Rodrigo Caio revela rusga com Sampaoli no Flamengo: ‘Independentemente do que eu fizesse, não ia jogar’
Perto de encerrar seu ciclo multicampeão no Flamengo, zagueiro falou sobre mágoa com treinador que o deixou na "geladeira" durante oito meses
Perto de deixar o Flamengo, Rodrigo Caio ficou na “geladeira” durante praticamente boa parte da passagem de Sampaoli pelo clube. Ao longo de 34 jogos, o zagueiro esteve à disposição do treinador, mas não saiu do banco de reservas. Em entrevista ao ge, o jogador revelou que o período entre abril e setembro foi o mais difícil de sua estadia na Gávea.
– Teve treinamento que eu sabia que independente do que eu fizesse, eu não ia jogar. E falava: “Pessoal, estou aqui por vocês, pelo respeito que temos um pelo outro, por aproveitar o que construímos e é difícil viver novamente”. Mas você fica na expectativa depois do preparador físico te elogiar, te mostrar. No dia seguinte, eu fui dar um abraço e falei com ele: “Obrigado”. Ele disse que só falou a verdade, mas as pessoas não têm coragem de falar a verdade no mundo que a gente vive, de assumir e falar: “É isso” – revelou Rodrigo Caio.
– Não vou dizer que foi fácil. Muitas vezes eu não queria estar lá e falo com os meus companheiros que era muito mais por eles, treinando por eles. Tudo o que eu vivi esse ano foi muito difícil. Não tinha nenhuma perspectiva.
Em julho de 2022, Rodrigo Caio sofreu uma lesão no joelho esquerdo e precisou passar por cirurgia dois meses depois. Aliás, o jogador passou por dois procedimentos cirúrgicos no ano passado, o que prejudicou a sua sequência. Ainda assim, na entrevista com tom de desabafo, o zagueiro afirmou que não houve transparência da comissão técnica após sua recuperação.
– Foram oito meses com o Sampaoli, alguém teve coragem de falar a verdade que eu estava bem? Que a minha oportunidade ia chegar? E teve a chance! Lembro de um jogo contra o Cuiabá que eu achei que ia jogar. O David (Luiz) estava machucado e sendo preparado para o jogo com o Olimpia, a gente jogou com o Cuiabá, às 20h30 lá, o Fabrício suspenso, o Léo machucado, e ele botou o David que tinha acabado de voltar a treinar. Acabamos perdendo por 3 a 0. Você pensa: “Que bom que não jogou”. Mas eu penso sempre diferente. Por mais que não seja, eu tenho que ter a confiança em mim de que faria algo diferente. Faz parte.
Decisão de não renovar foi em comum acordo
A série de desapontamentos foi determinante para o defensor decidir não renovar com o Flamengo ao fim desta temporada. Antes mesmo da demissão de Sampaoli, em setembro, Rodrigo Caio já havia tomado a decisão de deixar a Gávea.
– No meio do ano, tive uma conversa bem franca com a minha esposa sobre como seria o nosso futuro e foi uma decisão em conjunto. Muita oração, pedindo uma direção, mas ali tivemos a certeza de que precisava de um novo ciclo. Eu entendi pelo dia a dia, por tudo que eu estava vivendo dentro do clube, e entendi que minha história ali precisava ter um fim.
No fim das contas, a própria diretoria rubro-negra comunicou Rodrigo Caio de que 2023 seria o último ano de contrato do zagueiro. A conversa foi tranquila e colocou, finalmente, um ponto final positivo na passagem do jogador pelo time carioca. É fato que as oportunidades dele cresceram com a chegada de Tite, mas isso não mudou o desfecho.
– Logo em seguida, passou um tempo e numa conversa com a diretoria me passaram (que não iam renovar), eu passei que pensava da mesma forma. Foi uma decisão em comum acordo. Tudo tem um início, um meio e um fim. Minha história aqui é maravilhosa, só tenho a agradecer por tudo que construí dentro do Flamengo. Pelas conquistas, pelas amizades, pelo carinho e respeito de toda nação, que é muito grande.
Pelo Flamengo, Rodrigo Caio foi bicampeão brasileiro (2019 e 2020), conquistou duas Libertadores (2019 e 2022), três títulos cariocas (2019, 2020 e 2021), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021) e uma Recopa Sul-Americana (2020).



