Santos: Turra balança no cargo e se defende: ‘Clube em crise há mais de 900 dias’
Conforme as informações obtidas pela Trivela, as próximas horas serão intensas dentro da diretoria alvinegra

O empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, na Vila Belmiro, após mais uma atuação ruim do Santos, fez o técnico Paulo Turra balançar no cargo. E ele sabe disso. Em entrevista coletiva após a partida, o treinador, numa tentativa de defender o seu trabalho, afirmou que o clube está em crise há mais de 900 dias – tempo da gestão do presidente Andres Rueda -, lembrou que ele é 10º treinador da atual diretoria e admitiu que não se sente seguro no cargo.
De acordo com o apurado pela Trivela, a cúpula alvinegra irá analisar o desempenho do treinador. E, conforme as informações obtidas pelo site, “as próximas horas serão intensas” em cima desse trabalho de avaliação.
Final de #SANxCAP. pic.twitter.com/QJ6T2rTic0
— Santos FC (@SantosFC) August 5, 2023
Há 39 dias na função, Turra chegou na coletiva com uma folha nas mãos com diversas anotações e a cada pergunta recebida ele recorria ao papel para justificar o baixo aproveitamento do Santos desde que ele desembarcou no CT Rei Pelé.
– Me sinto muito feliz hoje. Estou feliz por ter recebido o convite do Santos. O Santos é time para vencer sempre. Mas dos 900 e poucos dias em que o Santos está nessa situação, o nível de atuação melhorou. Estamos elevando as métricas durante os treinamentos para sustentar nos jogos em nível de Campeonato Brasileiro. Nossas métricas hoje melhoraram. Tem muita coisa boa acontecendo no nosso CT. Nosso ambiente é muito bom. Eu, como treinador, sei que futebol é movido por resultados e que eles atualmente não são bons. Temos que lutar para estar acima da tabela. Lutamos. Mas precisamos evoluir no processo. Tenho certeza que o pessoal do Santos, incluindo os atletas, estão comprando essa ideia. Tenho convicção que estamos no caminho certo -, falou o treinador.
Questionado se o Santos, diante das seguidas semanas livres para treinamentos, não deveria estar apresentando um futebol mais vistoso e conquistando as suas vitórias, o treinador sublinhou as constantes mudanças de treinadores na gestão do presidente Rueda. Na sequência, garantiu que esse elenco, em breve, irá dar aos torcedores os resultados desejados.
– Sou o 10º treinador dessa gestão e posso ser mais um. Eu tenho muita convicção. E me preparei para estar no Santos. Temos mais 20 jogos pela frente. E nós vamos evoluir como equipe. Seja comigo como treinador ou não. O que eu garanto é que comigo como treinador ou outro profissional que aqui estiver esse grupo sendo trabalhado da maneira que está sendo vai dar retorno para o Santos. Esse grupo no segundo turno vai evoluir e subir as escadas – cravou Turra.
Outros assuntos abordados por Turra
- Santos merecia a vitória contra o Athletico-PR
- Ausência de Deivid entre os relacionados
- Avaliação da diretoria sobre o seu trabalho
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Resultado injusto, segundo Turra
– Tivemos um primeiro tempo com mais posse de bola, mas muito na nossa defesa. Não tivemos a profundidade que deveríamos. No segundo tempo sim, empurramos o Athletico para trás, tivemos volume de jogo e posse no campo do adversário. Tiveram momentos do jogo, após os 15 minutos, em que trabalhamos no 4-2-4, com o Jean mais recuado na armação e com quatro jogadores na frente. Sinceramente, na minha opinião, merecíamos a vitória.
Presidente passou a ordem para cortar Deivid
– Antes do jogo recebi a ordem do presidente para não utilizar o Deivid porque ele está sendo negociado e isso não é mais novidade para ninguém
Avaliação da diretoria incomoda?
– Não, não me incomoda. Tenho certeza que ele (o presidente) vai ter a oportunidade de falar comigo. Não me incomoda ou me deixa surpreso. Ele é o presidente e mandatário do clube. Eu sou apenas um colaborador.
Turra tem 27% de aproveitamento no Santos
Desde que chegou ao Santos, Paulo Turra disputou seis partidas pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, o Peixe conquistou apenas cinco dos 18 pontos disputados. O aproveitamento do treinador na competição é de apenas 27%.
A única vitória alvinegra com Turra no comando foi sobre o Goiás, na Vila Belmiro, há pouco menos de um mês.