Árbitro do Fla-Flu tem polêmicas com o Fluminense, que pede punição à CBF
Desde 2018, Savio Pereira Sampaio apitou 12 jogos do Fluminense
O Fluminense entrou com uma representação na CBF contra o árbitro Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF) após o Fla-Flu do último domingo (16), pelo Brasileirão. A diretoria do Tricolor apontou erros e pediu punição para o juiz, que tem um histórico de polêmicas em jogos da equipe nos últimos anos.
Desde 2018, Savio Pereira Sampaio apitou 12 jogos do Fluminense em sua carreira. São quatro vitórias, cinco empates e três derrotas do Tricolor em partidas com a arbitragem do brasiliense de 38 anos.
Nestes 12 encontros, foram 29 cartões amarelos e três expulsões para atletas e comissão técnica do Flu. Em ao menos um terço destes jogos, a atuação do árbitro foi mal avaliada por torcedores e comentaristas. Ao todo, Savio Pereira Sampaio foi ao VAR em seis vezes, com três decisões a favor e três contra o Tricolor.

Mesmo com o histórico, o Fluminense não enviou representação à CBF por conta de outros jogos. Apenas a atuação considerada ruim pela diretoria motivou o movimento do Tricolor junto à entidade máxima do futebol brasileiro.
Apesar disso, a comissão de arbitragem da CBF não viu erros nos lances capitais de Fluminense e Flamengo. Os dois gols foram considerados bem anulados, bem como foi vista como justa a expulsão de Luiz Araújo, do Fla, após entrada dura em Marcelo. Tampouco houve falta, na visão da CBF, nos pedidos de pênalti das duas equipes em lances envolvendo Arrascaeta, Lelê e um toque no braço de Gerson.
Árbitro tem histórico polêmico com o Fluminense
Savio Pereira Sampaio apita jogos do Tricolor desde 2018. Foi em 2021, no contexto da pandemia de covid-19, entretanto, que o árbitro levantou polêmica em arbitragens em partidas do Fluminense.
17/4/2019 – Fluminense 2 x 0 Santa Cruz
Copa do Brasil – 4a Fase
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio
Auxiliar: Ciro Chaban Junqueira
☑️ gol mal anulado pic.twitter.com/sPwrfhGMGz— Nesse dia o Fluminense foi roubado (@fluroubado) August 27, 2019
Depois de comandar a arbitragem na eliminação do Flu na Copa do Brasil de 2020, em Goiânia, para o Atlético-GO, em partida sem erros capitais, Savio acumulou jogos polêmicos em 2021.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Expulsão de Nino contra o Santos – Brasileirão 2020
Primeiro, pelo Brasileirão de 2020, ele expulsou o zagueiro Nino em empate contra o Santos, na Vila Belmiro, por reclamação. O camisa 33 reclamava de uma falta em que foi advertido com amarelo e recebeu o cartão vermelho em sequência. De todo jeito, na súmula, Savio alegou ter sido ofendido.
“Após a marcação de uma falta contra sua equipe o mesmo proferiu as seguintes palavras para mim “vai tomar no seu **”, de forma ofensiva em alto tom de voz . Me senti ofendido em minha honra com esta atitude”, diz o documento.
Árbitro marca falta inexistente. Dá cartão apenas p/ Nino, ignora o jogador do Santos TAMBÉM RECLAMANDO. Nino, já puto com a péssima arbitragem, manda um VTNC e é expulso. Somente Nino foi advertido. Na cobrança de falta sai o gol do Santos, exatamente onde o Nino estaria. rs pic.twitter.com/vXS0nHLlbJ
— Fabiano Artiles ??? (@ArtilesFabiano) February 23, 2021
Expulsão de Abel Hernández contra o Corinthians – Brasileirão 2021
Já em 2021, alguns meses depois, Savio Pereira Sampaio voltou a expulsar um jogador do Fluminense. O Tricolor enfrentava o Corinthians em São Januário e ficou com um a menos depois que o uruguaio Abel Hernández recebeu cartão vermelho após dividida com Gabriel.
Esse foi o lance que resultou na expulsão direta de Abel Hernández, do Fluminense.pic.twitter.com/4isQtO3q7W
— Círculo Central Brasil ©️ (@OCirculoBR) June 27, 2021
Na transmissão da TV Globo, o comentarista Sálvio Spindola viu exagero, e acreditava que o lance era para cartão amarelo. Comandante da Central do Apito no jogo, Sandro Meira Ricci concordou com o colega. Após o jogo, na súmula, o árbitro alegou que Abel cometeu um “jogo brusco grave” por “pisar com uso de força excessiva na disputa de bola”.
Árbitro vai mal no Fla-Flu e irrita os dois times – Brasileirão 2023
Em 2023, Savio Pereira Sampaio apitou dois jogos do Fluminense no Brasileirão. No primeiro, expulsou novamente o zagueiro Nino, desta vez contra o Bahia, após mudar sua decisão de campo no VAR. Por fim, o árbitro de vídeo voltaria a auxiliar o juiz no Fla-Flu de domingo.
?️ O improviso, a genialidade e o sorriso de Marcelo após a caneta em Luiz Araújo.
Arte. pic.twitter.com/arfWzPgfHO
— Footure (@FootureFC) July 17, 2023
Em campo, ele errou em três decisões capitais do jogo, mas foi “salvo” pelo VAR. O jogo teve um gol anulado para cada lado e uma expulsão, todas modificadas pelo árbitro de vídeo. Além disso, distribuiu 13 cartões — 12 amarelos e um vermelho — e marcou 45 faltas na partida.



