Brasileirão Série A

Flamengo supera oscilação para vencer o Bragantino e se colocar de vez na briga pelo título

Arrascaeta e Pulgar combinaram para dar a vitória ao Flamengo, cada vez mais próximo dos líderes do Brasileirão

O Flamengo venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 nesta quinta-feira (23), no Maracanã, em jogo atrasado da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Tite superou a instabilidade natural deste início de trabalho para dar um passo importante na liga nacional. Arrascaeta desafogou a torcida rubro-negra já no segundo tempo, com assistência de Pulgar.

O resultado recoloca o Flamengo na briga pelo título do Brasileirão. Agora, o clube da Gávea acumula 60 pontos e está na terceira posição, com dois a menos que o líder Palmeiras e um de diferença para o Botafogo. O time de Bragança Paulista, em compensação, perdeu chance de ouro de colar no Alviverde e, agora, amarga a quinta colocação, com 59 pontos.

Instabilidade cristalina do Flamengo no primeiro tempo

O primeiro tempo do Flamengo exemplificou bem o tamanho do desafio de Tite para conter a instabilidade da equipe. Não é que o Rubro-Negro tenha ido mal, obrigou Cleiton a fazer boas defesas e teve chances claras para marcar, mas os erros, especialmente na saída de bola, foram acima do comum. Thiago Maia e Gerson estiveram totalmente perdidos na partida, seja na marcação ou na transição.

A verdade é que o meio-campo do Flamengo praticamente não existiu. Arrascaeta, um dos destaques positivos do primeiro tempo, ao lado de Luiz Araújo, se virava com o que vinha, por mais quadrado que fosse. Cebolinha participou, mas desperdiçou chances claras, Pedro idem. Matheuzinho até poderia ter feito um golaço, mas foi o pior do Rubro-Negro, com marcação frouxa demais.

O Red Bull Bragantino também tentou atacar, se aproveitando dos erros do Flamengo, e esteve perto do gol, com Eduardo Sasha, Juninho Capixaba e Helinho. A equipe de Pedro Caixinha é bem organizada, mas não conseguiu imprimir o volume visto em outros momentos da temporada. No fim das contas, os primeiros 45 minutos foram bem parelhos, tanto nos erros quanto nos acertos.

Arrascaeta foi um dos destaques positivos de um Flamengo apagado no primeiro tempo (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF/Sipa USA)

Na volta dos vestiários, Tite fez uma alteração que poucos entenderam. Sacou Luiz Araújo, que era um dos melhores do time, para a entrada de Erick Pulgar, desfazendo, assim, o esquema do primeiro tempo. O resultado foi um Flamengo ainda mais instável, penando para se manter no jogo e vendo um Red Bull Bragantino cada vez mais perigoso. Eduardo Sasha chegou a acertar a trave de Rossi.

A sorte do Rubro-Negro é que Tite não foi vaidoso, percebeu o erro e colocou Bruno Henrique no lugar de Thiago Maia, voltando ao esquema original. Poucos minutos depois, os gringos, destaques positivos do Flamengo nessa reta final, apareceram para definir a parada. De Arrascaeta para Pulgar e, com uma devolução magistral, o chileno achou o uruguaio em condições de finalizar. O craque e ídolo completou de biquinho, para vencer Cleiton — que voltou a ter noite de Neuer contra o clube da Gávea — e abrir o placar.

O gol fez com que o Maracanã explodisse de vez. A torcida, que estava apreensiva, se soltou totalmente. Até o técnico Tite se fez valer da emoção e deu um pique dos tempos de garoto para comemorar com Arrascaeta. O sufuco se manteve no fim, mas a expulsão de Thiago Borbas deixou o Flamengo mais tranquilo para, aí sim, confirmar os três pontos.

Melhor em campo, Arrascaeta comemora seu gol com a torcida (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

Festa da torcida do Flamengo é arruinada pela chuva

Ciente da importância da partida, a torcida do Flamengo havia preparado uma linda festa no Maracanã. Queima de fogos, fumaça rubro-negra, balões e bandeiras no Setor Norte e um mosaico no Setor Leste, com a frase: “Juntos até o final”, uma clara alusão à briga pelo título brasileiro. As fortes chuvas no Rio de Janeiro tiveram outros planos e estragaram parte do mosaico, que ficou sem a última palavra.

Os ânimos da torcida também não estavam bons. Por mais que apoiasse, a impaciência imperava no Maracanã. Foi só o gol de Arrascaeta sair, no entanto, que a festa começou no Maracanã. Teve até grito de “seremos campeões”, para afirmar que o Flamengo está, de uma vez por todas, na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

Vitória recoloca o Flamengo na briga pelo título

O triunfo deixa o Rubro-Negro mais próximos dos líderes e, agora, a equipe de Tite depende apenas de um tropeço de Palmeiras e Botafogo para assumir a ponta do Brasileirão. O Flamengo retorna aos gramados no próximo domingo (26), para enfrentar o já rebaixado América Mineiro, a partir das 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Sete Lagoas.

Derrota deixa o Red Bull Bragantino distante dos líderes

O revés deixou o Red Bull Bragantino em situação complicada pela liderança e, até, pensando na vaga direta para a Libertadores da América. O Red Bull Bragantino volta a campo na mesma data e horário do Flamengo, para enfrentar o Internacional, fora de casa. O duelo é válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Estatísticas de Flamengo x Fluminense – Campeonato Brasileiro

  • Posse de bola: Flamengo 53% x 47% Red Bull Bragantino
  • Chutes: Flamengo 16 x 19 Red Bull Bragantino
  • Chutes a gol: Flamengo 4 x 3 Red Bull Bragantino
  • Gols: Flamengo – Arrascaeta, aos 30′ do 2ºT; Red Bull Bragantino –
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo