Palmeiras enfrenta Bragantino de olho em superar marca conquistada há mais de 30 anos
Time comandado por Abel Ferreira se aproxima também de melhor marca da era dos pontos corridos
É a segunda rodada consecutiva da qual o Palmeiras pode sair como líder do Campeonato Brasileiro. Basta vencer o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, neste sábado (4), e contar com um deslize do Botafogo diante do Athletico-PR, em Curitiba.
Hoje, os times estão separados por um só ponto: 57 a 56.
Bater o Bragantino também fará com que o clube alviverde chegue a sete vitórias seguidas. Com seis triunfos enfileirados, o time já vive sua segunda melhor sequência na era dos pontos corridos.
15/8 – Palmeiras 2 x 1 São Paulo
24/8 – Palmeiras 5 x 0 Cuiabá
01/9 – Athletico-PR 0 x 2 Palmeiras
15/9 – Palmeiras 5 x 0 Criciúma
22/9 – Vasco 0 x 1 Palmeiras
28/9 – Palmeiras 2 x 1 Atlético-MG
A segunda melhor sequência anterior de 2024, com cinco vitórias, aconteceu em junho e teve alguns dos mesmos times da atual.
A diferença está na derrota diante do Athletico-PR em Barueri (0 a 2) — resultado que o time devolveu no segundo turno, em Curitiba — e no empate sem gols com o São Paulo.
Nos dois turnos, o Palmeiras bateu o Cuiabá: 2 a 0, fora; 5 a 0, em casa. A série anterior também teve uma vitória sobre o Bragantino: 2 a 1.
Palmeiras de 2019 também conseguiu seis vitórias seguidas
Em 2019, depois de um excelente primeiro turno, o Palmeiras de Felipão, campeão do ano anterior, foi atropelado pelo Flamengo de Jorge Jesus.
No fim, já sob comando de Mano Menezes, ficou com o terceiro lugar, ultrapassado pelo Santos. Mas conseguiu uma sequência de sete vitórias antes da parada para disputa da Copa América.
| Data | Placar |
|---|---|
| 04/05/2019 | Palmeiras 1×0 Inter |
| 12/05/2019 | Atlético Mineiro 0x2 Palmeiras |
| 18/05/2019 | Palmeiras 4×0 Santos |
| 25/05/2019 | Botafogo 0x1 Palmeiras |
| 02/06/2019 | Chapecoense 1×2 Palmeiras |
| 08/06/2019 | Palmeiras 1×0 Athletico Paranaense |
| 13/06/2019 | Palmeiras 2×0 Avaí |
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Palmeiras campeão de 1993 é o detentor da melhor marca

Desse modo, o Palmeiras já começa a vislumbrar a superação de uma marca histórica. Foi em 1993, com oito vitórias seguidas, que o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo, que seria campeão — sétimo título –, teve sua melhor sequência em um campeonato nacional.
| Data | Placar |
|---|---|
| 30/09/1993 | Palmeiras 1×0 Atlético Mineiro |
| 03/10/1993 | Fluminense 2×4 Palmeiras |
| 09/10/1993 | Palmeiras 2×0 Vasco |
| 12/10/1993 | Palmeiras 3×0 Guarani |
| 16/10/1993 | Palmeiras 2×1 Sport |
| 23/10/1993 | Palmeiras 1×0 Vasco |
| 30/10/1993 | Palmeiras 3×1 Grêmio |
| 06/11/1993 | Atlético Mineiro 2×3 Palmeiras |
Fórmula de disputa de 1993 era macarrônica
Na época, a fórmula de disputa do campeonato era diferente e extremamente confusa. Os 32 times daquela edição foram divididos em quatro grupos de 8 times e jogaram em turno e returno entre si.
Por isso, a sequência de oito vitórias consecutivas daquela época tem times repetidos.
Os grupos A e B tinham os 16 melhores times da Série A de 1992. Os grupos C e D, os quatro piores da Série A do ano anterior mais os doze primeiros da Série B, também de 1992.
Os três melhores do Grupo A (Corinthians, São Paulo e Flamengo) e os três primeiros do Grupo B (Palmeiras, Santos e Guarani) se classificaram para a fase semifinal.
Juntaram-se a eles Remo e Vitória, que venceram os playoffs dos grupos C e D, contra Portuguesa e Paraná, para seguirem na disputa.
Os oito classificados foram novamente divididos em dois grupos, agora com quatro times cada. Os vencedores de cada grupo, enfim, foram à final.
Para levantar a taça, o Palmeiras de Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edilson, Evair e Edmundo bateu o Vitória de Dida, Vampeta, Paulo Isidoro e Alex Alves: 1 a 0, em Salvador (Evair); 2 a 0 no Morumbi (Evair e Edmundo).
Palmeiras pode ter as voltas de Mayke e Estêvão

Nos treinos desta semana, o Palmeiras teve as voltas de Mayke, Marcos Rocha e Estêvão, que estavam lesionados. O trio participou dos trabalhos sem restrições e pode ser opção para Abel Ferreira.
A volta mais esperada é a de Estêvão. O ponta não entra em campo desde 15 de setembro, quando fez um gol na goleada por 5 a 0 sobre o Criciúma — a segunda vitória na atual sequência de seis jogos.
A volta do jogador pode significar que Raphael Veiga voltará a ser opção no banco de reservas. Com dois gols de pênalti, o jogador foi um dos principais destaques da equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no último sábado, em Campinas.



