar a vencer
De tão desfigurada e desfalcada, a equipe de Hernán Crespo teve dois volantes improvisados como zagueiros na escalação titular. E acredite: funcionou.
Acostumado a controlar as ações e propor o jogo sob o comando do treinador, o Tricolor desta vez pouco ficou com a bola e muito teve de sofrer ao longo dos 90 minutos. Especialmente depois da expulsão de Rigoni, ainda no primeiro tempo.
Enquanto precisou se desdobrar para segurar o Fortaleza que pressionou durante toda a segunda etapa, o São Paulo chegou poucas vezes ao gol defendido por Brenno.

A equipe fez exatamente o contrário do que apresentou nas últimas partidas, com quatro derrotas. Mesmo nos tropeços, Crespo sempre exaltou as chances criadas por sua equipe. Desta vez, a equipe criou pouco e foi efetiva para matar o jogo em duas raras chegadas.
Primeiro, com Gonzalo Tapia. O chileno aproveitou jogada iniciada por Cédric, logo aos 10 minutos de partida. O português serviu Rigoni, que foi à linha de fundo e cruzou na medida para Tapia abrir o placar com o único gol do jogo. Depois, foi a vez de Luciano balançar as redes em um contra-ataque letal.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Luciano enfim desencanta
Preservado de olho no clássico com o Palmeiras, Luciano entrou no segundo tempo para desencantar. O camisa 10 voltou a marcar depois de 13 jogos e exatos 882 minutos.
O atacante aproveitou belo contra-ataque iniciado por Alisson. O volante acionou Bobadilla, que invadiu a área e deu um toquinho para tirar do goleiro. A bola sobrou livre para Luciano marcar.

Expulsão de xodó de Crespo pode ser boa para o São Paulo
Emiliano Rigoni foi expulso logo aos 21 minutos do primeiro tempo, por uma entrada em Deyverson. A expulsão fez o São Paulo se desdobrar para conseguir sair com a vitória do Castelão. Mas ela também pode ser positiva.
Para acertar sua renovação automática com o São Paulo, Rigoni precisa atuar por 45 minutos em pelo menos 12 jogos nesta temporada. A partida desta quinta-feira seria a quarta, mas como ele atuou por apenas 21 minutos, ela não será contabilizada.
Os próximos jogos do São Paulo
- Fortaleza x São Paulo — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 2 de outubro, às 19h30;
- São Paulo x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — domingo, 5 de outubro, às 16h;
- Mirassol x São Paulo — Campeonato Brasileiro — domingo, 19 de outubro, às 16h.
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma seção dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.



