Brasileirão Série A

Sem Gabigol, Flamengo terá missão complicada para não perder de vez o controle em 2023

Tite não contará com atacante e precisa da vitória contra o Fortaleza para se recuperar no Flamengo

O Flamengo enfrenta o Fortaleza neste domingo (05), na Arena Castelão, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é muito importante para as pretensões do Rubro-Negro que, com as últimas duas derrotas consecutivas, para Grêmio e Santos, voltou a ser ameaçado pela vaga na Libertadores. Em busca da recuperação, Tite ainda contará com desfalques de peso.

Gerson e Bruno Henrique estão fora por suspensão e já eram baixas confirmadas, mas, às vésperas da viagem, o Flamengo ainda citou outros dois desfalques. Gabigol e Wesley tiveram problemas durante a preparação e, por isso, não viajaram com a delegação para Fortaleza. Tite terá opções escassas no ataque em momento ruim e precisando muito do resultado.

Como Tite deve armar o Flamengo

Mantendo a base das últimas partidas, Tite fará mudanças pontuais no Flamengo para o duelo na capital cearense. Com Wesley fora, Matheuzinho assume a lateral direita, enquanto a ausência de Gerson deve ser suprida por Éverton Ribeiro, que retorna de suspensão contra o Fortaleza, assim como Erick Pulgar. O problema, com mencionado, está mesmo no ataque.

Das grandes figuras do Flamengo, apenas Pedro estará à disposição de Tite. Com Bruno Henrique, titular absoluto, e Gabi, substituto natural, fora de ação, o comandante deve utilizar Cebolinha e Luiz Araújo, que clamam por maior sequência no Rubro-Negro. Vale destacar que Ayrton Lucas, assim como Wesley, também não treinou na manhã deste sábado por mal estar, mas viajou com a delegação.

De resto, Adenor não deve promover mais mudanças. Dessa forma, o Flamengo deve entrar em campo contra o Fortaleza com: Rossi, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Filipe Luís); Thiago Maia, Erick Pulgar, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro.

Tite mira vitória contra o Fortaleza para manter Flamengo na briga pelo G4 (Foto: Icon Sport)

A situação na tabela de classificação

Com as últimas duas derrotas, o Flamengo saiu de vez da briga pelo título do Campeonato Brasileiro e, agora, realmente está focado no único objetivo restante para um 2023 ruim: a vaga direta na Libertadores. Nem isso está dando certo, já que o Rubro-Negro, neste momento, é sexto colocado, com 50 pontos. Por isso, a vitória em Fortaleza é fundamental para se manter no páreo e, quem sabe, voltar ao G-4.

Pensando em Libertadores, os principais adversários do Flamengo são Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Athletico Paranaense. É até difícil de imaginar que o Botafogo fique de fora do G-4, mas as recentes derrotas, atreladas ao clima de apreensão dentro e fora de campo, já mostraram que tudo pode acontecer.

Claro que o jogo a menos do Flamengo pode ajudar, já que será um confronto direto diante do Red Bull Bragantino. Se conseguir a vitória, nos moldes de momento, ultrapassaria o Atlético-MG, mas não conseguiria passar o Grêmio no número de vitórias. É importante frisar que o Athletico está na copa do Rubro-Negro, com apenas um ponto de desvantagem.

1. Botafogo – 59 pontos (-1J)
2. Palmeiras – 56 pontos
3. Red Bull Bragantino – 55 pontos (-1J)
4. Grêmio – 53 pontos
5. Atlético Mineiro – 52 pontos
6. Flamengo – 50 pontos
7. Athletico Paranaense – 49 pontos

Adversário tenta arrancada para competir com o Flamengo

Rival do Flamengo neste domingo (05), o Fortaleza também tem motivos para pensar apenas na vitória. A derrota na final da Copa Sul-Americana, diante da LDU, nos pênaltis, deixou o Leão do Piçi em situação complicada pela vaga na Libertadores. No momento, os cearenses estão com 42 pontos, oito a menos do que o Flamengo. Vão precisar arrancar se quiserem garantir a vaga.

Com o apoio da sua torcida, é natural que o Fortaleza vá para cima e busque os três pontos, ao contrário do que aconteceria caso tivesse sido campeão da Sul-Americana. Se a vaga na Libertadores tivesse sido assegurada, o Flamengo teria menos dificuldades. É mais um adendo que complica a situação do Rubro-Negro. Como se já não bastassem os próprios problemas. É assim que o clube da Gávea encarará seu próximo desafio no Brasileirão.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo