Brasileirão Série A

Grêmio pode se apegar em retrospecto como mandante no Centenário para acreditar em reação

Tricolor Gaúcho tem 100% de aproveitamento como 'dono da casa' no estádio do Caxias, na Serra Gaúcha

A partir deste domingo (30), quando enfrenta o Fluminense, às 16h, o Estádio Francisco Stédile, o Centenário, em Caxias do Sul, será a nova casa do Grêmio no Campeonato Brasileiro.

O retrospecto como mandante no estádio do Caxias pode ser um trunfo do Tricolor Gaúcho para buscar recuperação na competição, em que vem de sete jogos sem vitória e está na vice-lanterna, com apenas sete pontos em dez jogos.

Até hoje, o Grêmio foi ‘dono da casa’ cinco vezes no Centenário. E venceu em todas elas.

Grêmio tem 100% de aproveitamento como mandante no Centenário

Três dos cinco jogos foram no Campeonato Brasileiro de 2006. Naquela ocasião, o Estádio Olímpico estava interditado após torcedores gremistas atearem fogo em banheiros químicos do Beira-Rio em um clássico Gre-Nal.

As três partidas aconteceram em junho daquele ano. Na primeira, o Grêmio venceu o Athletico-PR por 2 a 0, com gols de Herrera e Hugo. Ambos voltaram a marcar, assim como Rômulo e Léo Lima, na goleada por 4 a 1 sobre o Fortaleza. Por fim, o Tricolor Gaúcho superou o Cruzeiro, por 2 a 1, com tentos de Tcheco e Ramón.

Em 2019, dois jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro foram realizados no Centenário. Curiosamente, ambos contra equipes cearenses.

O primeiro duelo, com o Fortaleza, em junho, aconteceu em Caxias do Sul porque a Arena do Grêmio recebia jogos da Copa América. O Tricolor Gaúcho venceu por 1 a 0, com gol de Pepê.

Quatro meses depois, devido a show do Iron Maiden na Arena, o Grêmio voltou ao Centenário para enfrentar o Ceará. Desta vez, o triunfo gremista foi por 2 a 1, com gols de Geromel e Maicon.

Jogos do Grêmio como mandante no Centenário

  • Grêmio 2 x 0 Athletico-PR — Campeonato Brasileiro — 13/06/2006
  • Grêmio 4 x 1 Fortaleza — Campeonato Brasileiro — 24/06/2006
  • Grêmio 2 x 1 Cruzeiro — Campeonato Brasileiro — 30/06/2006
  • Grêmio 1 x 0 Fortaleza — Campeonato Brasileiro — 08/06/2019
  • Grêmio 2 x 1 Ceará — Campeonato Brasileiro — 09/10/2019

Renato acredita em ‘nova era’ para o Grêmio no Rio Grande do Sul

Não exatamente pelo retrospecto no Centenário em si, mas o retorno do Grêmio ao Rio Grande do Sul é comemorado pelo técnico Renato Portaluppi. Além de jogar em Caxias do Sul, o Tricolor Gaúcho voltou a treinar no CT Luiz Carvalho, recuperado após as enchentes em Porto Alegre.

— A partir de hoje é virar a página. Só jogamos fora de casa. A partir de domingo teremos o carinho do torcedor. Agora é uma nova era. Bola pra frente. Continuar o trabalho e domingo o Grêmio vai voltar a conseguir as vitórias — disse Renato após o empate com o Atlético-GO, na última quarta-feira (26).

Depois do Fluminense, o Grêmio terá pelo menos mais três jogos seguidos em Caxias do Sul. Um deles no Alfredo Jaconi, como visitante, contra o Juventude.

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Fluminense — Campeonato Brasileiro — domingo, 30 de junho, às 16h (horário de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul/RS
  • Grêmio x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 4 de julho de 2024, às 19h (horário de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul/RS.
  • Juventude x Grêmio — Campeonato Brasileiro — domingo, 7 de julho de 2024, às 16h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.
  • Grêmio x Cruzeiro — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 10 de julho de 2024, às 18h30min (horário de Brasília), no Centenário, em Caxias do Sul/RS

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 19º colocado, com 7 pontos em 10 jogos
  • 2 vitórias, 1 empate e 7 derrotas
  • 23% de aproveitamento
  • 7 gols feitos e 12 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo