Brasileirão Série A

Vidal e Sampaoli vão do luxo ao lixo em poucos meses; entenda a briga

Os dois trabalharam juntos na geração de ouro do Chile e, recentemente, estavam lado a lado no Flamengo

A estreia de Arturo Vidal com a camisa do Athletico-PR, neste domingo, na vitória sobre o Bahia por 2 a 0, ficou marcada por uma forte declaração do veterano chileno, após o confronto válido pela 15ª rodada do Brasileirão. Recém-chegado do Flamengo, Vidal, sem citar nomes, não poupou seu antigo comandante Jorge Sampaoli, e disse que teve um “treinador perdedor”, em entrevista na saída de campo.

“Me sinto muito feliz de jogar. Sempre estive preparado. Somente tive um treinador, um perdedor que não sabe apreciar os jogadores. Mas ficou para trás”, declarou Vidal para a TNT Sports.

As palavras do veterano contrastam com os elogios que o próprio teceu há três meses, na chegada de Sampaoli ao comando do Flamengo. Após a estreia do técnico argentino pelo rubro-negro, na vitória sobre o Ñublense pela Libertadores, no dia 19 de abril, Vidal enalteceu o trabalho do seu velho conhecido.

“Muito importante que ele tenha chegado. Isso me dá muita confiança. Vivemos um momento muito lindo na seleção (Chile), ganhamos coisas, e espero ganhar tudo com o Flamengo. O time fica cada vez melhor. Com o Sampaoli, é sempre para frente. Ele não gosta de jogar para trás, sempre atacar e ter a bola”, contou o meio-campista, após a partida, para a ESPN.

LEIA MAIS: Matheus França: a promessa do Flamengo que é disputada por clubes ingleses

Sampaoli e Vidal juntos no Flamengo

A chegada de Jorge Sampaoli ao Flamengo dava indícios de que Vidal conquistaria seu lugar entre os onze, mas o chileno acabou perdendo espaço, o que culminou em sua saída para o Athletico. Nos primeiros jogos de Sampa no comando, Vidal conseguiu uma sequência com a camisa rubro-negra, começando na equipe titular em quatro, das primeiras cinco partidas do treinador.

A derrota para o Athletico por 2 a 1, válida pela 4ª rodada do Brasileirão, no dia 7 de maio, foi o primeiro jogo em que Vidal não foi utilizado pelo técnico. A partir daí, o chileno foi utlizado apenas na segunda etapa das partidas, tendo entrado contra Goiás, Bahia, Fluminense, Corinthians e novamente Ñublense.

A respeito do Arturo (Vidal), tenho uma relação muito boa desde sempre. Agradecerei a ele durante toda minha vida pelo que ele gerou ao seu país e a mim. Tenho essa consciência desde quando vencemos, com o Chile, a Copa América – disse Sampaoli em sua apresentação no Flamengo

Nos últimos 5 jogos do Flamengo em que ainda fazia parte do elenco, Vidal foi utilizado em apenas uma oportunidade, entrando nos minutos finais do duelo contra o Racing, na última rodada da fase de grupos da Libertadores.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Parceria de sucesso entre Vidal e Sampaoli no Chile

Arturo Vidal e Sampaoli trabalharam juntos no período de ouro da seleção chilena. A dupla conquistou a Copa América de 2015, jogando em casa, batendo a Argentina de Lionel Messi na decisão. Os dois também estiveram juntos na disputa da Copa do Mundo de 2014, onde foram eliminados nas oitavas, no Mineirão, pelo Brasil. Esse, inclusive, foi o trabalho que destacou Sampaoli para o mundo, abrindo portas na Europa e na seleção da Argentina.

Na apresentação à torcida do Flamengo quando chegou, o treinador citou esse trabalho. Era mais uma amostra de que ele e Vidal pareciam ter entrosamento trabalhando juntos.

Um Vidal com cada vez menos jogos e mais polêmicas

Se teve um primeiro anos — ou seis meses — mais consistentes no Fla, Vidal não pode dizer o mesmo de sua reta final no clube carioca. Piorou, não participou de muitos jogos e foi preterido não apenas por Sampaoli, mas também por seu antecessor Vitor Pereira. Foi então que o chileno começou os ataques em entrevistas.

Chegou, antes de acertar com o Athletico, a declarar que queria voltar para o Colo-Colo, time que o revelou no Chile. “É só virem me buscar”, afirmou o volante pelas redes sociais. Não foi, mas acabou indo buscar outro time para que pudesse jogar. Agora, é aguardar para entender qual Vidal o Furacão terá à disposição.

A relação de Vidal com o Flamengo

  • Volante chegou ao rubro-negro no meio da temporada passada após longo flerte nas redes sociais
  • Nos primeiros seis meses, Vidal participou de 26 jogos, sendo 112 como titular
  • O Chileno participou dos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022
  • Vidal chegou a desagradar a diretoria após “se oferecer” para o Colo Colo, no 1º semestre deste ano
  • No começo de junho, Vidal deixou claro que ficaria no Flamengo até o fim de seu contrato, em dezembro
  • Ao todo, o veterano fez 51 partidas, com dois gols e três assistências na conta
Foto de João Vítor Castanheira

João Vítor CastanheiraCoordenador de conteúdo

Coordenador da Trivela desde maio de 2024. Nas categorias de base do Lance!, cobri futebol internacional, nacional e esportes olímpicos. Passei pelo Grupo Globo como editor de conteúdo - fiz parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ e ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro, em São Paulo.
Botão Voltar ao topo