Brasileirão Série A

Por que o Palmeiras não deve poupar ninguém contra o Internacional

Time de Abel Ferreira tem dois mata-matas a resolver até o fim do mês

A derrota para o Flamengo (0 a 2), no Maracanã, pela ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, na quarta-feira (31), serviu para escancarar de vez o mau momento do Palmeiras no ano.

Vexatório não pelo placar, mas pela maneira como se construiu, com um Palmeiras covarde e nulo criativamente, o resultado deixa o time de Abel Ferreira muito próximo de uma eliminação precoce na competição — ainda que diante do melhor elenco do futebol brasileiro.

Essa muito possível queda deverá ter um efeito devastador no moral de um clube que vive seu momento mais agudo do ano. Isso porque o sorteio da outra Copa, a Libertadores, também colocou o time diante de outro dos melhores elencos do Brasil neste ano, o Botafogo.

Ano do Palmeiras pode acabar em agosto

Não é pessimismo evidenciar que o time alviverde corre sérios riscos de também sair da competição que é o seu maior objetivo da temporada bem antes do previsto — tanto pelo momento anímico quanto pelo futebol anêmico. O único jogo entre os dois clubes em 2024, pelo Brasileiro, terminou com vitória do Botafogo (0 a 1), no Rio.

Nas redes sociais e rodas de conversa de palmeirenses, o que mais se escuta é que “o ano pode acabar em agosto para o Palmeiras”.

Sim, se o histórico de desempenho recente do Palmeiras for levado em conta, o time pode ter apenas o Brasileiro para jogar até dezembro. E é por isso que, a começar pelo jogo contra o Internacional no domingo (4), o Verdão precisa levar o Campeonato Brasileiro a sério.

Poupar jogadores no Sul não deveria ser uma opção — exceto, é claro, para os jogadores com risco palpável de lesão. Mas isso, no fim das contas, serve para todos os jogos.

Colocação do Palmeiras no Brasileirão é enganosa

O Palmeiras está na terceira colocação do Brasileirão. Tem um jogo a mais e quatro pontos a menos que o Flamengo — 40 a 36. Se quiser seguir com chances de título, não é hora de deixar de somar pontos.

No planejamento da comissão técnica, o compromisso desta rodada é importante inclusive para tapar o buraco deixado pela derrota ante os gaúchos, em casa, no 1º turno (0 a 1). E até para tentar levantar o ânimo do time, para tentar uma improvável virada sobre o Fla, vencer o Inter pode ser importante.

Porque o destino quis sacanear o mês do Palmeiras, a partida seguinte do time no campeonato nacional é contra ninguém menos que o Flamengo novamente. Se perder para o Internacional e para o Flamengo em seguida, pode ficar até 13 pontos distante da liderança, quando o Flamengo cumprir o jogo que tem atrasado.

Mas além da briga pelo título, o Palmeiras tem outro problema: da maneira como a equipe vem jogando, mesmo uma vaga no G4 pode ficar complicada. O Fortaleza quarto colocado, tem a mesmo pontuação do Verdão e também um jogo a menos. O Cruzeiro, quinto, soma cinco e também um jogo a mais para fazer.

Em outras palavras, no critério de pontos perdidos, o Palmeiras não é terceiro, mas sim o quinto colocado do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o Palmeiras conseguiu a virada mais espetacular da história de 22 anos do Brasileirão de pontos corridos para levantar seu 12º título da competição na história. Um time como o Palmeiras, porém, não pode nem deve apostar em algo tão espetacular novamente — ainda que já tenha se mostrado capaz de feitos incríveis sob o comando de Abel Ferreira.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo