Nova prisão adiciona mais um capítulo à morte de torcedora no Palmeiras x Flamengo
Prisão de membro da torcida do Flamengo por morte em jogo contra o Palmeiras adiciona mais um capítulo à história que segue aberta
A Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira (25) o flamenguista Jonathan Messias Santos da Silva, suspeito no envolvimento na morte da palmeirense Gabriela Anelli há pouco mais de duas semanas. Ele estava em Campo Grande, no Rio de Janeiro, e será encaminhado a São Paulo.
Quem é o homem preso por morte de torcedora do Palmeiras?
Jonathan Messias Santos da Silva é o homem que aparece arremessando uma garrafa de vidro em direção aos torcedores do Palmeiras, segundo a investigação do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Em entrevista coletiva na sede do DHPP, em São Paulo, a delegada Ivalda Aleixo explicou que o suspeito foi identificado graças à biometria facial no Allianz Parque. Para entrar no estádio, o torcedor precisa ter realizado o cadastro.
– Foi identificada a pessoa. Era um cara de barba e ele entra para o estádio logo depois e é identificado pelo reconhecimento facial que tem no estádio e era a mesma pessoa – afirmou Ivalda Aleixo, que comanda as investigações.
– Tem imagem dele pegando uma garrafa no chão. Ele levanta, joga. Não tinha mais nenhum objeto naquela direção que fosse causar o ferimento que causou na Gabriela – disse a delegada.
Gabriela Anelli morreu aos 23 anos, em 10 de julho, após ser ferida no pescoço por estilhaço de vidro de uma garrafa durante a confusão com flamenguistas no lado de fora do Allianz Parque, onde Palmeiras e Flamengo se enfrentaram três horas mais tarde pelo Brasileirão.
Polícia chegou a prender suspeito errado
Logo depois da confusão, um torcedor do Flamengo foi preso acusado de ter sido o autor do crime. Após dois dias, porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a prisão preventiva.
A magistrada levou em consideração os argumentos do promotor Rogério Leão Zagallo, e afirmou que, pelas imagens da confusão, a pessoa que arremessou a garrafa é fisicamente diferente de Leonardo, por conta da barba e por usar uma camisa diferente da do clube carioca.
A Sant’Anna determinou a transferência das investigações para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e adotou uma postura crítica a respeito da afirmação da César Saad, então responsável pelo caso, à qual classificou como lamentável: “se mostrou açodado e despreparado para conduzir as investigações”.
Gabriela Anelli: torcedora do Palmeiras morre após briga no Allianz
Gabriela Anelli morreu após ficar dois dias internada na Santa Casa, no Centro de São Paulo. Ela tinha sido ferida na confusão com torcedores do Flamengo no lado de fora do Allianz Parque, antes do jogo entre as duas equipes pelo Brasileirão.
Ettore Marchiano e Dilcilene, pais de Gabriela Anelli, continuam frequentando o Allianz Parque. Eles ressaltaram que querem seguir o legado da filha.
Dilcilene e Ettori, os pais de Gabriela Anelli, vieram ao Allianz Parque para seguir o legado da filha: “Isso aqui é a vida dela. Em cada canto que a gente passa, a gente sente a Gabriela” pic.twitter.com/iUZAu88bYS
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) July 13, 2023
– Muito difícil. A gente está aqui fazendo o que a Gabriela gostaria que a gente fizesse. Numa situação dessas, infelizmente, ela chegou a comentar. Eu falava: ‘nossa, filha, isso não vai acontecer'. Isso aqui era a vida dela. Aqui em cada canto que a gente passa, a gente sente a Gabriela. A gente está aqui para fazer uma homenagem para ela – disse Ettore Marchiano.
– Ela está aqui. Eu sinto que a Gabriela está do nosso lado. Ela é Palestra, italiana. Era o amor da vida dela o Palmeiras. E a torcida organizada é o segundo time dela. Que foi o que apoiou a gente em tudo até o momento. Sem palavras. Se estamos aqui hoje, é porque ela é um anjo de luz e pessoas muito positivas da Mancha Verde estão dando força para nós. Ficar em casa não ia adiantar. Chorar. A gente está aqui porque ela estaria aqui vibrando hoje e vamos continuar o legado dela – afirmou Dilcilene.