O que o Palmeiras precisa fazer e contra o que tem de torcer para ganhar o Brasileirão
Com cino jogos pela frente, o Palmeiras só ganha o Brasileirão dentro de alguma condições envolvendo os rivais diretos
A vitória do Grêmio sobre o Botafogo, na quinta-feira (9), terminou de embolar o que já não era tranquilo. Os cinco postulantes ao título no Campeonato Brasileiro jamais estiveram tão próximo quanto agora. O Botafogo ainda é o líder em todos os critérios – pontos ganhos, pontos perdidos e aproveitamento. Mas seus 61% de pontos conquistados são apenas 3% maiores que os 58% do 5º colocado Flamengo.
O Palmeiras, que enfrenta o Internacional neste sábado (11), tem hoje os mesmos 59 pontos do Alvinegro Carioca, mas tem um jogo a mais. Com essa pontuação e cinco jogos por fazer, tem o mesmo limite de pontuação de Grêmio e Flamengo: 74. O Botafogo pode chegar a 77, e o Bragantino, a 76.
Dentre os cinco postulantes à conquista, o Verdão e o Grêmio não têm mais confrontos diretos com equipes que também brigam. De modo que, além de fazer suas partes, só resta aos comandados de Abel e aos de Renato Gaúcho torcer para que os adversários percam pontos.
Hoje, os únicos times que só dependem de si mesmos para ser campeões são o Botafogo e o Red Bull Bragantino. Os dois, aliás, se enfrentam neste domingo (12), às 16h, em Bragança Paulista.
Uma curiosidade: se o Brasileirão for até a última rodada sem um campeão definido, quem quer que seja o líder ao fim da rodada 38 terá conquistado o título longe de casa, já que os cinco primeiros do campeonato terminam suas participações como visitantes.
Próximos jogos do Palmeiras: Internacional (Casa), Fortaleza (Fora), América-MG (Casa), Fluminense (Casa) e Cruzeiro (Fora)
Abaixo, a Trivela explica o que o Palmeiras precisa que aconteça como cada clube para ser o campeão:
Botafogo
O Palmeiras torce para fazer quatro ponto mais que o Botafogo – lembrando que os cariocas têm um jogo a mais a fazer que o Verdão. Em outras palavras, supondo que o Palmeiras vença os cinco jogos que lhe faltam, o Botafogo precisa sair sem a vitória em pelo menos dois dos seis que ainda fará.
Próximos jogos do Botafogo: Red Bull Bragantino (Fora e confronto direto), Fortaleza (Fora), Santos (Casa), Coritiba (Fora), Cruzeiro (Casa) e Internacional (Fora).
Red Bull Bragantino
O time austro-brasileiro também tem um jogo feito a menos que o Palmeiras. Para deixar o Bragantino para trás na última rodada, o Verdão precisa conquistar dois pontos a mais que os rivais. Ou seja: ganhando seus cinco jogos, o Verdão só precisa de um empate dos interioranos em seis partidas.
Perdendo dois pontos em um jogo, o time de Bragança, mesmo ganhando todos os demais, só empataria com os 74 de um possível Verdão 100%. Com o detalhe de que o faria com uma vitória a menos, já que aí o número máximo de triunfos só chegaria a 21 – um a menos que o máximo do Palmeiras.
O Bragantino tem ainda um outro trunfo na manga, pois além do Botafogo, o time ainda jogará contra o Flamengo, podendo arrancar pontos de dois competidores diretos.
Próximos jogos: Botafogo (C e confronto direto), Flamengo (F e confronto direto), Internacional (F), Fortaleza (C), Coritiba (C) e Vasco (F)
Grêmio
O teto do Grêmio são os mesmos 74 pontos do Palmeiras. Mas os gaúchos tem uma vitória a mais. Assim, o Palmeiras precisa fazer um ponto a mais que os comandados de Renato Gaúcho até o fim da tabela, porque se ambos fizerem a mesma pontuação, o Grêmio será campeão pelo primeiro critério de desempate.
Ganhando todos, o Alviverde só precisa, então, que o Grêmio empate uma vez. Assim como o Verdão, os tricolores também não têm mais confrontos diretos.
Próximos jogos: Corinthians (C), Atlético-MG (F), Goiás (C), Vasco (C) e Fluminense (F).
Flamengo
O Flamengo é mais um clube que chega no máximo a 74 pontos. Se vencer todos os seus jogos, o Palmeiras só precisa torcer para os rubro-negros não tirarem a diferença de saldo de gols, que hoje é de dez favoráveis ao Verdão. Isso porque o Fla, assim como o Alviverde, também só chega a 22 vitórias
Se conquistar cinco vitórias pela diferença mínima (um gol), o Palmeiras só precisa que os rubro-negros não consiga goleadas para descontar os dez gols de diferença nos seis compromissos que ainda têm.
O clube do Rio também tem confronto direto contra o Bragantino pela frente.
Próximos jogos: Fluminense (C), Bragantino (C), América-MG (F), Atlético-MG (C), Cuiabá (C) e São Paulo (F)