Brasileirão Série A

O primeiro novo L de Cano deu a virada ao Fluminense sobre o América-MG

Germán Cano faz gol para Leonella, filha nascida neste sábado com nome em homenagem à Messi, e Fluminense vira sobre o América-MG no Brasileirão

O Fluminense começou o jogo muito mal e preocupou a sua torcida, mas como sempre, Germán Cano estava lá para resolver. No dia em que se tornou pai pela segunda vez, agora de Leonella, o argentino fez o seu primeiro “novo L” para virar o placar para o Tricolor sobre o América-MG em vitória por 3 a 1 no Maracanã, gols pelo Campeonato Brasileiro. John Kennedy e Arias para o Flu e Felipe Azevedo, para o Coelho, completaram o placar.

Fluminense
19/08/23 - 18:30

Finalizado

3

-

1

America MG

Fluminense - America MG

Brazil Serie A - Maracana

Completo, Fluminense começa mal em mais um jogo

Parece até filme repetido, mas o Fluminense voltou a começar mal no jogo. Enfrentando o lanterna América-MG em casa, com bom público no Maracanã e todos os jogadores à disposição pela primeira vez em 109 dias, o cenário parecia ideal para uma boa atuação. Mas não foi desta vez.

Os primeiros 45 minutos do Flu em nada lembraram as melhores atuações da equipe na temporada. Às vésperas das quartas de final da Libertadores, os tricolores estavam preocupados. O time era o titular na cabeça de Fernando Diniz, e o mesmo que não vem dando respostas positivas nos últimos jogos. Para piorar, Marcelo sentiu e deixou o jogo com 11 minutos. O clima era de tensão no estádio.


Lima, Ganso e Keno foram inoperantes no início do jogo. Pouco acionado, Cano não pode fazer muito. Enquanto o América-MG descia as linhas, se fechava por dentro e não permitia tabelas, o  Fluminense não oferecia alternativas além de atacar preocupado em manter dois homens abertos no último terço e com menos gente em torno da bola, o que é sua essência.

A única boa jogada criada pelo Tricolor aconteceu aos 47. Arias, um dos poucos a se salvar, achou Keno na esquerda, que passou para Ganso na área. De primeira, o camisa 10 bateu colocado e tirou tinta do gol de Cavichioli. Muito pouco para um dos oito melhores times do continente em 2023.

Diniz dobra aposta e Fluminense sai atrás

O que já era ruim piorou logo no início da segunda etapa, quando o América-MG abriu o placar no Maracanã. Em contra-ataque rápido pela direita, o time mineiro trabalhou bem a jogada até que Felipe Azevedo, desmarcado na área, estufou as redes de Fábio. Isso porque Fernando Diniz dobrara sua aposta em atacar pelas laterais trocando Felipe Melo e Lima por Martinelli e John Kennedy.

A tentativa poderia parecer um 424 se observado apenas o papel, mas em campo, o Flu era ainda mais agressivo. Nino se postava atrás da construção, com Martinelli, André e o apoio de um dos laterais — geralmente Diogo Barbosa — em uma segunda linha. Dali para a frente, todos se espalhavam no último terço do campo.

Germán Cano faz o L de Leonella, e Fluminense vira o jogo

A ideia começou com execução confusa. Na verdade, a ocupação de espaços se mostrou mais eficiente quando os pontas descolaram da linha lateral.

Foi assim aos 12 minutos do segundo tempo, quando Keno cortou para dentro e colocou a bola na cabeça de John Kennedy, que cabeceou forte para empatar o jogo. O camisa 9 participou de cinco dos últimos sete gols do Fluminense, e pede passagem no time titular.

Reserva de luxo, John Kennedy marcou seu terceiro gol em três jogos pelo Fluminense - Photo by Icon sport
Reserva de luxo, John Kennedy marcou seu terceiro gol em três jogos pelo Fluminense – Photo by Icon sport

Sete minutos depois, pelo outro lado, Arias também parou de guardar posição e combinou por dentro com Ganso. O camisa 10 cortou para o meio, ganhou dividida e a bola sobrou limpa para Germán Cano.

O argentino, claro, não perdoou: bola na rede e o atacante fez o primeiro L, agora também de Leonella, nascida neste sábado (19). O nome é uma homenagem a Lionel Messi. O camisa 14 juntou o nome do craque de seu país e de sua esposa, Antonella.

— Hoje, 00h30, minha esposa estourou a bolsa e saímos pra clínica. Ficamos à noite toda esperando esse momento (o nascimento de Leonella). A doutora falou que 8h tinha que se fazer a cesariana. Foi mágico, extraordinário, espetacular tudo que aconteceu ali dentro. À minha esposa e todos que trabalham aqui dentro, obrigado pelo carinho e pelo apoio. É difícil chegar de fora e ter um apoio assim pra um estrangeiro, pra minha esposa, um carinho impressionante, essa torcida também. A gente é muito grato — disse Cano na saída de campo.

No fim, aos 43, o amigo Jhon Arias tratou de homenagear a nova torcedora do Fluminense fazendo o L para comemorar o terceiro gol, que anotou em lindo chute de fora da área após roubada de bola e contra-ataque fugaz do Tricolor.

Fluminense volta a vencer e sobe na tabela

O Fluminense começou jogando mal, mas venceu e somou três pontos no Campeonato Brasileiro. O Tricolor dormirá na terceira posição, subindo quatro em relação à última rodada. A equipe de Fernando Diniz agora tem 34 pontos, atrás apenas de Botafogo e Palmeiras.

América-MG cede virada e segue na lanterna

Se para o Flu o resultado foi ótimo, para o Coelho foi péssimo e não só por ter sido uma derrota. O fato de ter saído na frente e, por algum tempo, ter jogado melhor, deixa um gosto amargo para o time mineiro. O América-MG sgeue na lanterna do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos.

Estatísticas de Fluminense 3 x 1 América-MG – Campeonato Brasileiro 2023

  • Posse de bola: Fluminense 72% x 28% América-MG
  • Chutes: Fluminense 17 x 13 América-MG
  • Chutes a gol: Fluminense 5 x 3 América-MG
  • Gols: Fluminense – John Kennedy (57’), Germán Cano (64’) e Jhon Arias (88′); América-MG – Felipe Azevedo (51’)
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo