Brasileirão Série A

Palmeiras tem dúvidas, mas transição para vida sem Endrick pode não ser tão difícil

Nível técnico geral do Palmeiras cairá, mas Abel tem um número grande de peças para pensar o novo time

O Palmeiras terá Endrick por mais sete partidas, apenas. Em 3 de junho, ele se apresenta à seleção brasileira para a disputa da Copa América. Ao retornar, passará na Academia de Futebol só para esvaziar o armário e se despedir.

O primeiro jogo dessa turnê do adeus será neste domingo (12), às 16h, na Arena Barueri. Curiosamente, o adversário será o Athletico-PR, primeiro time contra quem Endrick fez gols, ainda na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2022 (3 a 1, na Arena da Baixada).

Sem a convocação, o Palmeiras teria entre nove e 11 jogos mais com seu centroavante. E, por consequência, um tempo hábil maior para pensar no futuro sem ele. Agora, serão apenas três semanas.

O dilema do técnico Abel Ferreira agora é esse: aproveitar tudo que for possível de Endrick nos próximos sete jogos, que incluem partidas pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores, ou já começar uma transição gradual para um novo ataque.

Independente de quando, o Palmeiras tem subsídios para encampar o processo.

Talvez não seja tão difícil

Que o Palmeiras ficará pior sem Endrick, nem é preciso fazer muitos cálculos para se concluir. O atacante faria falta hoje para qualquer time de que saísse, só pela queda de nível técnico que sua ausência já traz de antemão.

Mas, com as opções que o Palmeiras tem, a migração para um futuro sem o jogador pode acabar sendo menos dolorida do que um primeiro olhar poderia sugerir.

Endrick não foi um 9 de referência na maior parte das vezes que entrou em campo. Jogou muito como segundo atacante, caindo pela direita e vindo do meio-campo, em progressão. Jogou aberto pela esquerda, cortando para o fundo, em algumas oportunidades. E até como ala, foi escalado, mais de uma vez.

Tá tudo em casa

Por mais que parte da torcida nas redes sociais faça campanha contra, Rony parece ter deixado para trás seu mau momento técnico, iniciado em meados de agosto do ano passado. Na função de 9, além dele, Flaco López, que fez um ótimo início de ano, é candidato à vaga.

Pela direita do ataque, o nome da vez é Estêvão. Foi devido ao novo Cria da Academia, aliás, que Endrick voltou a jogar mais centralizado.

Estêvão na direita deve, consequentemente, mandar Dudu, que está muito próximo de voltar, para a ponta-esquerda. Local que é seu preferido no campo — por lá, terá ainda a concorrência de Lázaro e Bruno Rodrigues, outro próximo da recuperação total de lesão.

Isso tudo sem mencionar ainda a chegada de Felipe Anderson, que chega ao Alviverde em julho, vindo da Lazio. Felipe faz as três funções da frente, incluindo um Falso 9, além de jogar na criação.

Como Abel mesmo coloca, para substituir Endrick à altura, só gastando 80 milhões de euros, quantia que o Real Madrid pagará pelo jogador. Mas Abel tem opções mais do que competentes para fazer a substituição. A questão principal é como e quando começar o processo.

Endrick: Guia da turnê de despedida

  • Palmeiras x Athletico-PR — Domingo, 12 de maio, às 16h, na Arena Barueri. A partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro será exibida pelo Premiere e pela Globo para todo o Brasil, exceto Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Juiz de Fora (MG), Paraíba, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
  • Palmeiras x Independiente del Valle — Quarta-feira, 15 de maio, às 21h30, no Allianz Parque. O jogo vale pela pela 5ª rodada da Copa Libertadorese e será exibido por Globo, ESPN e Star+.
  • Criciúma x Palmeiras — Domingo, 19 de maio, às 11h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O jogo da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ser transmitido pelo Premiere.
  • Botafogo-SP x Palmeiras — Quinta-feira, 23 de maio, às 19h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Pela terceira fase da Copa do Brasil, o jogo ainda não tem transmissão definida.
  • Palmeiras x Vasco — Domingo, 26 de maio, às 16h do dia 26 de maio, na Arena Barueri. A partida válida pela 8ª rodada do Brasileiro terá transmissão da Globo (ainda não há divisão de praças) e pelo Premiere.
  • Palmeiras x San Lorenzo — Dia 30 de maio, às 19h, no Allianz Parque. A partida pela 6ª rodada da Copa Libertadores terá transmissão do Paramount+.
  • Atlético-MG x Palmeiras – Dia 2 de junho, às 18h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A transmissão do jogo da ª rodada do Brasileiro será do Premiere.
Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo