Brasileirão Série A

Mano Menezes faz autocrítica, diz que ninguém está satisfeito no Corinthians e quer acelerar processo para 2024

Após temporada turbulenta, Mano Menezes deve adiar as férias pensando na temporada que vem do Corinthians

Finalmente o torcedor do Corinthians pode dormir tranquilo depois vários dias de preocupação com a situação do clube no Campeonato Brasileiro e com a temporada mais que decepcionante do time em todas as competições que disputou em 2023.

Mano Menezes chegou em setembro para tentar arrumar a bagunça feita pelas péssimas escolhas, e pelo planejamento falho da diretoria comandada por Duílio Monteiro Alves. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, na última rodada do Brasileiro, o treinador fez uma análise sobre os quatro meses de trabalho e os objetivos traçados com o time também mirando a próxima temporada.

— Quando eu assumi o Corinthians, a gente tinha uma missão de recuperação. Óbvio que não queríamos terminar o Campeonato assim, mas saímos da situação mais difícil, com os jogadores, torcedores, a força do Corinthians. – disse Mano Menezes

Prioridades e objetivos traçados desde a sua chegada

— Quando chegamos, e é importante ressaltar isso, nunca estivemos entre os últimos quatro colocados, que seria o pior dos resultados. Mas a reta final foi muito dura. Tivemos que construir algo de onde tirar nesse período, com bastante trabalho, os jogadores se dedicaram muito, e em determinado momento o futebol não seria tão brilhante, mas com força, superação, parte mental. O Corinthians é muito forte como clube, o torcedor empurra muito e queríamos entregar mais, esse é nosso objetivo.

A temporada 2023 do Corinthians

— Eu não gosto de ficar olhando para trás, ainda mais quando não participo integralmente do trabalho. Como participei de apenas dois meses, seria deselegante eu fazer uma avaliação. Mas quando as coisas acontecem, você começa a elencar algumas faltas que aconteceram. A gente encerra o trabalho sem o Corinthians vencer dois jogos seguidos no Campeonato. Quando as equipes atravessam momentos difíceis, todo mundo recebe avaliações negativas. Você acha que nada serve, e não é assim. Temos que ter calma nas avaliações e conhecimento, para tomar as decisões certas e avançar a partir de um diagnóstico interno.

Insatisfação com o que foi apresentado durante o ano

— Ninguém no Corinthians ficou satisfeito com essa temporada no final. Mas todos sabemos como o futebol é. Se elencar jogadores do grupo, todos tinham expectativa bastante boa e grande. O futebol tem a realidade dura. Às vezes as coisas se encaixam, ou não. Modificações de rota trazem mais inconstância. Quando você vê, está por um objetivo mínimo de permanecer. Embora insatisfeito e querendo mais, preciso fazer o melhor agora e fizemos.

O que o Corinthians pode buscar no mercado para 2024

— Ficar apontando setores é alimentar especulação, não é assim que se trabalha nessa hora. Vamos trabalhar um assunto bem complexo, que é saber quem fica, quem sai primeiro, e isso tem relação com quem chega, não é simples. Sei que vocês vão ter momentos de euforia, de informações, mas não podemos alimentar isso, você aponta nomes mais conhecidos e depois isso não se concretiza, já um nome que não é tão badalado vira frustração. Temos que ter ideias do que vamos fazer e em cima delas, vamos trabalhar 24 horas por dia.

Reunião com Augusto Melo nos próximos dias

— Pretendo estar junto com as pessoas do Corinthians nos próximos dias, analisando e trabalhando juntos. Prefiro ficar sem férias nos próximos dias do que ter incômodos na retomada depois. A partir de amanhã vamos trabalhar coisas objetivas, é hora de acelerar o processo. Temos que recuperar o tempo perdido

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo