Brasileirão Série A

Há uma nova vaga na Sul-Americana, mas incompetência do Santos impede torcedor de sonhar

Empate por 0 a 0 com o Cuiabá na Vila Belmiro mantém a luta do Santos contra o rebaixamento dramática

O empate sem gols na Vila Belmiro com o Cuiabá, na noite desta segunda-feira (6), frustrou os torcedores do Santos. Com o resultado, o Peixe chegou aos 38 pontos, subiu para a 14ª colocação no Campeonato Brasileiro, mas viu a distância para a zona de rebaixamento cair de três para um ponto. Com isso, a luta contra a queda se mantém dramática e faz com que a torcida não se permita sonhar com a ‘nova' vaga para a Copa Sul-Americana.

Essa ‘nova' vaga é fruto do título da Libertadores conquistado pelo Fluminense, no último sábado (4), sobre o Boca Juniors, no Maracanã. Como o Tricolor carioca tem 45 pontos e ocupa a 8ª colocação, o lugar na Sul-Americana que lhe pertence atualmente será destinado para o 13º colocado ao fim do Brasileirão – diante do título, os comandados de Fernando Diniz estão classificados para a próxima edição da Libertadores.

Quais jogos restam para o Santos no Brasileirão?

  • Goiás x Santos – Hailé Pinheiro, em Goiânia
  • Santos x São Paulo – Vila Belmiro, em Santos
  • Botafogo x Santos – Nilton Santos, no Rio de Janeiro
  • Santos x Fluminense – Vila Belmiro, em Santos
  • Athletico-PR x Santos – Arena da Baixada, em Curitiba
  • Santos x Fortaleza – Vila Belmiro, em Santos

A permanência do Santos na Série A está próxima?

Com o empate diante do Cuiabá na noite desta segunda-feira, o Santos, com mais três vitórias ao longo dos seis jogos que restam, terá praticamente assegurada a permanência na Série A do Brasileirão.

Afinal, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que terminar o campeonato com 47 pontos terá 99% de chance de se ver livre do fantasma do rebaixamento.

Considerando que ainda restam três partidas na Vila Belmiro, esse objetivo ainda está bem palpável.

Essa meta, no entanto, pode ser alcançada antes do término do último compromisso na Vila, principalmente se o Santos vencer o Goiás, na próxima quinta-feira (9), às 19 horas, no Hailé Pinheiro, em um confronto direto contra o rebaixamento – com 35 pontos, o Esmeraldino é o 18º colocado.

Como o Santos pode chegar à Copa Sul-Americana?

Ainda segundo os levantamentos dos matemáticos da UFMG, com 46 pontos as chances de classificação para a disputa da próxima Sul-Americana já são de 45%. Caso confirme as três vitórias nos três jogos que ainda tem como mandante, o Santos chegará aos 49 pontos e terá 97% de chance de classificação à competição internacional. Com 50 pontos esse percentual sobe para 99%. Ou seja, a vaga estaria praticamente garantida.

Mesmo diante da possibilidade de classificação para a Sul-Americana, Marcelo Fernandes, em entrevista coletiva após o empate contra o Cuiabá, ainda vê o Santos brigando apenas contra o rebaixamento.

– Quando ganhamos do Palmeiras falei que essa era a nossa luta. E vamos lutar até o fim para sair dessa. Queremos muito sair dessa situação o quanto antes. Todo ponto é fundamental, esse não é diferente para evitarmos a queda.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo