Luxemburgo imita Felipão, e Corinthians dobra a aposta na retranca para vencer

Vanderlei Luxemburgo emulou Felipão na noite deste sábado (8) e venceu o 30º duelo entre os técnicos da velha guarda do futebol brasileiro. O Corinthians teve gol de Róger Guedes e se segurou na retranca para vencer o Atlético-MG por 1 a 0, pela 14ª rodada do Brasileirão.
Corinthians de três zagueiros usa contra-ataque e se segura
Com três zagueiros e dois laterais, o Corinthians lembrou o esquema tático do Felipão dos velhos tempos; e o Galo mais técnico e de posse de bola parecia os times mais vencedores de Luxa. O Atlético-MG teve mais a bola e chances mais numerosas desde o primeiro tempo, mas erro de saída de bola que decidiu o jogo.
Róger Guedes foi o mais participativo e levou o ataque corintiano nas costas. Ele teve a primeira chance de frente para o goleiro Everson, mas parou em boa defesa. Depois, um passe para Yuri Alberto acabou desperdiçado, a tabela com Ruan Oliveira não deu tão certo, mas o gol finalmente saiu aos 39 minutos.
O lance começou com um erro de Mariano, aí Yuri Alberto recuperou e acionou Guedes, que ainda teve o capricho de tirar a marcação com um drible curto antes de bater no cantinho. Foi apenas a segunda vez neste Brasileirão em que o Corinthians foi ao intervalo na frente no placar (a única até então tinha sido na vitória sobre o Santos).
O segundo tempo foi todo do Galo, que empurrou o Corinthians para trás, teve a bola por dois terços do tempo e rondou a área. Luxemburgo recuou todo mundo, povoou a intermediária e obrigou o adversário a forçar cruzamentos. Foram alguns sustos, como o chute de Battaglia que Cássio defendeu e a chance de Paulinho que Murillo bloqueou.
Mesmo o tão esperado retorno de Renato Augusto, que estava lesionado há cinco jogos, não tirou o Corinthians da retranca. Só que faltou criatividade ao Atlético-MG, e o segundo tempo inteiro não foi suficiente para furar a retranca. Ao contrário daquele jogo de Copa do Brasil no mesmo Mineirão, desta vez o sistema defensivo de Luxa se deu bem.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Luxemburgo sai aliviado e ganha sobrevida
A expressão de alívio de Luxemburgo no final de jogo não nega: o resultado era fundamental para o Corinthians e a continuidade do treinador. É a quinta vitória do técnico em 18 jogos no cargo, e o próximo compromisso é na terça-feira (11) contra o Universitario (PER), pela Sul-Americana, provavelmente com time reserva na Neo Química Arena.
O Corinthians vence fora de casa pela segunda vez neste Brasileirão, ganha respiro e se distancia da zona de rebaixamento. Agora tem 15 pontos na 14ª posição e vai fechar a quarta rodada em que consegue ter mais pontos do que jogos (as outras foram na primeira, na segunda e na 11ª rodada).
Na entrevista que deu depois do jogo, Luxa defendeu que “usar três zagueiros não é novidade” e que a tática seria elogiada como maravilhosa se fosse ideia de um técnico estrangeiro. “Como é o Luxemburgo, não. É assim nossa cultura”, reclamou.
Felipão segue sem vencer no Atlético-MG
O Atlético-MG poderia dormir na beira do G-4, mas desperdiça a chance e continua na metade da classificação. Agora são seis jogos sem vencer, cinco deles com Luiz Felipe Scolari e três em casa (contra Red Bull Bragantino, América-MG e Corinthians). O Galo é o 11º colocado do Brasileirão, com 20 pontos.
Estatísticas de Atlético-MG 0 x 1 Corinthians – Brasileirão 2023
- Posse de bola: Atlético-MG 60% x 40% Corinthians
- Chutes: Atlético-MG 27 x 8 Corinthians
- Chutes a gol: Atlético-MG 6 x 2 Corinthians
- Gol: Corinthians – Róger Guedes (39′)