Joia do Flamengo que marcou na estreia tem multa de R$ 486 milhões e se inspira em Arrascaeta
Guilherme Gomes brilha logo no primeiro gol no profissional e prova como Filipe Luis utiliza bem os garotos que trabalhou na base
O torcedor mais fanático do Flamengo já conhecia o jovem Guilherme Gomes pelo desempenho no sub-20, como no título do Intercontinental, ainda com Filipe Luís, em outubro. Nesta quarta-feira (20), o meia de 18 anos deu as credenciais ao grande público ao estrear pelo profissional e marcar após cinco minutos em campo.
Substituindo Carlos Alcaraz, a cria da Gávea mostrou inteligência no posicionamento e oportunismo ao esperar Bruno Henrique fazer grande jogada na ponta direita e cruzar rasteiro para finalização do garoto aos 16 do segundo tempo.
O gol iniciou a virada por 2 a 1 na Arena Pantanal com o Cuiabá pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já considerado uma das grandes promessas da base rubro-negra, Guilherme tem multa rescisória absurda, segundo o portal Agência RTI. O valor seria de 80 milhões de euros (cerca de R$ 486 milhões) para quem quiser tirá-lo do Fla sem negociar com o clube.
O contrato, no entanto, é apenas até o fim de 2026 e a diretoria trabalha para renovar até o fim deste ano, ainda conforme o que publicou o portal.
À FlaTV em outubro de 2023, Gomes assumiu que se inspira no craque e ídolo Giorgian de Arrascaeta e relembrou de sua chegada ao clube, em 2021.
— Quando eu tinha treze anos, o olheiro do Azuriz, do Paraná, me viu jogando e me convidou para fazer um teste. Fiquei um mês treinando com eles e depois o Flamengo me chamou. Gosto muito do futebol do Arrascaeta, a qualidade técnica dele é absurda. Então, me inspiro muito nele, vejo muito os vídeos dele para tentar reproduzir em campo — afirmou o jovem.
O meia ficou no banco nas partidas contra Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro até a estreia de hoje.
Outro garoto também brilhou para o Flamengo
Não apenas Guilherme Gomes, mas também Matheus Gonçalves, outra cria da base, entrou para decidir o jogo. Nos acréscimos da etapa final, o garoto de 19 anos apareceu na área para concluir boa jogada de Michael.
As entradas dos garotos artilheiros e também do jovem Cleiton, de 21, foram as únicas de Filipe Luís na partida, reforçando como o treinador valoriza a base que treinou no passado e promete dar ainda mais oportunidade.
A vitória do Flamengo deixa o clube com 62 pontos e ainda com um breve sonho de lutar pelo título, pois está a seis do líder Botafogo.
Já o Cuiabá, que começou ganhando em bonito gol de Derik Lacerda com passe de Clayson, se aproxima cada vez mais do rebaixamento para Série B.
Walter salva Cuiabá no 1º tempo
Foram 45 minutos iniciais de muita pressão dos dois lados, pouco espaço para saída de bola e ao mesmo tempo muitas dificuldades para chances claras no último terço do campo.
O Cuiabá, armado para contra-atacar e sem conseguir segurar a bola nas raras vezes que a tinha, só chegou em lançamento para Derik Lacerca aos nove, quando limpou Léo Pereira na entrada da área e na hora de finalizar praticamente recuou para Rossi.
O Fla, com a posse quase o tempo todo, penou para encontrar espaços na área do adversário. Dois lances com Michael são um belo exemplo de como estava difícil. Quase idêntico, em ambos o atacante limpou pelo menos dois marcadores, mas não encontrou espaço para finalizar e acabou perdendo a bola.
Em uma terceira jogada, vinda de cruzamento de Pulgar (que fez grande jogo ofensivo), o Robozinho cabeceou para primeira defesa de Walter, que, na sua 200ª partida no clube, voltaria a trabalhar outras três vezes, todas em chutes de fora, sendo dois de Wesley.
Nas vezes que o goleiro do Dourado não defendeu, o ataque flamenguista pecou na efetividade, como quando Ayrton Lucas chutou na rede pelo lado de fora, Bruno Henrique mandou cruzado para fora ou com Wesley, de novo de longe, em chute colocado nos primeiros segundos.
Flamengo só acorda após o gol na etapa final
O Cuiabá voltou com outra atitude para os 45 finais e conseguiu abrir o placar logo aos 13. No entanto, a resposta flamenguista com Guilherme Gomes veio apenas três minutos depois, e o clube carioca pressionou até buscar a virada.
Antes do segundo gol, Walter ainda voltou a fazer uma grande defesa, em chute de muito longe de Evertton Araújo.
Já o Cuiabá não desanimou. Até conseguiu desempatar aos 23, quando Pitta, impedido, recebeu lindo lançamento de Empereur, deixou Léo Pereira no chão e marcou. O VAR ajudou para anular o tento e dar o ânimo para os cariocas virarem.