O ataque do Internacional está desfalcadíssimo e Lucca terá missão importante em chance rara
Garoto da base do Internacional, Lucca deverá ter rara chance devido às ausências por diversos motivos no ataque colorado
Formado nas categorias de base do Internacional, Lucca poderá ter oportunidade rara no jogo contra o São Paulo, na próxima quarta-feira (13), às 21h30min, no Beira-Rio. Devido aos desfalques, o atacante de 20 anos tem grande chance de iniciar entre os titulares na partida válida pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Referência no ataque colorado, Enner Valencia está servindo à Seleção Equatoriana, com a qual enfrenta o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no dia 12, véspera da partida do Inter com o Tricolor Paulista. Pela dificuldade logística e pelo desgaste, não deverá estar à disposição do técnico Eduardo Coudet. O mesmo vale para Pedro Henrique, que se recupera de fratura no braço, e Luiz Adriano, que cumprirá suspensão após ser expulso no empate sem gols com o Goiás.
Caso a tendência se confirme, Lucca será titular pela primeira vez sob o comando de Coudet. Até aqui, a única oportunidade em que o jovem atacante iniciou uma partida pelo profissional do Inter foi no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o América-MG. Isso mesmo com os pedidos da torcida por mais chances, embasados no desempenho do jogador no sub-20 e em algumas entradas em jogos do profissional, especialmente na primeira fase da Libertadores.
Destaque no sub-20
Lucca chegou ao Internacional em 2020, vindo do Ceará. No ano seguinte, com 18 anos, foi um dos destaques do time sub-20 que conquistou o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Gaúcho da categoria. Foram 10 gols em 28 jogos naquela temporada.
Mesmo que os títulos, à exceção do estadual, não tenham se repetido em 2022, os números de Lucca foram ainda melhores. Em 39 partidas, o atacante somou 23 gols.
O desempenho justificou a ascensão ao time profissional em 2023. A estreia aconteceu justamente no primeiro jogo da temporada, no empate em 2 a 2 com o Juventude, no dia 21 de janeiro, pelo Gauchão. Ao longo do estadual, Lucca entrou em mais seis partidas, marcando o primeiro gol na vitória por 2 a 0 sobre o São José, no dia 16 de fevereiro.
Participações decisivas na Libertadores
O jovem atacante teve alguns momentos de destaque justamente nas partidas da competição mais importante: a Libertadores. Ganhando dividida próximo à bandeirinha de escanteio, iniciou a jogada do gol de Alan Patrick no empate em 1 a 1 com o Independiente Medellín, na estreia, na Colômbia; e deu assistência para Alemão na vitória por 1 a 0 sobre o Metropolitanos, no Beira-Rio. Ambas participações aconteceram em momentos derradeiros dos jogos, em situações adversas para o colorado.
Mesmo assim, as oportunidades não aumentaram consideravelmente. Até aqui, Lucca soma apenas 355 minutos em campo pelo profissional do Inter. Com um gol e duas assistências, tem média de uma participação em gol a cada 118 minutos.
Golaço no Gre-Nal sub-20
Os pedidos por mais chances aumentaram depois que o jogador desceu para o sub-20 e marcou um golaço em clássico Gre-Nal pela primeira fase da Copa do Brasil da categoria. Mesmo que o Inter tenha sido eliminado nos pênaltis, o voleio da meia-lua da grande área, que empatou o jogo nos acréscimos do segundo tempo, rendeu elogio até de Rafael Sobis, ídolo colorado.
Acabamos de ver o GOL mais bonito do novo estádio Beira Rio. O que o Lucca fez foi absurdo! Que GOLAÇO!!!
— Rafael Sobis (@rafaelsobis) August 16, 2023
Entrada contra o Goiás
Claro que, com Enner Valencia, seria impensável cogitar titularidade. Mas, diante da inconsistência de Pedro Henrique e Luiz Adriano, muitos colorados gostariam de ver Lucca como primeira opção ofensiva vinda do banco de reservas. Foi o que aconteceu na última rodada, contra o Goiás, em que o jovem atacante entrou antes do que os dois companheiros.
— Lucca ganhou essa possibilidade. Mas sempre falo, cada jogador ganha oportunidade nos treinamentos, onde muitas vezes o torcedor e a imprensa não podem perceber porque joga esse e não aquele — comentou Coudet ao ser questionado sobre o atleta após a partida em Goiânia.
Com a circunstancial escassez de peças ofensivas contra o São Paulo, o treinador argentino não tem muito para onde correr. Cabe a Lucca, diante dos olhos de colorados que tanto o pedem, comprovar seu potencial para receber cada vez mais oportunidades.