Brasileirão Série A

Fluminense se despede do Maracanã após 2023 de glórias eternas e inesquecíveis

O Maracanã foi palco de um ano épico para o Fluminense, que se despede do estádio antes de jogar o Mundial de Clubes na Arábia Saudita

O Fluminense faz sua última partida no Campeonato Brasileiro e se despede do Maracanã após um 2023 de emoções inesquecíveis. O estádio foi palco de dois títulos, incluindo o fim da obsessão pela Taça Libertadores da América. A saideira será contra o Grêmio, nesta quarta (6), às 21h30 (de Brasília), antes da viagem para a Arábia Saudita, onde o Tricolor disputará o Mundial de Clubes.

A temporada foi uma das mais marcantes para o Fluminense, e o fator casa no Maracanã fez toda a diferença. Foram apenas quatro derrotas em todo 2023, e o Tricolor só perdeu clássicos para os rivais Flamengo e Botafogo.

O último adversário de fora do Rio de Janeiro a vencer o Flu no Maior do Mundo foi o América-MG, em setembro de 2022. Curiosamente, o Coelho foi rebaixado à Série B e dificilmente estará no calendário do Tricolor novamente em 2024.

Ao todo, o Fluminense teve 24 vitórias, oito empates e quatro derrotas. O aproveitamento de 74,1% é o melhor do clube no século XXI. Não à toa, o Tricolor é o melhor mandante da Série A do Brasileirão em 2023.

Fluminense conquistou títulos inesquecíveis no Maracanã

Mas nem todos os jogos valeram apenas três pontos. O Fluminense também colecionou decisões épicas para a sua história de glórias. Algumas, eternas. Em 2023, o Tricolor conquistou o Campeonato Carioca e a Libertadores no Maracanã.

Fluminense é o atual bicampeão do Carioca e terá maratona de Mundial de Clubes e Recopa durante disputa em 2024 - Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Fluminense é o atual bicampeão do Carioca e terá maratona de Mundial de Clubes e Recopa durante disputa em 2024 – Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

A final do Estadual já havia sido incrível. O Flu perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e tinha grande desvantagem para a partida de volta. Só que o clube mais uma vez decidiu ignorar os matemáticos, como fez em 2009.

A maior virada da história do Campeonato Carioca aconteceu, e o Tricolor igualou o 4 a 1 que aplicara no arquirrival Flamengo em 1936. Catarse coletiva no Maracanã e recital de Marcelo, o dono da festa, que voltou ao Fluminense para ser campeão fazendo um golaço na final contra o Fla.

Marcelo fez um golaço e comandou Fluminense em goleada sobre o Flamengo que valeu o bicampeonato do Carioca - Photo by Icon sport
Marcelo fez um golaço e comandou Fluminense em goleada sobre o Flamengo que valeu o bicampeonato do Carioca – Photo by Icon sport

Como se a emoção não fosse pouca, o melhor ainda estava por vir. O 4 de novembro coroou o Fluminense como campeão da Libertadores da América em casa, com vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors na prorrogação. A glória eterna enfim foi para Laranjeiras e lavou a alma do vice da competição em 2008.

Fluminense conquistou Libertadores no Maracanã, o que rivais não fizeram

Apenas três dos quatro grandes do Rio de Janeiro venceram taças sul-americanas no Maracanã. O primeiro foi o Botafogo, que conquistou a Copa Conmebol, em 1993. Depois, veio o Flamengo, que faturou a Recopa, em 2020. Mas ninguém tinha o título da Libertadores ali. Até 2023.

Campeões da competição, Flamengo (1981, 2019 e 2022) e Vasco (1998) conquistaram seus títulos longe de seus domínios. O Rubro-Negro foi campeão no Centenário de Montevidéu (1981), no Monumental de Lima (2019) e no Monumental de Guayaquil (2022), mesmo palco onde o Cruz-Maltino levantou a taça em 1998.

O Flu teve a primeira chance em 2008, mas sucumbiu à LDU, nos pênaltis. Uma ferida que parecia nunca ser curada. Até 2023.

Com uma excelente campanha, o Fluminense chegou à final já marcada previamente para o Maracanã, que desta vez não foi campo neutro. Os tricolores eram maioria em seu estádio e fizeram a festa com a conquista da Libertadores em sua casa. 2023 foi muito especial para a torcida.

Fluminense foi campeão da Libertadores no Maracanã em 2023 (Foto: Icon sport)
Fluminense foi campeão da Libertadores no Maracanã em 2023 (Foto: Icon sport)

Agora, o Fluminense faz sua despedida do Maracanã em 2023. O jogo contra o Grêmio é apenas para cumprir tabela, mas terá festa. Às 21h30 (de Brasília), como toda a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, o Flu terá sua saideira, em sua casa, de um ano inesquecível.

Foto de Caio Blois

Caio Blois

Caio Blois nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo na UFRJ em 2017. É pós-graduado em Comunicação e cursa mestrado em Gestão do Desporto na Universidade de Lisboa. Antes de escrever para Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo