Rei em Goiás, Atlético-GO sabe que será plebeu no Brasileirão
Atual momento, estilo de jogo, destaques e projeção: como o Atlético-GO chega para o Campeonato Brasileiro

O Atlético-GO iniciou a temporada 2024 com o pé direito ao conquistar o tricampeonato goiano. Na final, a equipe comandada por Jair Ventura passou sem sustos pelo Vila Nova e manteve a hegemonia no estado. Em 19 partidas disputadas até então neste ano, o Dragão venceu 16, empatou uma e perdeu duas. São 47 gols marcados e 12 sofridos. Neste ínterim, bateu o União Rondonópolis, em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil.
Logo na estreia do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO encara uma pedreira: recebe o Flamengo, octacampeão da competição, no Serra Dourada. Com o torneio de pontos corridos batendo na porta, a Trivela montou um guia com as principais informações do Dragão, que retorna a elite do futebol nacional após garantir o acesso na última rodada da Série B 2023.
Como o Atlético-GO foi no Brasileiro de 2023?
O Atlético-GO é um dos quatro times que conseguiu o acesso à elite do futebol brasileiro. Em 2023, na Série B, o Dragão oscilou muito ao longo da competição, mas encerrou sua campanha com um final feliz. Após tentar a sorte com vários técnicos, a equipe rubro-negra enfim acertou em cheio ao escolher Jair Ventura. A vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, somente na última rodada, confirmou a promoção do clube à Série A. Com 14 gols marcados, o atacante Gustavo Coutinho foi o artilheiro do campeonato.
Apontado como um dos favoritos ao acesso no início da Série B, o Atlético-GO correspondeu as expectativas nos primeiros jogos, mantendo-se invicto até a oitava rodada. Ainda assim, o técnico Mozart, campeão goiano com o time, não resistiu ao empate por 1 a 1 contra o Tombense (terceira rodada) e acabou demitido. Alberto Valentim foi escolhido como substituto, mas não durou muito tempo no cargo. Após derrotas acachapantes, tropeços inesperados e poucas vitórias, o clube rubro-negro, que chegou a ocupar a vice-liderança, se viu distante do G4.
Valentim, que em momento algum conseguiu fazer o time fluir, durou pouco mais de dois meses. Jair Ventura então chegou e mudou por completo a história do Atlético na Série B. Com um grupo mais qualificado em mãos, já que nomes como Luiz Felipe, Alix Vinícius, Baralhas, Lucas Esteves, Dodô e Matheus Peixoto foram contratados, o novo técnico emplacou um excelente 2º turno à frente da equipe e, merecidamente, obteve o acesso na última rodada. Em 38 jogos, o Dragão venceu 17, empatou 13 e perdeu oito.
O Atlético-GO vai lutar para não cair
Apesar da arrancada na reta final da Série B 2023 e do título goiano conquistado neste ano, o Atlético-GO terá pela frente uma árdua missão no Campeonato Brasileiro. O elenco está longe de ser ruim, mas a força e poderio financeiro da maioria dos concorrentes é um ponto-chave nessa discussão. Em tese, a disputa do Dragão será contra equipes de menor expressão — assim como ele. A tendência é que o clube rubro-negro lute para permanecer na elite. Entretanto, caso o trabalho de Jair Ventura se mantenha sólido, uma vaga na Sul-Americana seria algo completamente palpável.
Principais destaques do Atlético-GO
Ronaldo
Peça importante do Atlético-GO, o goleiro de 27 anos está em sua terceira temporada pelo clube. Capitão, o arqueiro foi fundamental na campanha de acesso à Série A, é uma das lideranças do elenco rubro-negro e homem de confiança de Jair Ventura.
Shaylon
Os números de Shaylon em 2024 falam por si só. O meia-atacante já marcou oito gols e concedeu 12 assistências em 18 jogos na atual temporada — lidera o quesito “participação em gols” no futebol brasileiro. Assim como Ronaldo, está no terceiro ano de Atlético-GO e fez parte de momentos importantes do clube, como: bicampeonato goiano (2022 e 2023), acesso à Série A e campanha histórica na Sul-Americana. É a cabeça pensante do time rubro-negro, podendo também atuar pelas beiradas.
Luiz Fernando
Luiz Fernando é o artilheiro do Atlético-GO em 2024, com 11 gols marcados em 18 jogos. Revelado nas categorias de base do Dragão, o atacante de 27 anos acumula passagens por Botafogo e Grêmio. Identificado com o clube rubro-negro, costuma se doar ao máximo em campo e motivar os demais companheiros.
Qual estilo de jogo do Atlético-GO com Jair Ventura
Na atual temporada, Jair Ventura vem implementando um 4-2-4, com Luiz Fernando se aproximando do centroavante, Alejo Cruz de um lado e Shaylon do outro. Roni e Baralhas fazem a função de volantes. O Atlético-GO tem uma transição muito rápida e prioriza um estilo de jogo acelerado, com bola no pé e aproximação. É um time que gosta de pressionar a saída de bola do adversário e conta com um camisa 9 encardido lá na frente. Emiliano Rodríguez costuma incomodar bastante os zagueiros, sobretudo no duelo físico, servindo como uma espécie de desafogo a sua equipe.
Sem a bola, o Dragão é uma equipe que não se entrega. Compete a todo instante e procura dificultar ao máximo as ações ofensivas do adversário. Alix Vinicius e Adriano Martins formam uma dupla de zaga promissora, que se utiliza da força física para levar vantagem sobre os atacantes.
Onde assistir aos jogos do Atlético-GO no Brasileirão?
Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2024 serão transmitidos pela Rede Globo na TV aberta, SporTV na TV fechada e Premiere no pay-per-view. Em caso de partidas nas quais o Athletico Paranaense for o mandante, a transmissão acontecerá na TNT ou CazéTV.