Arrascaeta finalmente se impõe no Flamengo de 2025 e evidencia bagunça do Grêmio
Uruguaio marcou os dois gols da vitória rubro-negra em Porto Alegre

A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Grêmio, neste domingo (13), em plena Arena, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, deixou alguns recados para a sequência da temporada. O principal deles, pelo lado rubro-negro, foi o “retorno” de Giorgian De Arrascaeta, autor dos dois gols do jogo. No Tricolor, ficou claro, mais uma vez, a bagunça da equipe e a falta de perspectivas para 2025.
Desde o começo do ano pairavam dúvidas sobre o momento de Arrascaeta. O uruguaio passou por uma artroscopia no joelho direito no fim de 2024 e iniciou a atual temporada ainda sem estar 100%.
Com uma espécie de pré-temporada estendida, Arrascaeta parece ter feito a sua “estreia” em 2025 nesta tarde. Além de voltar a mostrar como pode ser decisivo, marcando dois belos gols sobre o Grêmio, o uruguaio conduziu o time rubro-negro, controlou o jogo e deu trabalho para o time adversário enquanto esteve em campo.
O uruguaio ainda não parece estar 100% fisicamente, mas estando próximo disso, já mostrou como pode ser importante para a dura temporada que o Flamengo tem pela frente.
A temporada do Grêmio também promete ser dura, mas com outros objetivos. O Grêmio voltou a jogar mal e o trabalho de Gustavo Quinteros segue dando poucas perspectivas de melhora.
Apesar de ainda ser um trabalho curto, de menos de quatro meses, o Tricolor tem mostrado pouca evolução. No jogo deste domingo, mesmo com mudança na escalação e outro esquema tático, ficou mais uma vez evidente a falta de organização do time gaúcho. Praticamente inofensivo no ataque, o Grêmio ainda deu muitos espaços para o Flamengo.

Como foi a vitória do Flamengo sobre o Grêmio
O Flamengo precisou de apenas três minutos para abrir o placar na Arena do Grêmio. Após roubada de bola de Michael, o atacante tentou um toque para o meio. Edenílson cortou errado e a bola sobrou para Arrascaeta. O uruguaio driblou Tiago Volpi e marcou um golaço para fazer 1 a 0 para o Rubro-Negro.
O gol cedo do Flamengo deixou o jogo aberto. E, se aproveitando dos espaços deixados pelo Grêmio, o Rubro-Negro foi mais perigoso. Bruno Henrique e Michael tiveram chances de ampliar, mas não foram efetivos.
Mesmo se lançando ao ataque, quase sempre em ligações diretas, o Grêmio praticamente não ameaçou o gol adversário. O Tricolor terminou o primeiro tempo sem nem sequer conseguir finalizar na direção do gol. O lance mais “perigoso” do time da casa foi um suposto pênalti reclamado em um toque da bola no braço de Gerson dentro da área. Não à toa, o time de Gustavo Quinteros saiu vaiado para o intervalo.
Grêmio é inofensivo no ataque
Mesmo após o primeiro tempo ruim, o Grêmio voltou para o segundo tempo com a mesma escalação. O time até conseguiu sair um pouco mais para o jogo, mas o ataque era praticamente inofensivo. O Tricolor só chegou com perigo em finalizações de fora da área.
O Flamengo, por sua vez, sempre quando tinha a bola era perigoso no ataque. E conseguiu ampliar aos 21′. Após boa jogada de Cebolinha, Arrascaeta avançou livre e finalizou colocado no canto de Volpi.
Com a vantagem do Flamengo no placar e com o Grêmio longe de sequer ameaçar o Rubro-Negro, a partida perdeu intensidade e ficou morna até os minutos finais. A única boa chance do Grêmio aconteceu aos 42′, em boa finalização de fora da área de Alyson, defendida por Rossi, que garantiu o 2 a 0 no placar.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como ficam as situações de Grêmio e Flamengo
Com a vitória sobre o Grêmio, o Flamengo foi aos sete pontos e assumiu a liderança do Brasileirão. Já o Grêmio parou nos três pontos e é o 13º colocado. Na próxima quarta-feira (16), às 19h (horário de Brasília), o Tricolor visita o Mirassol. Um pouco mais tarde, às 21h30, o Rubro-Negro recebe o Juventude, no Maracanã.