Brasileirão Série A

Flamengo x Vasco tem provocações por 6 a 1 e violência entre torcidas antes do início

Não faltou emoção para rubro-negros e cruz-maltinos antes da bola rolar para o Clássico dos Milhões no Maracanã

O clássico entre Flamengo e Vasco costuma pegar fogo dentro das quatro linhas e, fora delas, não apresenta o clima mais amigável para as torcidas. Neste domingo (15), o pré-jogo foi repleto de provocações nos arredores do Maracanã, além de uma série de conflitos entre rubro-negros e cruz-maltinos na cidade do Rio de Janeiro.

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

Enquanto torcedores do Flamengo provocaram o Vasco com alusões a goleada por 6 a 1 no primeiro turno do Brasileirão, o clima ficou tenso em Caxias. A Polícia Militar do Rio de Janeiro, inclusive, precisou intervir.

As provocações rubro-negras

O placar mais elástico do Flamengo na história do clássico ainda vai ficar na memória dos rubro-negros por muito tempo. Como é o primeiro encontro com o rival desde a goleada por 6 a 1, os torcedores do clube da Gávea fizeram questão que os cruz-maltinos lembrassem também.

Na calada da noite, durante a madrugada de sábado para domingo, os rubro-negros colaram uma série de cartazes e adesivos nos acessos dos vascaínos ao Maracanã. A Rua Eurico Rabelo ficou repleta de provocações que não ficaram só no 6 a 1, mas lembraram outra goleada: o 4 a 1 do Brasileirão 2023.

O cartaz de provocação aos vascaínos (Foto: Reprodução)

 

É importante frisar que a reportagem da Trivela, sempre presente no Maracanã, procurou os pontos citados e encontrou poucos vestígios das provocações, provavelmente retiradas pelo torcedor vascaíno antes do duelo.

O 6 a 1 vai ficar na memória da torcida do Flamengo por muito tempo (Foto: Reprodução)

O conflito entre torcidas

Mesmo com as provocações nos arredores, o clima no Maracanã esteve familiar até o início do jogo. Como já é corriqueiro, as torcidas entraram em conflito bem longe do estádio, em pontos específicos da cidade. O clima foi bem tenso.

Começou na Taquara, onde dez suspeitos de torcidas organizadas, tanto de Vasco quanto de Flamengo, foram detidos. Mais tarde, em Duque de Caxias, a Polícia Militar precisou intervir com uso de caveirões, tamanho era o conflito. Ao todo, mais de 30 pessoas estão sob custódia e cinco feridos, nenhum em estado grave.

Brigas entre vascaínos e flamenguistas em Caxias, atrás do mercado Carrefour, na Washington Luiz.

Polícias e até o Caveirão foram acionados para conter a confusão entre organizadas dos dois times.

🧐

[image or embed]

— NewsColina (@newscolina.com) September 15, 2024 at 1:38 PM

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o comando do 15º BPM (Duque de Caxias), neste domingo (15/09), policiais da unidade foram acionados para uma ocorrência de briga de torcidas no bairro Vila São Luís, em Duque de Caxias. No local, os militares realizaram um cerco e detiveram 12 suspeitos. Na ação, foram apreendidos cabos de madeira, uma faca e um artefato explosivo. Outros três envolvidos estão custodiados no Hospital Moacyr do Carmo. Ocorrência em andamento.”

Expectativa no Maracanã

Se começou quente fora de campo, o Clássico dos Milhões tem tudo para ser animado dentro dele. Flamengo e Vasco vêm de classificações importantíssimas na Copa do Brasil, que dão moral para a sequência da temporada.

Para os rubro-negros, um triunfo sobre o Vasco ainda aumenta a confiança para o jogo contra o Peñarol, que será disputado nesta quinta-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Aos cruz-maltinos, é a chance de devolver um pouco da goleada do primeiro turno. A bola rola a partir das 18h30 (de Brasília).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo