Campeonato Brasileiro

Flamengo se reafirma na briga pelo título com vitória categórica contra o Fluminese: 3 a 0

O Flamengo começou o Campeonato Brasileiro candidatando-se ao título, e mesmo nas fases ruins, nunca se distanciou demais da liderança. Estava a quatro pontos da liderança, antes de entrar em campo no Maracanã para o clássico contra o Fluminense, e a tranquilidade com a qual construiu a vitória por 3 a 0 serviu para reafirmar a sua condição: está vivíssimo na briga pelo caneco.

O desempenho passou confiança e, além disso, um dado é simbólico: foi apenas a primeira vez desde a 11ª rodada, antes da Copa do Mundo, em junho, quando emendou uma sequência de cinco vitórias, que o Flamengo ganha duas rodadas consecutivas do Campeonato Brasileiro. Na anterior, derrotou o Corinthians, por 3 a 0, em Itaquera, também com autoridade.

Este foi o terceiro jogo do Flamengo sob o comando de Dorival Júnior e uma decisão em particular pagou seus dividendos: a manutenção de Fernando Uribe no comando de ataque, tentando resolver o gargalo do clube com a camisa 9, causada pela suspensão de Guerrero e posterior saída do clube e pela má fase de Henrique Dourado. Uribe foi autor de dois gols contra o Fluminense.

Bom cabeceador, completou o cruzamento de Vitinho para fazer 1 a 0. No finalzinho do primeiro tempo, Léo Duarte, também com a testa, ampliou. O segundo de Uribe foi meio sem querer: Paquetá bateu de fora da área, o colombiano dominou mal, mas o goleiro Júlio César saiu para abafar. A bola bateu na perna do atacante flamenguista e entrou.

Mas gol é gol e, antes do Fla-Flu, Uribe tinha apenas um com a camisa do Flamengo, contra o Sport, em julho. Outro que se destacou nessas duas vitórias seguidas sob o comando de Dorival Júnior foi Vitinho, autor de uma assistência contra o Corinthians e duas diante do Fluminense, além do toque de calcanhar que iniciou a jogada do terceiro gol.

Entre bons e maus momentos, o Flamengo está invicto há cinco rodadas do Brasileirão e provisoriamente ocupa a segunda posição, um ponto atrás do Palmeiras, que enfrenta o Grêmio, quinto colocado, e dois à frente do Internacional, que encara o São Paulo, que está em quarto lugar. Com os três pontos já garantidos, um pouco de sorte pode tornar esta rodada perfeita para os cariocas.

.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo