Mesmo focado em título, Flamengo chega dependendo apenas de si no Brasileirão por G-4
Título está fora de cogitação, mas vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem é uma realidade cada vez mais próxima
O foco do Flamengo está todo na final da Copa do Brasil, mas isso não significa que Filipe Luís e companhia tenham deixado o Brasileirão de lado. A vitória sobre o Cruzeiro manteve os rubro-negros no G-4, que é o principal objetivo da equipe. O título está distante demais para sonhar.
Dessa forma, mesmo que o clube carioca não conquiste a Copa do Brasil, a situação no Campeonato Brasileiro está bem encaminhada. O Flamengo depende apenas de si para chegar diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores.
A situação no Brasileirão
No momento, o Flamengo ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com 58 pontos. Dois pontos separam os rubro-negros do terceiro e quinto colocados. Não é o melhor dos mundos, mas ainda é uma situação em que a equipe pode confiar nos próprios resultados.
O título, contudo, está bem distante. O Botafogo tem vantagem de nove pontos na liderança, restando apenas seis rodadas para o fim da liga nacional, ou seja, 18 pontos em disputa. É muito improvável pensar que o Alvinegro teria mais um colapso na reta final.
- Botafogo – 67 pontos
- Palmeiras – 61 pontos
- Fortaleza – 60 pontos
- Flamengo – 58 pontos
- Internacional – 56 pontos
- São Paulo – 54 pontos
Vale destacar que o Flamengo já está praticamente garantido na próxima Libertadores, já que a vantagem para o Bahia, sétimo colocado, é de 12 pontos. A luta, contudo, é mesmo pelo G-4.
Pensando nos últimos seis jogos, o Flamengo tem dois enormes desafios, confrontos diretos, contra Fortaleza e Internacional. Os outros duelos são diante de equipes envolvidas no rebaixamento, além de uma reedição da final da Copa do Brasil, logo depois da definição do título.
- Flamengo x Atlético Mineiro – 13 de novembro (quarta-feira), às 20h – Maracanã
- Cuiabá x Flamengo – 20 de novembro (quarta-feira), às 19h – Arena Pantanal
- Fortaleza x Flamengo – 26 de novembro (terça-feira), às 19h – Castelão
- Flamengo x Internacional – 01 de dezembro (domingo), às 16h – Maracanã
- Criciúma x Flamengo – 04 de dezembro (quarta-feira) – horário e local não definidos
- Flamengo x Vitória – 08 de dezembro (domingo) – horário e local não definidos
Copa do Brasil é o objetivo
A liga nacional seguirá no radar, mas, após poupar o time e vencer o Cruzeiro, o Flamengo vira a chave e foca todas as atenções na possibilidade de título em 2024. As chances melhoraram ainda mais porque os rubro-negros venceram a ida por 3 a 1, no Maracanã. Agora, a decisão é em Belo Horizonte.
O Flamengo pode até perder por um gol de diferença que, mesmo assim, garante o título da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 16h (de Brasília), na Arena MRV, em duelo contra o Atlético-MG que promete ser histórico.