Brasileirão Série A

Fluminense enfrenta Coritiba em raro jogo sem Cano; veja números

Argentino perdeu apenas quatro dos 111 jogos desde que chegou em 2022

Quando o Fluminense entrar em campo nesta segunda-feira (24), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira, a equipe terá uma grande diferença. Este será um raro jogo em que o Tricolor não terá Germán Cano.

Desde que chegou ao clube, em janeiro de 2022, Cano não se destaca apenas por ser o artilheiro do mundo — são 71 gols em 107 jogos com a camisa tricolor. O argentino é muito assíduo em campo: perdeu apenas quatro dos 111 jogos que o Flu disputou no período.

Cano nunca havia sido suspenso ou perdido uma partida de Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana pelo Fluminense. Lelê será o substituto do camisa 14 em Curitiba.

— É sempre bom poder contar com ele pelo peso que dá para o time e pela imensa capacidade de fazer gols. Eu tenho que olhar para quem vai entrar e confiar que a gente tem opções para o time seguir forte contra o Coritiba e fazer uma boa partida lá – disse Fernando Diniz após o empate sem gols com o Flamengo, quando Cano recebeu o terceiro amarelo.

Flu venceu apenas uma sem Cano

Nessas partidas, o Fluminense venceu apenas uma vez: contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca de 2023. Coube a Lima marcar o gol da vitória magra em que o Tricolor usou time misto.

Nos outros três jogos, o Flu teve dois empates e uma derrota. O revés veio pela Libertadores, quando a equipe de Fernando Diniz utilizou reservas para enfrentar o The Strongest (BOL), na altitude de La Paz.

Os dois empates foram contra o Boavista, pelas duas últimas edições do Carioca, em 2022 e 2023. Em ambas, o Tricolor acabou campeão.

Marcelo é poupado

Depois de encarar sequência de cinco jogos seguidos, o lateral-esquerdo Marcelo será poupado pelo técnico Fernando Diniz. Em seu lugar, entra Diogo Barbosa, que fará sua estreia.

A decisão de não levar Marcelo para Curitiba partiu de uma reunião entre jogador, comissão técnica e departamento médico, embora o jogador não tenha nenhuma contusão. O Fluminense quer evitar o desgaste da estrela antes das oitavas de final da Libertadores.

Quando foi à FluFest para participar do aniversário de 121 anos do clube, o jogador já sabia que não viajaria com os relacionados. Sem problemas físicos, ele terá um calendário específico nesta semana.

Assim, o Fluminense entrará em campo com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Lima e Ganso; Keno, Arias e Lelê.

Flu pode voltar ao G4 do Brasileirão

Nos quatro jogos sem Cano, o Flu marcou apenas dois gols, mas também sofreu só dois. Se vencer o Coritiba no Couto Pereira, o Fluminense não só afunda o Coxa na zona de rebaixamento como volta ao G4 do Brasileirão.

A equipe tem 25 pontos e está na sexta colocação, mas como fecha a 16ª rodada, depende só de si. Caso vença por dois ou mais gols, ultrapassa até o Flamengo e chega à terceira posição.

O adversário vive bom momento: mudou de treinador — demitiu Antônio Carlos Zago e tem o interino Tiago Kosloski no comando —, recebeu reforços e não perdeu nos últimos três jogos.

O Coritiba, entretanto, não terá seu artilheiro na temporada. Denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) por um envolvimento com manipulação de jogos, Alef Manga está fora da partida.

Fluminense no Brasileirão 2023

  • 5ª colocação após 15 jogos disputados
  • 55% de aproveitamento até o momento
  • 25 pontos conquistados com 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas

Próximos jogos do Fluminense

  • Coritiba x Fluminense – Brasileirão – 24/07 (segunda-feira) – 19h (de Brasília) – Couto Pereira
  • Fluminense x Santos – Brasileirão – 29/07 (sábado) – 16h (de Brasília)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo