Brasileirão Série A

Santos terá confronto perigoso contra o América-MG e te mostramos o porquê

Mais que perigoso, confronto contra o América-MG é crucial para o Santos ganhar vida na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro

Dono da 17ª colocação do Campeonato Brasileiro com 21 pontos conquistados, o Santos tem pela frente uma sequência de quatro jogos que pode determinar o rumo da equipe na luta contra o rebaixamento. O primeiro confronto é contra o lanterna América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (3). Apesar da péssima campanha do adversário, essa é uma partida bastante perigosa para o Peixe.

O primeiro obstáculo a ser superado pelo Santos está no banco de reservas dos donos da casa. O argentino Fabián Bustos, técnico do América-MG, trabalhou na Vila Belmiro no ano passado e deixou o clube decepcionado com o presidente alvinegro Andres Rueda.

A decepção do treinador é fruto da demissão do comando do Peixe, no mês de julho de 2022. À época, semanas antes de ser desligado por Rueda, Bustos, pressionado pela torcida em virtude dos maus resultados, colocou o cargo à disposição para o presidente. O dirigente, então, não aceitou e afirmou que seguiria com o argentino até o término da temporada.

Semanas depois, ao ver o Santos ser eliminado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana para o Deportivo Táchira, da Venezuela, em plena Vila Belmiro, o presidente santista não pensou duas vezes e decidiu colocar fim no trabalho do treinador.

– A verdade é que algumas coisas não deram certo porque não cumpriram o que prometeram, como por exemplo, trazer o Byron Castillo, o Alison, que estava na Ásia. Tinham me prometido o Fernando Sobral, do Ceará, que não conseguiram trazer. Então, trouxeram Jhojan Julio e ngulo, que não tinha sequência (de jogos). Ficou mais difícil”, reclamou Bustos meses após o desligamento em entrevista no Equador.

Com o intuito de mostrar que foi injustiçado por Rueda, é de se esperar um treinador bastante pilhado no banco de reservas em busca de mais uma vitória no Brasileirão.

América-MG vem motivado por vitória sobre o São Paulo

Junto à vontade do treinador de dar uma resposta a Rueda, os jogadores do América-MG chegam para o duelo contra o Santos motivado pela importante vitória sobre o São Paulo, por 2 a 1, no mesmo estádio Independência, na semana passada.

O resultado colocou fim em uma sequência de 10 partidas sem vencer do Coelho e animou o elenco na árdua missão de escapar da queda para a Série B.

– Vitória mais do que importante, ainda mais da forma como foi. Demonstra a força que a gente teve na partida e mostra que, se repetirmos atuações como essa, a gente consegue o objetivo que é sair dessa situação e fazer com o que o América permaneça na Série A. É uma vitória de grupo, de equipe e mostra que a força está aqui dentro e se a gente se doar um pouco mais, como fizemos nessa partida, vamos conseguir os resultados necessários – falou o goleiro Matheus Cavichioli, goleiro do América-MG, após o duelo contra o Tricolor paulista.

América-MG não tem nada a perder contra o Santos

Com apenas 13 pontos conquistados em 20 jogos disputados – tem um jogo a menos -, o time mineiro é o último colocado na tabela. O Coelho, aliás, ocupou essa posição em 11 das 21 rodadas do Brasileirão.

Por isso, com a competição caminhando para entrar na reta final, o América-MG não tem mais nada a perder. De acordo com estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Coelho tem 85,8% de chance de ser rebaixado.

Diante dessa realidade, a tendência é de que os comandados de Bustos, dentro das suas condições, ataquem o Santos e não se limitem aos contra-ataques.

Veja o histórico do Santos contra o América-MG no Independência

Ao pisar no gramado da Arena Independência, João Paulo, Jean Lucas, Marcos Leonardo e Cia. terão que quebrar um tabu: levar o Santos à primeira vitória sobre o América-MG no estádio.

Desde que passou a mandar os grandes confrontos na Arena Independência – a partir de 2016, antes atuava no Mineirão ou no Parque do Sabiá -, o Coelho recebeu o Peixe em sua casa por quatro oportunidades. E em todas o Santos saiu derrotado.

  • América-MG 1×0 Santos – Brasileiro 2016 – Independência
  • América-MG 2×1 Santos – Brasileiro 2018 – Independência
  • América-MG 2×0 Santos – Brasileiro 2021 – Independência
  • América-MG 1×0 Santos – Brasileiro 2022 – Independência

Santos tem péssima campanha como visitante no Brasileiro

Além da histórica dificuldade no estádio do América-MG, o desempenho do Santos como visitante neste Brasileirão é péssimo. Dos 30 pontos disputados longe da Vila Belmiro até o momento, o Peixe somou apenas quatro, ao vencer o Vasco, em São Januário, e empatar com o Coritiba, no Couto Pereira. O aproveitamento é de 13%.

O alento para o torcedor santista em relação a isso é que o América-MG é o segundo pior mandante da competição, com 10 pontos conquistados em 30 disputados, por meio de vitórias sobre Fortaleza, Corinthians e São Paulo, e do um empate com o Athletico-PR.

Os últimos cinco duelos América-MG x Santos

Brazil Serie A 29/04/23

Santos

Santos

3
America MG

America MG

2

Brazil Serie A 14/08/22

America MG

America MG

1
Santos

Santos

0

Brazil Serie A 24/04/22

Santos

Santos

3
America MG

America MG

0

Brazil Serie A 23/10/21

Santos

Santos

0
America MG

America MG

2

Brazil Serie A 03/07/21

America MG

America MG

2
Santos

Santos

0
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo