Brasileirão Série A

Júnior Santos decide, Botafogo quebra tabu contra o Corinthians e assume liderança

Artilheiro do Botafogo na temporada, camisa 11 marca após assistência primorosa de Cuiabano

No duelo de alvinegros, melhor para o Botafogo. Neste sábado (1), a equipe carioca bateu o Corinthians por 1 a 0, em plena Neo Química Arena, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Júnior Santos, artilheiro do time na temporada, marcou seu 17º gol em 2024 e comandou o triunfo que colocou o Botafogo na liderança da competição.

Esta foi a primeira vez que o Botafogo venceu o Corinthians na Neo Química Arena. Desde que o estádio foi inaugurado, em 2014, os times haviam se enfrentado oito vezes, com seis vitórias do Timão e dois empates.

O Corinthians, que entrou na zona de rebaixamento com a derrota, volta a campo no dia 11 de junho (terça-feira), quando visita o Atlético-GO, no Antonio Accioly. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 20h (horário de Brasília), o Botafogo enfrenta o Fluminense, no Nilton Santos. Ambos os jogos são válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Quase nada aconteceu no 1º tempo, e o 0 a 0 foi justo

Os primeiros minutos na Neo Química Arena foram de estudo e cautela de ambos os lados. Os times alternavam a posse e buscavam explorar as extremidades do campo. Movimentação intensa, disputas físicas e equilíbrio marcaram o começo de jogo.

Tanto Corinthians, quanto Botafogo, abusavam das ligações diretas e passes errados, e isso facilitava o trabalho das defesas. Com 20 minutos no relógio, nenhuma das duas equipes havia finalizado. Carlos Miguel e John assistiam de camarote a um jogo morno, moroso e chato.

A primeira boa chance da partida veio só aos 21′. E foi do Botafogo. Se aproveitando da marcação frouxa corintiana, Luiz Henrique descolou bom cruzamento do lado esquerdo e encontrou Marlon Freitas na área. O volante apareceu sozinho nas costas da zaga, mas não pegou em cheio no desvio de cabeça e jogou para fora.

Melhor em campo no 1º tempo, Luiz Henrique emplacou nova jogada individual e fez fumaça no lado esquerdo. O camisa 7 do Botafogo ganhou de Hugo no mano a mano, colocou na frente e cruzou rasante. Danilo Barbosa não conseguiu o desvio e Coronado afastou o perigo.

Após início equilibrado, o Botafogo aos poucos foi mostrando suas credenciais. Com mais posse de bola, a equipe carioca tentava envolver o Corinthians que, por sua vez, jogava no erro do adversário. Em descida rápida pelo lado esquerdo, Raniele chutou em cima de Lucas Halter. Foi a primeira finalização do Timão no jogo.

No geral, foi um 1º tempo sem grandes emoções, em que a tática se sobressaiu sobre a técnica. O 0 a 0 parcial ilustrou bem tal configuração.

Na hora certa e lugar certo, Júnior Santos vence Carlos Miguel

Veio o 2º tempo, e a disposição das equipes em campo seguiu a mesma: Botafogo propositivo e controlando as ações, enquanto o Corinthians buscava acelerar nas transições e surpreender os donos da casa.

Aos 13 minutos, Júnior Santos foi letal e abriu o placar na Neo Química Arena. Savarino acionou Cuiabano no lado esquerdo do ataque, e o lateral deu tapa de primeira na direção da área corintiana. Sempre veloz, o camisa 11 antecipou a marcação e não perdoou. Tocou na saída de Carlos Miguel e fez a festa da torcida alvinegra no setor visitante.

Atrás no placar, o Corinthians se viu obrigado a arriscar. António Oliveira promoveu mudanças e tornou a equipe mais ofensiva. O Timão adiantou as linhas, martelou e partiu para o tudo ou nada. Yuri Alberto acertou a trave e arrancou suspiros da arquibancada. Fausto Vera, por sua vez, parou em John.

O empate não veio, e a equipe de António Oliveira conheceu sua primeira derrota na Neo Química no Campeonato Brasileiro.

O Botafogo, por sua vez, teve espaço de sobra para contra-atacar. Júnior Santos, por exemplo, chegou a sair cara a cara com Carlos Miguel, mas desperdiçou excelente oportunidade. Por sorte, não fez falta. Com gol de seu artilheiro, o alvinegro carioca derrubou o Timão em Itaquera pela primeira vez na história.

Estatísticas de Corinthians 0 x 1 Botafogo – Campeonato Brasileiro 2024

  • Posse de bola: 54% x 46%
  • Faltas: 7 x 16
  • Finalizações: 16 x 9
  • Finalizações no gol: 7 x 2

Próximos jogos do Corinthians

  • Atlético-GO x Corinthians – Campeonato Brasileiro – 11/06
  • Corinthians x São Paulo – Campeonato Brasileiro – 16/06
  • Internacional x Corinthians – Campeonato Brasileiro – 19/06

Próximos jogos do Botafogo

  • Botafogo x Fluminense – Campeonato Brasileiro – 11/06
  • Grêmio x Botafogo – Campeonato Brasileiro – 16/06
  • Botafogo x Athletico-PR – Campeonato Brasileiro – 19/06
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo