O quebra-cabeça que Mano precisa montar para escalar o Fluminense
Tricolor não terá Ganso e Arias, suspensos, e pode ter outras quatro baixas em jogo decisivo pelo Brasileirão
O Fluminense terá muitos desfalques para enfrentar o Corinthians neste sábado (17), às 21h (de Brasília), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com baixas no ataque, Mano Menezes pode até mudar o esquema tático.
Ganso e Arias estão suspensos e são desfalques confirmados para o Flu. Sem a dupla, a equipe já terá dificuldades no setor ofensivo. Assim, Renato Augusto e Terans, que foram pouco utilizados por Mano Menezes, podem voltar ao time.
Sábado tem Fluminense no Maraca!
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 14, 2024
Somos mais de 20 mil confirmados! Garanta o seu ingresso >> https://t.co/1evH5Ivg7u pic.twitter.com/NtP3a1UlpY
O Tricolor ainda pode ficar sem mais quatro jogadores de ataque a depender do departamento médico. Desse jeito, o problema pode ser ainda maior.
Quem substituirá Ganso no Fluminense?
Ganso, que está suspenso por três cartões amarelos, pode ser substituído de diferentes maneiras. Até mesmo com uma mudança de sistema. Lima vem sendo seu reserva imediato, e deve jogar. O camisa 45 foi o autor do gol do Fluminense na derrota para o Grêmio por 2 a 1 na Libertadores.
Mas como o jogador é polivalente e também atua pela direita como um substituto de Arias, outros meias brigam por uma vaga no time titular. Dessa maneira, os veteranos David Terans e Renato Augusto podem ser novidades. Ambos vem sendo pouco utilizados.
Velho conhecido de Mano justamente dos tempos de Corinthians, Renato atuou por apenas 49 minutos nas 11 partidas com o treinador até aqui. Ainda assim, o camisa 20 jogou mais que Terans.
O uruguaio não entra em campo desde 30 de junho, quando foi titular, ainda com Marcão como técnico. Mano Menezes gosta do futebol de Terans, que faz parte de seus planos.
É possível substituir Jhon Arias no Fluminense?
A ausência de Jhon Arias foi concomitante ao pior momento do Fluminense em 2024. O colombiano ficou fora por nove jogos para a disputa da Copa América. Mas o Tricolor simplesmente não venceu sem ele.
Foram sete derrotas e dois empates nestes jogos, sendo três deles com Mano Menezes — dois empates e uma derrota. O técnico sabe da importância do craque colombiano.
Assim, fica difícil não ver o jogador de 27 anos como insubstituível. Em boa parte deste período, entretanto, Lima estava lesionado e não podia atuar em seu lugar.
Agora, com Ganso também fora, Mano terá que tomar uma decisão. Isso porque outros atacantes do elenco como Marquinhos, Keno, Serna e Cano, lesionados, são dúvidas para o jogo. Além deles, o Tricolor tem apenas os jovens Matheus Reis e Isaac à disposição.