Herói, Kauã Elias entra em top 10 de estatística brilhante de jovens de Xerém
Com dois gols nos últimos dois jogos, centroavante de 18 anos ultrapassa outros Moleques de Xerém e entra em top 10 com craques
O Fluminense teve um herói repetido na vitória sobre o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Kauã Elias, de apenas 18 anos, marcou seu segundo gol em dois jogos, e alcançou o top 5 entre os mais jovens a balançar as redes pelo clube mais de uma vez.
A companhia do centroavante tem de atuais companheiros às maiores revelações de Xerém. Antes mesmo que o jovem chegasse ao clube, com 11 anos, alguns deles já haviam brilhado pelo Tricolor entre os profissionais.
X E R É M pic.twitter.com/o56yboEKvE
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 22, 2024
O mais jovem a marcar pelo Fluminense no século XXI é Wellington Silva, já vendido ao Arsenal, e por isso não aparece entre os jogadores que precisaram de menos tempo e idade para chegar ao segundo gol.
Ele tinha apenas 17 anos e 52 dias quando balançou as redes pelo Flu, em 2010. Mas só anotou o segundo em sua segunda passagem, já em 2016.
Fluminense 3 (4) x (2) 3 Flamengo
🗓 05 de Março de 2017
🏟 Engenhão
🏆 Carioca
⚽️ W. Silva, H. Dourado e Lucas1️⃣1️⃣ Júlio César, Lucas, Renato Chaves, Henrique, Léo, Pierre, Orejuela, Sornoza (Marquinho), Richarlison, Wellington Silva (Calazans) e Dourado (Marcos Jr)
🗣 Abel pic.twitter.com/hNGFGqfSmI
— Enciclopédia Tricolor (@Flupedia) March 5, 2023
Kauã Elias pede passagem no Fluminense com Mano Menezes
O jejum de gols de Germán Cano e a fase conturbada de John Kennedy, que deve deixar o clube na janela de transferências, abrem espaço no ataque do Fluminense. E Kauã Elias pede passagem. O jovem de 18 anos marcou seu segundo gol ao completar 18 jogos pelo Tricolor.
Passe de Jhon Arias, corta-luz ABSURDO do Maestro e gol do #MlkDeXerém @kauaaelias!
VITÓRIA! 🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/Oz9YrVJGKv
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 22, 2024
A estreia de Kauã foi na Libertadores, em 2023, quando o Flu utilizou reservas para enfrentar o The Strongest na altitude de La Paz, na Bolívia. Ele não marcou, mas se tornou um dos jogadores mais jovens da história ao entrar em campo pelo clube.
VEEEEEEENCEEEEEEEEE O FLUMINENSEEEEEEEEEE! COM GOL DO #MLKDEXERÉM KAUÃ ELIAS, O #TIMEDEGUERREIROS VENCE O CUIABÁ POR 1 A 0 NA ARENA PANTANAL! 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/duiHHBIxOM
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 22, 2024
Com Mano Menezes, Kauã passou a ser utilizado com mais frequência. E aproveita as chances que teve. Sob o comando do novo treinador, o jovem entrou nos últimos três jogos e marcou dois gols.
— Na entrevista de apresentação, disse que não ia ser a idade que seria determinante. Para os jovens, não tem idade. A questão é produção, é rendimento. A gente respeita muito o campo e o campo mostra que eles merecem essa oportunidade — afirmara Mano após empate com o Criciúma.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
As joias que precisaram de pouco tempo para marcar pelo Flu
Entre os mais jovens a marcar pelo Fluminense, poucos anotaram o segundo gol também em poucos jogos. O que todos têm em comum, claro, é o bom início no clube.
O mais jovem a chegar ao segundo gol pelo Flu hoje joga em um rival: o meia Gerson, que era considerado por muitos a maior revelação de Xerém. Ele chegou aos profissionais em 2015 e anotou seu segundo gol em apenas quatro jogos pelo time principal, ainda no Campeonato Carioca, com 18 anos.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2023%2F11%2FICONSPORT_SJA_231104_062.jpg)
Mas quem fez mais gols em menos jogos foi outra joia de Xerém que acabou campeão da Libertadores em 2023: o centroavante Alan. Ele precisou apenas de duas partidas para balançar as redes pela segunda vez. John Kennedy, o herói do título, completa o top 3, com cinco jogos.
Na quarta colocação, uma surpresa, não pela carreira, mas pela posição. Defensor, o lateral-esquerdo Marcelo precisou de apenas seis jogos como profissional para chegar ao segundo gol pelo Fluminense. Ele já estava negociado com o Real Madrid quando marcou sobre o Vila Nova, pela Copa do Brasil de 2006.
Petkovic, Thiago Silva, Lenny, Arouca e Marcelo, durante treinamento do Fluminense em 2006.
📸 Gazeta Press.
Nostálgico! pic.twitter.com/rBPDxXxQjD
— Futebol Nostálgico! (@futnostalgico) February 20, 2023
Da mesma geração, o atacante Lenny chegou a ser o jogador mais jovem a balançar as redes pelo Fluminense, em 2005. Mas acabou ultrapassado por outro nome da lista que também precisou de sete jogos para fazer dois gols: João Pedro, hoje no Brighton, da Inglaterra.
Quantos jogos as joias precisaram para chegar a dois gols pelo Fluminense
- Alan — 2 jogos;
- Gerson — 4 jogos;
- John Kennedy — 5 jogos;
- Marcelo — 6 jogos;
- Lenny e João Pedro — 7 jogos;
- Kayky — 8 jogos;
- Tartá e Robert — 9 jogos;
- Marcos Paulo — 13 jogos;
- Kauã Elias — 18 jogos;
- Kenedy — 19 jogos.