Brasileirão Série A

Goiás conseguiu uma vitória necessária sobre o Coritiba para tentar a salvação

O Goiás foi melhor no Couto Pereira e um gol de Raphael Guzzo no segundo tempo melhorou bastante suas chances de evitar a queda

O Coritiba deve ser rebaixado muito em breve e, para evitar o mesmo destino, o Goiás precisava vencê-lo neste domingo. Eram três pontos que não podiam escapar. E não escaparam. Embora o placar tenha sido apertado, o Esmeraldino foi melhor quase o jogo inteiro e até demorou para encontrar o gol da vitória por 1 a 0, marcado por Raphael Guzzo, aos 25 minutos do segundo tempo no Estádio Couto Pereira.

Os donos da casa tiveram apenas alguns espasmos em que conseguiram ser mais perigosos, principalmente em um lançamento para Maurício Garcez no primeiro tempo que o deixou cara a cara com o goleiro Tadeu. Se marcasse, talvez a história da partida fosse diferente. Curiosamente, apesar de ter tido a iniciativa, foi em um contra-ataque que o Goiás marcou o único gol da noite.

Agora, o Goiás chegou a 35 pontos e assumiu a 17ª posição do Vasco, que enfrentará o Botafogo nesta segunda-feira. Bahia, Santos e Cruzeiro têm dois pontos a mais que o Esmeraldino, mas apenas o clube baiano já realizou 32 partidas. Paulistas e mineiros têm um jogo a menos. O vice-lanterna Coritiba estacionou em 23 pontos e pode chegar, no máximo, a 41.

Melhor chance do primeiro tempo é do Coritiba

O experiente atacante Islam Slimani foi desfalque contra o Internacional com desconforto muscular, voltou contra o Grêmio, foi expulso e novamente não esteve disponível para o Coritiba neste domingo. Por outro lado, o lateral direito Natanael voltou após cumprir suspensão. No lado do Goiás, o zagueiro Bruno Melo retornou de gancho, mas o meia Julián Palacios estava suspenso.

O Goiás teve uma grande chance de abrir o placar, aos seis minutos, mas Morelli não conseguiu alcançar, após uma cobrança de falta de Guilherme Marques para a área, que Maguinho desviou na segunda trave. O Coritiba respondeu com William Farias arriscando torto da entrada da área, mas os visitantes teriam mais a iniciativa no primeiro tempo.

Aos 18, Guilherme Marques mandou novamente para a área, e um desvio jogou a bola para o alto. Lucas Halter emendou com um sem-pulo muito bonito que passou perto da trave. E foi o Coritiba quem teve talvez a melhor chance da etapa final, após Halter falhar na tentativa de interceptar um lançamento de Marcelino Moreno. Maurício Garcez recolheu a bola, avançou e, na cara do gol, tentou bater na saída de Tadeu, que fez uma grande defesa.

O Goiás continuou martelando nos 10 minutos finais. Allano pegou na veia da entrada da área, tirando tinta da trave, e nova cobrança de falta de Guilherme desviou na barreira e assustou Gabriel. O goleiro do Coritiba manteve o 0 a 0 até o intervalo com uma bonita defesa, se esticando todo para espalmar uma batida cruzada de primeira de Raphael Guzzo de média distância com a ponta dos dedos.

Goiás encontra o gol

O Coritiba retornou em cima. Diogo Oliveira cabeceou fraco, na direção de Tadeu, que defendeu sem problemas, e depois Garcez bateu colocado pela esquerda, perto da trave. Mas logo o Goiás voltou a assumir as rédeas e Gabriel teve que fazer uma boa defesa para frustrar Allano dentro da área. No rebote, Anderson Oliveira cruzou na boca do gol. A bola passou por todo mundo.

Marcelino Moreno quase encaixou um chute de fora da área para abrir o placar ao Coxa, antes de Victor Luis precisar tirar duas quase em cima da linha. A primeira em uma batida mascada de Anderson Oliveira, a outra em uma cabeçada firme de Matheus Babi, depois de Thalisson quase marcar um gol contra bizarro. Já fazendo por merecer, o Goiás encontrou o gol aos 25 minutos.

Por algum motivo, a linha de defesa do Coritiba estava muito alta. Guilherme escapou em contra-ataque do meio-campo, completamente livre, entrou na área e bateu na saída de Gabriel, que fez boa defesa. Mas deixou o rebote para Raphael Guzzo mandar de primeira para o fundo das redes. Uma até que rápida checagem do VAR confirmou posição legal de Guilherme no início da jogada.

Thiago Kosloski tirou jogadores do banco de reservas, incluindo o espanhol Jesé, para tentar pressionar nos minutos finais. Conseguiu pelo menos atacar mais, mas não chegou realmente perto de marcar o gol de empate e sofreu sua 21ª derrota em 32 rodadas.

Números de Coritiba 0 x 1 Goiás – 32ª rodada do Brasileirão

  • Posse de bola: 50% x 50%
  • Finalizações: 8 x 21
  • Finalizações certas: 2 x 7
  • Escanteios: 5 x 9
Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo