Palmeiras precisa de pontos além dos óbvios para espantar fantasma da Sul-Americana
Abel Ferreira e o Palmeiras terão trabalho para conseguir se classificar para a Copa Libertadores e não disputar a Sul-Americana
Há hoje oito times disputando três vagas no G4 do Campeonato Brasileiro, do segundo colocado Bragantino (49) ao 9º, Fluminense (42). Com 44 pontos, o Alviverde é o 5º e tem hoje a mesma pontuação de Grêmio e Athletico-PR.
A tabela do Palmeiras até o fim traz jogos que, no papel, parecem fáceis. E reserva compromissos complicados. Há, por exemplo, um clássico com o São Paulo. Um embate com o Flamengo de Tite, rival direto do Alviverde, no Maracanã, também está na tabela.
O virtual campeão Botafogo, no Rio, e os finalistas de Libertadores e Sul-Americana, Fluminense e Fortaleza, ambos em casa, também vêm pelo caminho.
E o Palmeiras já não pode mais selecionar quais jogos vencer se quiser se classificar para a Libertadores sem disputar a fase que antecede a formação dos grupos, a popular Pré-Libertadores. Ou, pior, se não quiser disputar a Copa Sul-Americana.
Não tem mais time A ou B
Em seu livro “Cabeça fria, coração quente”, o técnico Abel Ferreira revelou que sua comissão técnica divide os adversários do campeonato em listas, de acordo com a avaliação deles quanto ao potencial de cada um.
A Trivela não teve acesso à subdivisão para a atual temporada, mas com base nas listas de 2020 e 2021, não é difícil presumir como as equipes foram divididas.
Por exemplo, é seguro dizer que o América-MG não estava na lista dos times “A” quando o Brasileirão começou. Do mesmo modo que o Flamengo certamente não era um dos times “B”.
De acordo com essa classificação, os portuguese projetam quantos pontos podem ser perdidos contra cada equipe. Contra o São Paulo, por exemplo, Abel não projetou conquistar seis pontos, vencendo os dois confrontos.
Dos 11 confrontos que faltam para o Verdão neste ano, Coritiba, América-MG, Bahia e Cruzeiro muito possivelmente receberam a letra B. Flamengo, São Paulo, Grêmio, Athletico, Fortaleza, Fluminense e Botafogo, a letra A.
De cara, já é possível perceber que a tabela do Palmeiras não é tão simples assim. E alguns jogos cuja pontuação poderia ser dispensada já não tem mais tal chancela.
O fantasma da Sul-Americana ronda a Academia de Futebol
Dado o histórico e o investimento doo clube, seria uma tragédia para o Palmeiras ficar fora da próxima Libertadores. Mas hoje, essa hipótese já não é tão absurda.
O primeiro time fora da zona de classificação para o principal torneio sul-americano é o Atlético-MG, de quem o Palmeiras perdeu na quinta-feira (19). E O Alviverde tem só um ponto a mais que o time de Felipão: 44 a 43.
Embora não parecesse antes de a bola rolar, a derrota para o Galo foi em um confronto direto por vaga. Assim como serão praticamente todos os embates até o fim do ano, exceto por América-MG, Coritiba, Bahia e Cruzeiro.
Mas estes, em tese, exceto pelo jogo contra o América e partida contra o Coxa, tampouco devem ser jogos tranquilos. Bahia e Cruzeiro, que fecha a participação do Palmeiras no torneio, lutam contra o rebaixamento.
O Palmeiras disputa a Copa Libertadores seguidamente desde 2016. Já a Sul-Americana, disputou pela última vez em 2012, quando perdeu para o Millonarios da Colômbia nas oitavas de final.
Teria chegado a hora de o Palmeiras retornar ao segundo torneio em importância no continente?