Brasileirão Série A

Título, Libertadores e rebaixamento: o que cada time precisa fazer na última rodada do Brasileirão

Ao todo, oito equipes chegam à última rodada do Brasileirão com suas batalhas; Palmeiras, Cruzeiro e Bragantino começam a rodada em desvantagem em relação aos concorrentes

No domingo, 8 de dezembro, a partir das 16h (de Brasília), 20 times entrarão em campo ao mesmo tempo para definir, de uma vez por todas, qual será a história contada sobre o Campeonato Brasileiro de 2024.

Entre título, vagas (algumas históricas) e corrida contra o rebaixamento, ao menos nove dos 20 times brigam por alguma coisa. Na ponta, Botafogo e Palmeiras chegam à rodada 38 em condições de título, com uma larga vantagem para os cariocas.

No pelotão do meio, Bahia e Cruzeiro brigam pela derradeira vaga para a Libertadores. O tricolor baiano chega à última rodada em vantagem, mas a fase não é das melhores, o que deixa o torcedor apreensivo. O mesmo serve para os cruzeirenses que, além de não estarem em uma boa fase, ainda precisam torcer por um tropeço do Bahia.

Na zona da degola, a briga está entre quatro equipes que tentam, a todo custo, se afastar das duas indesejadas vagas na Série B do ano que vem, se juntando a Cuiabá, Criciúma e Atlético-GO.

Por mais que esteja na zona de rebaixamento, o Bragantino só depende dele mesmo. Atlético-MG, Fluminense e Athletico ainda correm perigo dependendo dos resultados. Flu e Furacão, no entanto, além de brigar contra o Z4, podem, no fim da rodada, abocanhar uma das últimas vagas para a Sul-Americana.

Qual a briga de cada um dos times e o que cada um deles precisa fazer para garantir o último objetivo de 2024? A Trivela te conta.

Botafogo e Palmeiras brigam pelo título

Diferente do que foi o ano passado, quando deixou a briga pelo título nas rodadas derradeiras, desta vez o Botafogo chegou em vantagem para o último jogo do Brasileirão. Mesmo passando por um momento de instabilidade, os cariocas recuperaram a vantagem (ainda que pouca) sobre o Palmeiras e chegam à rodada 38 precisando apenas de um empate contra o São Paulo para garantir o troféu que não conquista desde 1995.

Já o Palmeiras chega à última rodada em uma situação um pouco diferente dos anos anteriores. Apesar de ainda estar na briga e com possibilidades de título, em 2024 os paulistas viraram o caçador e não mais a caça.

Se quiser garantir o troféu pela terceira vez seguida, vai ter que vencer o seu jogo contra o Fluminense (calma que ainda vamos chegar na situação dos cariocas) e, ainda por cima, torcer para uma derrota do Botafogo. Ou seja, para ser campeão, o Palmeiras vai ter que torcer para o São Paulo.

Para o Botafogo ser campeão

  • Vitória: campeão;
  • Empate: campeão;
  • Derrota: campeão em caso de derrota ou empate do Palmeiras; em caso de vitória do Palmeiras, perde o título.

Para o Palmeiras ser campeão

  • Vitória: campeão, em caso de derrota do Botafogo;
  • Empate: perde o título;
  • Derrota: perde o título.

A última vaga da Libertadores

Na Libertadores, duas equipes ainda disputam a última e derradeira vaga. Bahia e Cruzeiro, apesar de fazerem um segundo turno bem abaixo, chegam à última rodada com chances reais de disputar o principal torneio de clubes do continente.

Os baianos, porém, têm a vantagem. Oitavo colocado com 50 pontos, o Tricolor de Salvador garante a vaga com uma vitória simples contra o já rebaixado Atlético-GO, na Arena Fonte Nova. Na verdade, a depender do resultado do seu rival direto, o Bahia sequer precisa vencer. O cenário para o time de Rogério Ceni é tão favorável que até mesmo uma derrota leva a equipe à Libertadores.

Situação bem diferente do Cruzeiro. Com 49 pontos (um a menos que o Bahia) e na nova colocação, os mineiros precisam vencer o Juventude em Caxias do Sul e torcer por um tropeço do Bahia. Mesma situação em caso de empate, com o Cruzeiro indo a 50 pontos, mas ultrapassando os baianos no saldo de gol. De uma forma ou de outra, tem que torcer para o Bahia sair derrotado.

Para o Bahia ir à Libertadores

  • Vitória: classifica para a Libertadores;
  • Empate: classifica para a Libertadores caso empate ou derrota do Cruzeiro;
  • Derrota: classifica para a Libertadores caso derrota em empate do Cruzeiro; caso Cruzeiro vença, Bahia perde a vaga.

Para o Cruzeiro ir à Libertadores

  • Vitória: classifica para a Libertadores em caso de derrota do Bahia;
  • Empate: classifica para a Libertadores em caso de derrota do Bahia;
  • Derrota: perde a vaga.

A indigesta ‘vaga' no G4

Esta, sem dúvidas, é a disputa mais acirrada da última rodada. O tão temido Z4 ainda ronda quatro equipes: Bragantino, Athletico, Fluminense e Atlético-MG. Do Braga, 17º colocado e primeiro time na zona da degola, ao Galo, 14º, todos ainda têm chances de cair.

Alguns, é claro, mais que outros. Ao Massa Bruta, por exemplo, apenas a vitória interessa. Qualquer outro resultado além de uma vitória contra o Criciúma – que foi matematicamente rebaixado nesta quinta com a vitória do Fluminense -, o time de Bragança será rebaixado.

A situação mais “tranquila” é a do Atlético-MG. Apesar de as chances matemáticas ainda existirem, a combinação de resultados que pode rebaixar o Galo é improvável, mas não impossível. Dois dos três concorrentes precisam vencer, menos o Fluminense, que ultrapassa o Galo com um empate.

A “parte boa” para o torcedor atleticano é que o Fluminense faz um dos jogos mais complicados da rodada. Vai ao Allianz Parque enfrentar o Palmeiras, que ainda luta para ser campeão.

Já o Athletico, 16º na tabela, basta vencer o Galo que espanta qualquer possibilidade de rebaixamento no ano do centenário. Em caso de empate ou derrota, pode cair a depender da combinação de resultados dos jogos de Bragantino e Fluminense.

Para o Atlético-MG fugir do rebaixamento

  • Vitória: fica na Série A;
  • Empate: fica na Série A;
  • Derrota: rebaixamento, caso Bragantino vença e Fluminense empate.

Para o Athletico-PR fugir do rebaixamento

  • Vitória: fica na Série A;
  • Empate: rebaixamento, caso Bragantino e Fluminense vençam ou empatem seus jogos; fica na Série A caso o Bragantino não some pontos na rodada;
  • Derrota: rebaixamento, caso Bragantino vença seu jogo.

Para o Fluminense fugir do rebaixamento

  • Vitória: fica na Série A;
  • Empate: fica na Série A;
  • Derrota: rebaixamento, caso Bragantino vença e o Athletico some pontos.

Para o Bragantino fugir do rebaixamento

  • Vitória: fica na Série A;
  • Empate: rebaixamento;
  • Derrota: rebaixamento.
Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo