Brasileirão Série A

Internacional sofre pressão para demitir Mano Menezes e contratar Coudet

Colorado perdeu apenas um dos últimos 11 jogos, mas torcida está insatisfeita

O Internacional perdeu apenas o último dos mais recentes 11 jogos. Apesar disso, o desempenho tem preocupado e sido alvo de críticas por parte dos torcedores. Nas redes sociais, existem pedidos de demissão para o técnico Mano Menezes e de contratação de Eduardo Coudet como substituto.

Por que Mano Menezes está pressionado?

O principal ponto de crítica em relação ao trabalho do treinador diz respeito ao desempenho da equipe em 2023. O entendimento de muitos torcedores é que com as atuações apresentadas na atual temporada, o time dificilmente poderá ser campeão da Copa Libertadores ou do Campeonato Brasileiro.

Relacionado às atuações, está o segundo ponto de descontentamento de parte da torcida com o técnico. Mano Menezes tem um estilo de jogo mais defensivo. Muitos torcedores entendem que a equipe tem perfil e qualidade suficiente para ser mais ofensiva, inclusive, melhorando os números em partidas fora de casa.

O terceiro ponto é ter o mês de julho apenas com jogos pelo Brasileirão, com calendário menos acumulado de partidas e mais tempo para treinar, o que daria um período considerável para um possível novo treinador trabalhar a equipe visando principalmente os confrontos com o River Plate pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Mano e Coudet agradam presidente do Internacional

Mano Menezes participou de forma efetiva de todas as principais decisões realizadas pelo presidente Alessandro Barcellos durante a atual temporada. A relação é de confiança extrema entre o treinador e o presidente do clube.

O técnico colorado foi fiador das contratações feitas e não feitas, da troca na preparação física e permaneceu até mesmo quando dois dirigentes foram demitidos. Mano permaneceu no cargo mesmo no pior momento vivido pelo time em 2023.

Coudet também mantém boa relação com Alessandro Barcellos. Durante a campanha para se tornar mandatário do clube, o atual presidente chegou a trocar a sua foto no WhatsApp por uma ao lado do treinador argentino. Os dois trabalharam juntos em 2020, quando Barcellos ocupava o cargo de vice-presidente de futebol.

Depois de deixar o Inter, Coudet trabalhou duas temporadas no Celta de Vigo, da Espanha, e esteve no Atlético-MG nos últimos meses. Por estar empregado, não foi alvo de Barcellos nas vezes em que o presidente colorado fez trocas no comando técnico.

Eduardo Coudet esteve no Atlético-MG nos primeiros meses de 2023 (Foto: Iconsport)

Comparativo de campanhas

Os dois treinadores ficaram tempos distintos no Internacional. Eduardo Coudet foi contratado no final de 2019 para assumir o time a partir do início de 2020. Permaneceu até a primeira semana de novembro do mesmo ano após ter recebido oferta do futebol espanhol, totalizando dez meses.

O técnico Mano Menezes chegou ao Internacional em abril de 2022. Há mais de um ano no cargo, o treinador já viveu altos e baixos no Beira-Rio. Embora tenha o pedido de demissão por parte dos torcedores após a derrota para o Fluminense, ele não vive seu pior momento.

Mano Menezes no Internacional

Mano Menezes terminou em alta com a torcida a temporada 2022. Mesmo com a eliminação na Copa Sul-Americana para o Melgar, do Peru, a boa campanha no Campeonato Brasileiro 2022 somada ao bom desempenho do time em campo fez com que os torcedores apoiassem o trabalho do treinador.

Com a confiança elevada, mas com a expectativa no mesmo nível, o Inter era favorito no Gauchão, mas perdeu a competição para o Caxias e também o único clássico Grenal disputado no torneio. Além disso, o desempenho desagradou mesmo contra equipes consideravelmente inferiores.

A derrota no clássico Grenal do Brasileirão, a queda na Copa do Brasil para o América-MG, as dificuldades para avançar de fase na Copa Libertadores e a manutenção do desempenho ruim fizeram com que a pressão dos torcedores crescesse em relação ao trabalho de Mano Menezes.

Eduardo Coudet no Internacional

O curto período de dez meses como treinador do Inter fez Eduardo Coudet deixar saudade em parte considerável da torcida que pede o seu retorno ao Beira-Rio.

Pesa a favor do treinador as campanhas nas competições que disputou na temporada 2020. Pesam contra a relação do treinador com a diretoria, com reclamações públicas em relação ao elenco e maneira como pediu para sair.

Eduardo Coudet perdeu o Gauchão 2020 na disputa com o Grêmio, sem chegar a final da competição estadual, mas liderava o Brasileirão e estava vivo na Copa do Brasil e na Copa Libertadores quando deixou o Inter.

Coudet saiu com o Colorado em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro, mas aproveitamento de terceiro colocado por causa de jogos a mais do que outros clubes.

O treinador passou em segundo lugar no grupo que também tinha o Grêmio na Copa Libertadores. Empatou um clássico e perdeu o outro. Estava nas oitavas de final para enfrentar o Boca Juniors, da Argentina.

Na Copa do Brasil, eliminou o Atlético-GO nas oitavas de final e estava classificado para enfrentar o América-MG nas quartas de final da competição.

Cenário atual

Publicamente e também nos bastidores, o Inter nega a possibilidade de realizar troca no comando técnico. Porém, a pressão dos torcedores mesmo com apenas uma derrota nos últimos 11 jogos faz barulho dentro do clube.

Mano Menezes tem seu trabalho avaliado constantemente e precisará de bons resultados na sequência para assegurar o seu cargo no Colorado.

Inter no Brasileirão 2023

  • 10ª colocação após 14 jogos disputados
  • 50% de aproveitamento até o momento
  • 21 pontos conquistados com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas

 

Foto de Bruno Soares

Bruno Soares

Bruno Soares nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2023. Antes de escrever para Trivela, passou por rádio Grenal, Ulbra TV e MS+ Sports
Botão Voltar ao topo