Brasileirão Série A

Palmeiras: Abel segue sem reforço, muda discurso em 48 dias e admite usar a base

Técnico pedia experiência para o elenco, mas agora adota tom ameno sobre contratações

Em 48 dias, o técnico Abel Ferreira mudou completamente seu discurso no Palmeiras. Se antes ele pressionava a diretoria para contratar jogadores experientes nesta janela de transferências, agora admite que terá de usar a base. O clube tem até 2 de agosto, pouco mais de uma semana, para reforçar o elenco.

Em 4 de junho, antes mesmo de a janela abrir, Abel Ferreira fez um apelo em entrevista coletiva após uma vitória sobre o Coritiba no Allianz Parque. Na ocasião, depois de ser perguntado sobre a ascensão dos jovens no elenco, o treinador pregou cautela e pediu reforços.

– Não vou só meter moleque da base. É preciso ter calma. Temos que trazer experiência para o grupo. Juventude já temos muito – disse Abel.

No último sábado (22), porém, o técnico tentou diminuir a pressão sobre a diretoria. A presidente Leila Pereira e o diretor de futebol Anderson Barros foram alvos de protesto da torcida antes do jogo contra o Fortaleza no Allianz Parque. Após a vitória por 3 a 1, Abel adotou um tom muito mais ameno.

– Os nossos reforços estão aqui, quero recuperar a base, os jogadores que ganharam na primeira, segunda, terceira e quarta temporada que estou aqui. E que a minha mãe não ouça que estou aqui há quatro anos – afirmou o treinador.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras
Leila Pereira vem sendo criticada pela torcida do Palmeiras (Icon sport)

Como a Trivela mostrou na última sexta-feira, Leila Pereira sabe que precisa reforçar o elenco, mas prioriza a responsabilidade financeira e descarta fazer “loucuras” nesta janela de transferências. O clube busca a contratação principalmente de um primeiro volante, o chamado camisa 5, e cogitou dois jogadores: Wendel, do Zenit (RUS), e Aníbal Moreno, do Racing (ARG). Em ambos os casos, no entanto, os valores esfriaram as negociações.

A cautela do Palmeiras no mercado pode ser explicada pelos balancetes e demonstrativos financeiros dos primeiros cinco meses. Com os números até maio divulgados, o clube registrou um déficit de R$ 2,2 milhões no período.

Palmeiras tem 34% do elenco sub-23

No jogo passado contra o Fortaleza, o Palmeiras teve Jhon Jhon (20 anos) como titular, além de Vanderlan (20 anos), Endrick (17 anos), Luís Guilherme (17 anos), Kevin (20 anos) e Fabinho (21 anos) no banco de reservas.

Aos 22 anos, Gabriel Menino também é outro jovem “Cria da Academia”, mas já está no elenco profissional alviverde desde 2020. Ele virou reserva porque Richard Ríos, de 23 anos, assumiu a posição de titular. O colombiano foi contratado nesta temporada, após disputar o Paulistão pelo Guarani.

Ou seja, dos 23 jogadores relacionados para a partida, oito eram sub-23. E oito eram formados na Academia de Futebol, já que Artur, hoje com 25 anos, retornou ao Palmeiras nesta temporada após ter sido vendido ao Red Bull Bragantino em 2020.

Quem são as promessas da base do Palmeiras?

A base do Palmeiras tem empilhado títulos nos últimos anos. No sub-17, por exemplo, a equipe conquistou no mês passado a Copa do Brasil da categoria. E algumas promessas que despontam no sub-17 podem virar opções para Abel Ferreira em breve.

Estêvão

Aos 16 anos, o atacante é a principal promessa da base do Palmeiras e vem chamando a atenção de grandes clubes europeus, como o Barcelona. O jovem chegou a ser chamado de “Messinho”, mas preferiu deixar o apelido de lado. Em abril, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o clube alviverde.

Vitor Reis

O zagueiro de 17 anos é capitão do Palmeiras e da seleção brasileira sub-17. No fim de 2022, ele assinou contrato profissional com uma multa de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros.

Luighi

O centroavante de 17 anos foi o artilheiro da Copa do Brasil Sub-17, com nove gols em oito jogos. Com isso, ele se tornou o maior goleador em uma única edição do torneio, superando Endrick, que marcou oito vezes na competição do ano passado.

Foto de Guilherme Amaro

Guilherme Amaro

Guilherme Amaro é repórter da Trivela desde julho de 2023. Antes, passou por SBT, Estadão, LANCE! e Federação Paulista de Futebol.
Botão Voltar ao topo