Interesse de Flamengo em Léo Ortiz é real, mas ainda é apenas um sonho
Diretoria aguarda desfecho da temporada para avançar e já está ciente de que Léo Ortiz tem interesse em vestir a camisa do Flamengo
O jogo entre Flamengo e Red Bull Bragantino não atraiu atenção apenas pelo que foi feito dentro de campo, um excelente duelo, diga-se de passagem. Depois do apito final, o zagueiro Léo Ortiz, que pertence à equipe de Bragança Paulista, abriu o jogo sobre um possível interesse do Rubro-Negro na sua contratação. De acordo com o defensor, seu empresário lhe informou recentemente sobre a possibilidade de negociação.
— Sobre o interesse (do Flamengo), soube pela internet também. Lógico, o meu empresário me passou algumas coisas. Fiquei nesse momento de Data FIFA, quando estava parado, de folga. Mas agora que voltou os jogos, estou focado na reta final do Brasileirão, que é o mais importante. Vou honrar o meu clube, que sempre me abriu as portas, até o final, e depois vamos avaliar tudo e ver o que vai acontecer — disse, na zona mista.
Interesse é real, mas negociação sequer começou
A Trivela apurou e recebeu a confirmação de que Léo Ortiz é dos nomes na lista do Flamengo para a próxima temporada. O zagueiro vem de boas temporadas no Red Bull Bragantino, tendo se tornado um pilar na defesa do Massa Bruta. Suas atuações, inclusive, renderam convocações para a Seleção Brasileira, quando a Amarelinha ainda era comandada por Tite, hoje no Rubro-Negro.
Apesar de ambas as partes estarem cientes do interesse e dos próximos passos, o Flamengo pode enfrentar duas grandes pedras no sapato em uma possível negociação. A primeira é o constante assédio da Europa. O Mônaco, por exemplo, já procurou Léo Ortiz em outras ocasiões e, com o retorno da melhor performance do defensor, deve se manter no encalço. A SAF da Red Bull é outro fator que prioriza o Velho Continente, em detrimento do futebol brasileiro.
Outra questão a ser citada é o aspecto físico do zagueiro. Léo Ortiz vem de lesão grave no joelho, uma ruptura parcial do ligamento cruzado anterior, que o afastou dos gramados por cerca de dez meses. Ainda que esteja 100%, é algo a ser observado pelo Flamengo, especialmente pelo alto número de problemas físicos registrados pelo clube em 2023.
Flamengo se prepara pensando em possíveis saídas na defesa
O motivo do interesse do Flamengo, além de reforçar seu elenco, claro, é pensando em possíveis saídas nesta janela de transferências. Internamente, o Rubro-Negro vê o setor defensivo como o que mais tem chances de perder atletas. Rodrigo Caio e Filipe Luís, por exemplo, não devem ter o contrato renovado pelo clube, enquanto a diretoria procura uma solução amigável para a saída de David Luiz.
A grande questão, no entanto, é com a possibilidade de saída dos dois titulares. Fabrício Bruno tem contrato até 2025, mas vê na idade — 28 anos — uma janela que estaria se fechando para a Europa. Ele chegou a receber sondagens de clubes do Velho Continente, porém nenhuma proposta interessante chegou. Léo Pereira, por sua vez, teve oferta muito interessante do mundo árabe e, se receber uma nova, será difícil de segurar.
Planejamento segue o mesmo
Apesar de todo o burburinho, o planejamento do Flamengo para a janela de transferências segue a mesma. Consulta daqui, sonda de lá, mas nada muito concreto. O Rubro-Negro só deve avançar mesmo quando o Campeonato Brasileiro terminar, ainda mais agora que a equipe de Tite conseguiu encostar de vez nos líderes. A diferença para a ponta, que já foi de 14 pontos, é de apenas dois.
Finalizada a liga nacional, o Flamengo promete grandes investimentos. A reformulação do elenco acontecerá e, por se tratar de ano de eleição, Landim, Braz e companhia preparam aporte financeiro acima da média. O primeiro alvo, esse já definido, é o meia Nicolás De La Cruz, do River Plate, que também tem o desejo de se transferir para o Ninho do Urubu.