Primeiro tempo apático custou ao Grêmio chance de se recuperar no Brasileirão
Em jogo de dois tempos distintos, Tricolor Gaúcho perdeu por 1 a 0 para o São Paulo no MorumBIS

O Grêmio segue agonizando no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (17), ao perder por 1 a 0 para o São Paulo, no MorumBIS, o Tricolor Gaúcho chegou à terceira derrota consecutiva na competição, e segue na 18ª colocação, com apenas 11 pontos em 15 jogos.
O jogo em São Paulo teve dois tempos distintos. E o Grêmio pagou caro por uma primeira etapa apática, em que foi amplamente dominado pelo Tricolor Paulista, e praticamente não levou perigo ao gol adversário.
Na segunda etapa, com as substituições promovidas por Alexandre Mendes, que comandou a equipe na ausência de Renato Gaúcho, gripado, o Grêmio melhorou. O Tricolor Gaúcho poderia ter conseguido empate, mas, assim como nos dois jogos anteriores no Brasileirão, não balançou as redes.
Acuado e inofensivo, Grêmio saiu atrás e poderia ter levado mais no primeiro tempo
Renato e Alexandre escalaram o Grêmio no 4-1-4-1. A ideia era encaixar a marcação no meio-campo do São Paulo, com Pepê em Luciano, Dodi em Alisson e Villasanti em Bobadilla.
? ESCALAÇÃO DO IMORTAL!
[#PraTodosVerem]
01 Marche
18 João Pedro
05 Rodrigo Ely
36 Natã
06 Reinaldo
17 Dodi
20 Villasanti
23 Pepê
07 Soteldo
21 Pavon
13 GaldinoRESERVAS
33 R. Cabral, 2 Fabio, 3 Geromel, 30 Rodrigo Caio, 26 Mayk, 35 Ronald, 37 Du Queiroz, 8 Carballo, 14… pic.twitter.com/tc897sD4QQ— Grêmio FBPA (@Gremio) July 17, 2024
Mas pouco funcionou. Pepê, por exemplo, deu duas pancadas em Luciano ao chegar atrasado na marcação. Na segunda delas, recebeu cartão amarelo, por conta do qual foi substituído por Carballo na volta do intervalo.
Acuado, o Grêmio não conseguia diminuir a marcação, perdia quase todas disputas e, por consequência, era inofensivo.
Além do gol de Lucas, aos nove minutos, o São Paulo teve outras três chances de marcar, em cabeçada de Arboleda, no travessão, e em chutes para fora de Ferreira e Bobadilla.
O gol de Lucas que abriu o placar no MorumBIS! #VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/tPv4KKEL1J
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 17, 2024
Por sua vez, o Grêmio teve apenas duas jogadas individuais de Soteldo. Na primeira, Rafael encaixou cruzamento fechado do venezuelano. Na segunda, o camisa 7 cavou cartão amarelo para Igor Vinícius. A primeira finalização tricolor surgiu apenas aos 43 minutos, em chute colocado, de canhota, de Pavón, que passou perto da trave direita.
Grêmio melhorou e poderia ter empatado em segundo tempo aberto
No início do segundo tempo, o Grêmio melhorou com as trocas. Além de Carballo no lugar de Pepê, Nathan ingressou na vaga de Galdino. Dodi foi adiantado e passou a jogar perto da área do São Paulo. Também contribuiu para o Tricolor Gaúcho a lesão de Alisson, que foi substituído por Wellington Rato.
Com muita movimentação do quarteto ofensivo, que não guardava posição, em 15 minutos o Grêmio teve quatro chances de empatar. Dodi chutou fraco após cobrança de lateral; Carballo cabeceou para fora depois de cruzamento vindo da esquerda; Soteldo perdeu oportunidade incrível ao mandar por cima; e Pavón chutou para boa defesa de Rafael.
O São Paulo reequilibrou o jogo a partir de mudanças de Zubeldía, que preencheu o meio de campo com as entradas de Galoppo e Rodrigo Nestor. Coube, então, a Marchesín evitar o segundo gol do Tricolor Paulista, em boas defesas nos chutes de Luciano e Nestor. Galoppo ainda levou perigo em chute cruzado que passou ao lado da trave.
O jogo ficou aberto na reta final. Com as entradas de Nathan Fernandes e Gustavo Nunes, Soteldo passou a se posicionar mais por dentro. O venezuelano quase empatou ao entortar Arboleda e chutar firme, de canhota, para defesa de Rafael. O São Paulo respondeu em chute rasteiro de Nestor, que Marchesín encaixou.
Nos dez minutos de acréscimos assinalados pela arbitragem, Rodrigo Ely, em cabeçada, e Nathan, em chute rasteiro, obrigaram Rafael a trabalhar novamente. Por outro lado, em contra-ataque, André Silva teve grande chance de matar o jogo para o São Paulo, mas chutou para fora. No último lance da partida, Reinaldo soltou uma bomba de perna direita que passou perto do ângulo.