Brasileirão Série A

Pode chorar, espernear, mas Palmeiras é, de novo, favoritíssimo ao Brasileirão

Atual bicampeão nacional, o Palmeiras, com Abel, não entra em nenhum campeonato para ser coadjuvante

O Palmeiras, por mais um ano, é o time a ser batido no Campeonato Brasileiro. Não apenas por ser o atual bicampeão nacional, mas também por conta da perene qualidade tática do time de Abel Ferreira, insuportável para os rivais do Alviverde.

Neste ano, o Palmeiras perdeu a Supercopa para o São Paulo, torneio de um só jogo. Mas no Campeonato Paulista, que requer regularidade e bom desempenho constante, o time ficou com o troféu — o terceiro seguido, feito que quer repetir no Brasileirão.

Em quatro edições disputadas, Abel ganhou duas. Se for campeão neste ano, o português terá mais conquistas do que fracassos em participações no principal campeonato do País.

Como o Palmeiras foi no Brasileiro de 2023?

É esquisito falar disso de um time bicampeão, mas o Palmeiras não foi brilhante no Brasileiro de 2023. Em especial depois da lesão de Dudu, no fim de agosto, o time caiu de produção, fenômeno que lhe custou a eliminação da semifinal da Copa Libertadores.

Mas a diferença do Palmeiras para os demais times está no profundo conhecimento que o técnico tem de seus jogadores e que os atletas têm deles mesmos. Muito coeso, o time se reencontrou e, com a entrada de Endrick na equipe titular, conseguiu uma virada heroica para trucidar a vantagem do Botafogo de John Textor e ficar com o título.

O Palmeiras vai lutar pelo título

Enquanto mantiver Abel Ferreira e a espinha dorsal do elenco, praticamente a mesma desde 2020, o Palmeiras será não apenas candidato, mas um dos maiores favoritos à conquista.

Principais destaques do Palmeiras no Brasileirão 2024

  • Endrick: A maior revelação do clube desde o goleiro Marcos não vai terminar o Brasileiro no Palmeiras, dado que parte para defender o Real Madrid em julho. Mas nos cerca de dois e meses e meio em que ainda vai vestir verde, Endrick vai se entregar totalmente nas partidas que fará pela equipe.
  • Aníbal Moreno: É inexplicável, um atleta argentino, com a qualidade de Moreno, ter passado abaixo do radar dos clubes europeus. Ma passou, para sorte do Palmeiras, que enfim tem um substituto à altura para Danilo — que, por sua vez, está na Premier League. Aníbal parece ter jogado no Palmeiras desde a base, tamanha a rapidez com que se encontrou na equipe. Rápido, inteligente, excelente no desarme e oportunista no ataque — sem mencionar a visão de jogo para passes enfiados, Aníbal é desde já candidato à Bola de Prata na sua função.
  • Raphael Veiga: O camisa 23 oscilou no ano passado, sobrecarregado após a lesão de Dudu. Mas, neste ano, tem tudo para voltar a brilhar com um esquema de jogo mais equilibrado. Veiga é o dono do meio-campo do Palmeiras, jogador frio e decisivo. Dono das bolas paradas, será o termômetro do time por mais um ano. Se o Palmeiras for bem, é porque Veiga está indo bem.

Qual estilo de jogo do Palmeiras com Abel Ferreira

O Palmeiras tem alguns jeitos de jogar com Abel, calcado sempre em conseguir superioridade numérica de atletas ante o rival em cada setor.

Normalmente postado num 3-5-2 na fase ofensiva, o time cria com muita aproximação entre os jogadores e construções que permitam chegadas à área pelo chão e pelo alto. O time também sabe jogar num 4-3-3, alargando o campo e fazendo muitas ultrapassagens.

Quando em vantagem ou diante de um rival forte em casa, o Palmeiras passa a jogar em transição rápida, o famoso contra-ataque, com ligações rápidas do goleiro ou dos meias.

Abel usa muito os lados do campo e, não raramente, utiliza zagueiros como laterais, de modo a permitir subidas para apoio. Os laterais, por sua vez, muitas vezes são pontas. Os volantes viram meias. Já para defender, todo mundo tem de marcar e dar combate.

Onde assistir aos jogos do Palmeiras no Brasileirão?

Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 serão transmitidos pela Rede Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e Premiere no pay-per-view. Em caso de partidas nas quais o Athletico Paranaense for o mandante, a transmissão acontecerá na TNT ou CazéTV.

Você pode acompanhar onde assistir aos jogos do Palmeiras no Brasileirão neste artigo. 

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo