Brasileirão Série A

Paulo Autuori fala de planejamento para 2024 e busca por novo treinador do Cruzeiro

Treinador interino do Cruzeiro, Paulo Autuori concedeu entrevista coletiva após time celeste se garantir na Copa Sul-Americana de 2024

O treinador interino do Cruzeiro, Paulo Autuori, concedeu entrevista coletiva após o empate entre o time celeste e o Palmeiras, por 1 a 1, na noite dessa quarta-feira (6), no Mineirão, pela 38ª (e última) rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, bom para as duas equipes, confirmou o título brasileiro dos paulistas e classificou os mineiros para a Copa Sul-Americana em 2024. Com isso, o clube estrelado voltará a disputar uma competição continental após quatro anos.

Durante a coletiva, Paulo Autuori abordou diversos temas, sendo o planejamento da Raposa para 2024 o mais importante deles. Segundo ele, diferentemente de outros anos, quando o Cruzeiro teve que se refazer do zero, na próxima temporada, o time terá uma base sólida para se construir ao redor.

— O Cruzeiro começou o ano de 2023 contratando uma quantidade exagerada de jogadores. Algum tempo atrás no futebol, a gente esperava terminar a época e ficava analisando a equipe que melhor contrata, e era aquela que contrata 15, 12, 16 jogadores. Isso significa alguma coisa, que você não teve nada, não solidificou nada no momento anterior. O Cruzeiro foi distinto porque saiu de uma Série B e entrou numa Série A e teve que contratar quantidade de jogadores, com condicionamentos financeiros — analisou Paulo Autuori.

Segundo Autuori, as incapacidades financeiras fazem com que a possibilidade de realizar essa transição com um grupo já encorpado é de grande valia pensando no futuro do clube e que, sendo assertivos nos reforços, o Cruzeiro terá um elenco mais forte.

— Dentro dessa perspectiva, o transitar deste ano para o outro com um “grosso” do grupo, com a maior parte dos jogadores continuando, e sabendo a qualidade de jogador que precisamos, temos que ser assertivos. Poucos clubes no mundo tem a grana para contratar os jogadores que o treinador deseja — avaliou.

Diretor técnico do clube, Autuori afirmou, ainda, que o número de contratações para 2024 será bem menor que aquele visto na temporada atual. Ele ainda ressaltou que é importante que o treinador escolhido para comandar o time celeste esteja focado mais em desenvolver atletas do que em pedir reforços.

— Eu acredito nos treinadores que saibam desenvolver jogadores. Eu não gosto de ver lamentações públicas de que precisamos de jogador, isso é um escudo muito fácil. Me refiro a nós treinadores. A gente fica lamentando, mas tem que trabalhar, desenvolver e encontrar soluções. Nessa perspectiva, penso que (a temporada) será menos difícil, porque vão continuar um menor número de jogadores e o número de contratações vai diminuir significativamente — disse o treinador interino.

Cruzeiro vai buscar reforçar setor ofensivo

Segundo Paulo Autuori, os problemas de criação e finalização do Cruzeiro durante a temporada foram evidentes, enquanto a defesa acumulou bons números, e que, por isso, esses setores terão atenção especial quando o clube for ao mercado.

— Nós temos que analisar isso (os problemas ofensivos do time) da melhor maneira. O Cruzeiro termina como a melhor defesa do campeonato, junto com seu rival (Atlético-MG), e termina como um dos ataques de menor rendimento. Eu creio que o problema da eficácia foi fundamental para isso. Nós vimos equipes que não jogam um futebol tão elaborado, mas tinham jogadores que fizeram gols e, assim, conseguiram atingir níveis maiores do que se esperava. No fundo, o futebol é o equilíbrio. Mas é uma situação importante — falou Autuori.

— Existe um trabalho sólido na defesa e não é só a defesa, é o sistema defensivo, o time como um todo. Existe uma necessidade enorme de se ter um olhar delicado para criação e finalização. E é aí que entra essa assertividade que a gente falou ao jogadores que tiverem que entrar (serem contratados) — completou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Novo treinador do Cruzeiro

Perguntado sobre a existência de um nome definido para o cargo de treinador do Cruzeiro, já que Paulo Autuori encerra seu trabalho como interino, o agora, novamente, diretor de futebol, disse não ser de sua competência a escolha, mas ressaltou que já existe um processo seletivo em andamento para a escolha do novo comandante da Raposa.

— Treinador não é um tema que esteja comigo. Minha área é a parte técnica. É com o Pedro Martins e com o Paulo André. Há um processo seletivo que o Cruzeiro já começa a fazer, que é fundamental, que hoje nos grandes clubes se faz. É fundamental que quem chegue entenda a importância da cadeia do futebol como um todo — disse Autuori.

— O mais importante para mim é que quem vier entenda que no Cruzeiro existem processos e que não vai ter a chave do clube. Tem que respeitar esse processo, lógico, com toda a liberdade que o treinador tem que ter, mas respeitando o processo. Mas certamente vai vir um treinador — completou.

Oportunidades para a base

Paulo Autuori comentou, ainda, sobre as oportunidades aos jogadores da base da Raposa. Segundo ele, os jovens serão utilizados quando a equipe técnica do Cruzeiro entender que estes estão prontos.

— Os rapazes do sub-20 que entraram no grupo, que jogaram, isso tem a ver com o que se pretende no clube. Agora vai ser no momento em que nós acharmos que é o certo, que há uma maturidade futebolística. E  todos eles demonstraram isso. Então parabéns, é por aí — falou Autuori.

— Não é só lançar os jogadores, mas cuidar para não criar problemas para a categoria sub-20. O trabalho está muito bem feito, por isso nós sentimos a maturidade futebolística desses jogadores que entraram — finalizou o treinador interino.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo