Vasco e Goiás empatam e dão as mãos no show dos desesperados com mais uma rodada na zona do rebaixamento
Com gol de Babi nos acréscimos, Goiás e Vasco empatam e seguem na zona de rebaixamento
Goiás e Vasco continuarão na zona de rebaixamento por pelo menos mais uma rodada. Neste domingo, pela 30ª jornada da Série A do Campeonato Brasileiro, o time carioca e a equipe goiana empataram em 1 a 1 neste domingo (29), no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha. Depois de um primeiro tempo de poucas emoções, o Cruzmaltino abriu o placar com Vegetti, mas Matheus Babi anotou o tento do Esmeraldino já nos acréscimos e garantiu a igualdade.
O Vasco entrou em campo repleto de mudanças, conforme o técnico Ramón Díaz havia avisado. As alterações, no entanto, não surtiram efeito, e o time de São Januário criou muito pouco antes do intervalo, apesar de ter tido bem mais posse de bola. Somente no segundo tempo, com as entradas de alguns jogadores considerados titulares pela torcida, é que o Cruzmaltino chegou com mais qualidade ao ataque. Erros nas definições das jogadas, principalmente no último passe, impediram que os visitantes tivessem uma vantagem confortável no placar.
O Goiás, por sua vez, pressionou a saída de bola do Vasco na primeira etapa e forçou alguns erros, mas também ofereceu pouco perigo. Com a entrada de Matheus Babi na volta do intervalo, o time passou a ter boas oportunidades na bola aérea e conseguiu buscar o empate na reta final.
Com o resultado, ambos os clubes chegam a três jogos sem vencer. Agora, a sequência do Goiás é de dois empates e uma derrota, enquanto o Vasco sofreu dois reveses e empatou uma vez.
Escalações
Armando Evangelista manteve o time base do Goiás que começou jogando na derrota por 5 a 3 para o Fluminense, na quarta-feira (25). As únicas alterações foram as saídas do zagueiro Sidimar e do atacante Matheus Babi para as entradas de Lucas Halter e João Magno, respectivamente.
O Vasco, por outro lado, entrou repleto de mudanças, conforme prometido pelo técnico Ramón Díaz. Os zagueiros Robson e Maicon, o volante Jair e os meias Alex Teixeira e Serginho não foram titulares nas derrotas para Flamengo e Internacional, mas iniciaram jogando contra o Goiás. Paulo Henrique, Dimitri Payet, Gabriel Pec e Praxedes, que até então havia sido titular em todas as partidas que havia disputado desde que foi contratado, foram opções no banco de reservas. Já Paulinho ficou de fora por precisar cumprir suspensão, já que foi expulso diante do Inter.
O treinador argentino ainda fez algumas improvisações. Robson foi colocado na lateral-direita, enquanto Léo foi lateral-esquerdo, posição que iniciou a carreira no Fluminense. Com isso, Lucas Piton atuou mais adiantado, como um meia aberto pela esquerda.
Primeiro tempo
Goiás e Vasco fizeram um primeiro tempo de poucas oportunidades na Serrinha. O Cruzmaltino teve bem mais posse de bola, mas demorou para ameaçar o gol de Tadeu. Já o Esmeraldino começou melhor, pressionando no campo de ataque e forçando o time visitante e cometer erros, mas não conseguiu criar boas chances.
A primeira chegada com mais perigo foi do Goiás, aos 15 minutos, em cobrança de falta de longa distância de Hugo. A bola foi forte no alto do gol, mas Léo Jardim estava atento e espalmou para cima. O Vasco respondeu dez minutos depois, em cabeceio para baixo de Pablo Vegetti após cruzamento de Lucas Piton pela esquerda. A bola quicou na pequena área e exigiu uma grande defesa de Tadeu.
Aos 33, o Goiás teve a melhor oportunidade da primeira etapa com a bola no chão. Medel não percebeu a chegada de Allano ao tentar girar pra cima de João Magno e foi desarmado no campo de defesa. O camisa 77 levou da direita até a área e, mesmo com espaço, chutou fraco rasteiro ao tentar uma batida colocada, facilitando o trabalho de Léo Jardim.
Segundo tempo
No intervalo, Armando Evangelista colocou Matheus Babi na vaga de João Magno, enquanto Ramón Díaz sacou Léo e Serginho para as entradas de Praxedes e Gabriel Pec. As mexidas mudaram a partida, que foi muito mais movimentada no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Léo Jardim defendeu chute de Babi na pequena área em um bate-rebate após cruzamento na segunda trave.
Assim como na primeira etapa, o Vasco respondeu com Vegetti. Aos 12 minutos, Alex Teixeira cobrou escanteio pela direita, Maicon cabeceou em direção ao gol do meio da área e o atacante argentino antecipou Tadeu para, com um leve toque com o pé direito, mandar para as redes. O lance foi anulado por impedimento, mas foi validado após análise do VAR.
9️⃣9️⃣???☠️#GOIxVAS#VascoDaGama pic.twitter.com/XNrU0Q755f
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 29, 2023
O gol do Vasco fez com que Armando Evangelista arriscasse. O treinador colocou, de uma só vez, Dodô, Raphael Guzzo e Vinicius e tirou Julián Palacios, Willian Oliveira e Guilherme Marques. Díaz contra-atacou tirando Jair e Alex Teixeira para as entradas de Barros e Payet.
As substituições não tiveram um impacto imediato, já que as duas equipes cometiam muitos erros que impediam que os ataques mais promissores acabassem concluídos com qualidade. Mesmo assim, o Goiás foi empurrando o Vasco para trás com o passar do tempo e passou a levar perigo de tanto insistir. Aos 35, cobrança de escanteio pela esquerda terminou em cabeçada de Matheus Babi, que acabou sendo defendida por Léo Jardim e batendo no travessão.
Aos 44 minutos, Vegetti acertou o rosto de Bruno Melo com o braço e foi expulso, já que havia tomado o primeiro cartão amarelo no início do jogo por uma discussão com o mesmo. O Cruzmaltino pareceu sentir a desvantagem numérica e a qualidade do atacante na bola aérea, já que cedeu o empate dois minutos depois. Vinicius recebeu pela esquerda, cortou para direita e cruzou na marca do pênalti, onde Matheus Babi desviou de cabeça para, enfim, vencer Léo Jardim e dar números finais para o duelo.
Classificação
O empate não foi bom para nenhuma das equipes, que permanecerão por mais uma rodada na zona de rebaixamento. Com 32 pontos, o Goiás continua na 17ª posição e abre o Z4. O Vasco aparece logo atrás, com 31 pontos. Os dois times disputaram 30 partidas.
O primeiro clube fora da incômoda zona é o Santos, com 33 pontos. Caso o Peixe vença o Corinthians, em clássico que será realizado ainda neste domingo na Neo Química Arena, o Bahia passará a ocupar o 16º lugar, com 34 pontos.
Próximos jogos de Goiás e Vasco
O Goiás volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Red Bull Bragantino, às 18h (de Brasília). A partida é válida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e será realizada no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha.
No mesmo dia, o Vasco visitará o Cuiabá às 17h (também de Brasília), na Arena Pantanal. Será outro jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão.
Estatísticas de Goiás x Vasco
- Posse de bola: Goiás 44% x 56% Vasco
- Finalizações (a gol): Goiás 18 (6) x 5 (2) Vasco
- Grandes chances: Goiás 1 x 1 Vasco
- Passes certos: Goiás 248 (77%) x 362 (85%) Vasco
- Gols: Pablo Vegetti, aos 12 minutos do 2ºT (Vasco); Matheus Babi, aos 46 minutos do 2ºT (Goiás)