Rato encerra jejum, São Paulo vence Bahia e encaminha único alento da temporada
Tricolor do Morumbi se aproveita de erros do adversário, faz 3 a 0 na Fonte Nova e abre distância na tabela
Eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, ambas na fase de quartas de final, o São Paulo ‘obrigatoriamente' passou a olhar com mais atenção ao Campeonato Brasileiro. Afinal, foi o que lhe restou na temporada 2024.
A missão da equipe de Luis Zubeldía é garantir uma vaga na Libertadores 2025. Para isso, precisa ficar, ao menos, entre os seis primeiros colocados. E a vitória sobre o Bahia (3 a 0), conquistada na noite desta terça-feira (5), ajuda o Tricolor Paulista nesta corrida.
Não foi uma apresentação vistosa do São Paulo na Arena Fonte Nova. E nem precisou ser. Graças a uma falha clamorosa de Marcos Felipe, goleiro da equipe da casa, o clube do Morumbi saiu na frente com Luiz Gustavo.
No segundo tempo, em novo erro do Bahia, Wellington Rato marcou o segundo. Foi o primeiro gol do meia-atacante em 2024 — não balançava as redes há um ano e três meses. O último tento de Rato havia sido no dia 16 de agosto de 2023, contra o Corinthians, pelas semifinais da Copa do Brasil.
Já nos acréscimos, Lucas Moura deixou o seu e deu números finais à partida.
FIM DE JOGO! GRANDE VITÓRIA DO TRICOLOR EM SALVADOR! #BAHxSPFC (0-3)
⚽ L. Gustavo
⚽ W. Rato
⚽ Lucas#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/qX5unoWYj4— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 6, 2024
Como foi Bahia x São Paulo pelo Campeonato Brasileiro?
Desatento, o São Paulo não começou bem o jogo na Fonte Nova. A pressão do Bahia surtia efeito, e com menos de 10 minutos no relógio, a equipe de Rogério Ceni havia chegado com perigo três vezes. Na área técnica, Zubeldía era o reflexo do time em campo: impaciente e nervoso com o desempenho do Tricolor Paulista.
A má atuação do São Paulo perdurou por toda a etapa inicial, mas através de um ‘presente' de Marcos Felipe, o time do Morumbi abriu o placar antes do intervalo. O goleiro tentou sair jogando, mas errou feio e entregou a bola nos pés de Luiz Gustavo, que viu o gol aberto e não desperdiçou.
Precisando reagir, o Bahia adiantou suas linhas e tentou encurralar o São Paulo na etapa complementar. Sem sucesso. O time paulista absorveu a pressão e matou o jogo em novo erro de saída de bola dos donos da casa.
Aos 20′, Lucas Moura tocou para Luciano, que invadiu a área e dividiu com Kanu. Espirrada na segunda trave, a bola sobrou limpa para Wellington Rato, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
E ainda deu tempo de mais um… Nos acréscimos, Rato puxou contra-ataque veloz e deixou Lucas na boa para marcar o terceiro.
Vitória foi importante para as pretensões do São Paulo
Com o triunfo em Salvador, o São Paulo foi a 54 pontos e se manteve na sexta colocação, mas ampliou sua distância em relação ao Bahia (sétimo), que estacionou nos 46.
Quarto colocado, o Internacional tem 56. Vale lembrar que os quatro primeiros se classificam automaticamente para a fase de grupos da Libertadores.
O São Paulo volta a campo no próximo sábado (9), quando enfrenta o Athletico-PR, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília), no MorumBIS.
Próximos jogos do São Paulo
- São Paulo x Athletico-PR — Campeonato Brasileiro — 9/11
- Red Bull Bragantino x São Paulo — Campeonato Brasileiro — 20/11
- São Paulo x Atlético-MG — Campeonato Brasileiro — 24/11