Após um grande Gauchão, Juventude vai ter que fazer milagre no Brasileirão
Vice-campeão estadual, o Juventude de Roger Machado não deve ter uma vida fácil no Brasileirão Série A 2024
Não dá para negar que o Juventude faz um tremendo início de temporada. Garantido na terceira fase da Copa do Brasil, o Papo voltou para a final do Campeonato Gaúcho após oito anos, eliminando o badalado Internacional na semifinal. Entretanto, o título estadual acabou ficando com o Grêmio, que venceu na volta por 3 a 1. Apesar disso, é preciso valorizar o trabalho de Roger Machado antes do começo do Campeonato Brasileiro.
Em 2024, o Juventude disputou 18 partidas, sendo seis vitórias, sete empates e cinco derrotas, além de 24 gols marcados e 14 sofridos. Tudo isso após um início de temporada com uma mudança repentina, já que Thiago Carpini, um dos principais responsáveis pelo acesso na última Série B, acabou indo para o São Paulo. Com Roger, o Ju parece estar se acertando, mas terá que fazer milagre para se manter na elite nacional.
Isso porque, com todo o respeito ao Gauchão, o sarrafo do Brasileirão é bem mais alto. Por isso, Roger Machado vai ter que se reinventar rodada após rodada para não passar apuros no campeonato. E tudo começa no próximo sábado (13), às 18h30, quando o Juventude enfrenta o Criciúma, no Heriberto Hülse. E com a bola prestes a rolar, confira esse guia da Trivela sobre tudo o que você precisa saber sobre o Papo.
Seguimos JUntos ??
Obrigado Papada pelo apoio incondicional em todos os momentos. Vamos continuar peleando, agora no @Brasileirao
? Fernando Alves/ECJuventude #Papada pic.twitter.com/DduV13KAvV
— E.C. Juventude (@ECJuventude) April 6, 2024
Como o Juventude foi no Brasileirão de 2023?
Eliminado precocemente na primeira fase do Gaúcho e da Copa do Brasil em 2023, o Juventude começou o Brasileirão Série B ainda sob muita instabilidade. Nas primeiras seis rodadas, foram apenas uma vitória e cinco derrotas, amargando a zona de rebaixamento para a terceira divisão. Nesse momento, o Ju resolveu apostar em Carpini, que foi vice do Campeonato Paulista com o Água Santa, perdendo o título para o Palmeiras.
E o técnico mudou o time da água para o vinho. Após o descenso no Brasileirão em 2022, era esperado que o Juventude brigasse pelo G-4. Com Thiago Carpini, o Papo aumentou e muito de rendimento, tanto que foi vice-campeão da Série B do Brasileirão 2023 com 65 pontos, sendo 18 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Ademais, a equipe balançou as redes 42 vezes e teve sua defesa vazada em apenas 31 oportunidades.
Juventude na Série B 2023 desde que Thiago Carpini assumiu:
?em pontos conquistados [62]?em vitórias [17]?melhor defesa [24 gols sofridos]
? Só QUATRO derrotas, METADE do time mais próximo (Atlético/GO, com 8)
Ansiosos pro começo do Carpinismo? pic.twitter.com/JTFccd1qdI
— SPFC Estatísticas ? (@spfcestatistica) January 12, 2024
O Papo vai brigar para não cair
Mesmo com nomes interessantes, que estão surpreendendo em 2024, o Juventude precisa colocar os pés no chão e reconhecer que vai brigar para não cair. Geralmente, os times recém-subidos da Série B acabam sendo os favoritos ao descenso no Brasileirão do ano seguinte, cuja exceção são os gigantes do futebol nacional. Com o Papo, isso não é diferente, já que os adversários da elite não dão vida fácil para ninguém.
A parte boa é que o Juventude tem um treinador que conhece bem a Série A. Roger Machado já treinou Grêmio, Atlético Mineiro, Palmeiras, Bahia e Fluminense. Todas as equipes já foram campeãs brasileiras. Mais do que isso, o Ju também tem atletas com experiência na competição, o que pode ser fundamental para os estreantes, sobretudo os mais jovens.
Sábado começamos a escrever mais um capítulo na elite do futebol brasileiro. Vamos JUntos, torcida Jaconera ?? https://t.co/4OpIvYgRj1
— E.C. Juventude (@ECJuventude) April 7, 2024
Principais destaques do Juventude
Jean Carlos
Jogador com mais participações em gols do Juventude em 2024 — com duas bolas na rede e seis assistências —, Jean Carlos é uma das referências técnicas de Roger Machado. O meia atua como um articulador no Papo, sendo a cabeça pensante para servir os atacantes com uma visão de jogo e passe apurados. Aos 32 anos, ele também tem uma boa batida na bola, principalmente em faltas e escanteios.
Lucas Barbosa
O ponta direita também tem feito a diferença no Juventude nesta temporada. Lucas Barbosa já tem cinco gols e duas assistências sob o comando de Roger, sendo um ponto de apoio. Além disso, o jogador de 23 anos ajuda na recomposição defensiva do Ju, sendo fundamental com e sem a bola.
Bora falar do Ju? ?⚪️
O Ju volta a Série A neste ano e tem o objetivo de se manter. É uma equipe muito difícil de ser batida no Alfredo Jaconi e deve usar como arma no Brasileirão.
Destaque: Jean Carlos#cartolafc #zefirulafc #Ju #Juventude pic.twitter.com/7J8Ie6PdTe
— Zé Firula (@zefirulaFC) April 8, 2024
Gilberto
Contratado para ser o homem-gol do Juventude no retorno à Série A, o centroavante espera retomar seu bom futebol no Juventude. Até aqui, o início de sua passagem pelo Alfredo Jaconi vai bem, com sete bolas na rede. Experiente, o atleta de 34 anos tem tudo para contribuir no objetivo do Papo de evitar o rebaixamento para a segunda divisão se não desperdiçar suas chances lá na frente.
Qual o estilo de jogo do Ju de Roger Machado?
Em sua chegada ao Juventude, Roger Machado implementou um 4-3-3, tendo Caíque (que brilhou no estadual) fazendo a proteção à frente dos zagueiros e Jádson contribuindo para a transição ao ataque. Em determinado momento do Campeonato Gaúcho, o treinador do Papo resolveu adotar um 4-4-2 para ter Mandaca como titular, já que ele vinha pedindo passagem após sair do banco de reservas mostrando boas atuações.
O problema é que o novo esquema não teve o resultado esperado por Roger, e o Juventude caiu de rendimento, tanto que chegou ao ponto de não vencer nenhum de seus quatro jogos (três empates e uma derrota) quando teve um losango em seu meio-campo. Então, a tendência é que o Ju continue utilizando uma formação que priorize os pontas no Brasileirão Série A.
No Gauchão, o Juventude foi o segundo time com maior média de posse de bola (56,9%) na fase que antecedeu o mata-mata. Além disso, o time de Roger Machado tinha uma média de 334 passes certos por partida, além de 11,9 finalizações. Entretanto, o Papo terá adversários bem mais qualificados no Brasileirão, e terá que lidar com rivais tradicionais que costumam sufocar seus adversários.
?? O Juventude chega no Brasileirão após um vice-campeonato no Gauchão e bom trabalho de Roger Machado;
? No Olhar Tático, explicamos como o time se adapta ao adversário, Gilberto como chave no ataque e os contra-ataques do time.
? @GabrielCorrea pic.twitter.com/2wbVudTeW0
— Brasileirão (@Brasileirao) April 7, 2024
Onde assistir aos jogos do Juventude no Brasileirão?
As partidas do Campeonato Brasileiro são transmitidas pela Rede Globo em sinal de TV aberta, por meio do SporTV, via TV por assinatura e também por pay-per-view, via Premiere. Nos confrontos nos quais o Athletico Paranaense for o mandante, a TNT e a Caze TV também transmitirão os jogos.