Desinteressado, Flamengo é superado pelo São Paulo e só fica no G4 por (mais um) revés do Botafogo
Luciano volta a castigar e faz São Paulo terminar ano com vitória, enquanto Flamengo atinge objetivo, mesmo com derrota

O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0 nesta quarta-feira (06), no Morumbi, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Luciano, ainda no primeiro tempo, em falha da defesa rubro-negra. O duelo acabou marcado pelo marasmo de ambas as equipes, especialmente pelos comandados de Tite.
Com o resultado, o Tricolor Paulista encerra sua participação no Brasileirão 2023 na parte de cima da tabela, em décimo, com 53 pontos e vaga na Libertadores garantida por ter sido campeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro, por sua vez, vai à fase de grupos da Libertadores e termina na quarta posição, com 66 pontos, seis a menos do que o líder e vencedor, Palmeiras.
Luciano (como sempre) resolve para um São Paulo superior no primeiro tempo
Em um partida entre duas equipes não lá muito interessadas nesta última rodada do Brasileirão, era de se esperar que o Flamengo entrasse com mais apetite. Justamente para não dar chance ao azar na briga por uma vaga no G4. Não foi o que aconteceu. Na despedida da temporada, o São Paulo confirmou uma escrita que foi verdade ao longo de todo o ano. Sempre que as duas equipes se enfrentaram, o Tricolor foi superior e mandou no jogo. O título da Copa do Brasil está aí para provar.
Mas nesta quarta-feira (6), o São Paulo também incorreu em outra rotina nesta temporada: ter mais posse de bola, rondar a área adversária e encontrar dificuldades para transformar a superioridade em chances de gol. Mesmo melhor em campo, a equipe finalizou apenas cinco vezes ao longo dos 45 minutos iniciais. Menos mal que Luciano estava lá (mais uma vez) para decidir na única vez em que o Tricolor conseguiu construir uma jogada efetiva de perigo. A equipe insistia muito em jogadas pela direita.
E foi por ali, aos 25, que Wellington Rato foi acionado dentro da área. O líder em assistências na temporada foi à linha de fundo e rolou para trás. Para transformar o camisa 10 no artilheiro isoaldo da equipe. Luciano chutou colocado para marcar seu 15º gol na temporada.
1T | ⏱ 25min: Caio recebeu na direita, partiu para o fundo e acionou W. Rato, que cruzou rasteiro, na medida, para Luciano bater de primeira e abrir o placar #SPFCxFLA (1-0)
?️ Narração #SPFCplay: https://t.co/ACFjcO1CDy #VamosSãoPaulo ?? https://t.co/dfR9D1AV0P
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 7, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Segundo vira mero protocolo para o São Paulo
O São Paulo conduziu as últimas rodadas do Brasileirão como se estivesse apenas esperando o fim do campeonato. A equipe parecia em ritmo de férias, mesmo antes de garantir matematicamente a permanência na Série A dois jogos atrás. Mas tudo isso nunca foi tão verdade quanto no segundo tempo da partida contra o Flamengo. Um mero protocolo a cumprir antes de se despedir oficialmente da temporada.
O Tricolor até teve menos posse de bola na segunda etapa, algo raro em 2023, especialmente no Morumbi. Mas isso não significou que o jogo não estivesse sob o controle. Se o São Paulo fazia uma partida desinteressada, o Flamengo tinha um de seus piores desempenhos no ano. As duas equipes pareciam apenas esperar o final da temporada. E ele veio com uma merecida vitória são-paulina no Morumbi.

Primeiro tempo de marasmo do Flamengo
A esperança do torcedor do Flamengo de ver uma equipe concentrada, buscando o resultado positivo que carimbaria de vez a vaga direta na Libertadores, acabou rapidinho. Os que entraram em campo mostraram, mais uma vez, porque o Rubro-Negro não foi campeão de nada em 2023. Sonolentos, os comandados de Tite pareciam até desinteressados com o que se passava no Morumbi.
A quantidade de erros técnicos também impressionou, especialmente na saída de bola. Sem a concentração almejada, o Flamengo entregava a bola para o São Paulo, e nem mesmo as figuras que costumam desequilibrar a favor estiveram em boa noite, como Pulgar e Arrascaeta. Gerson, capitão, foi um retrato do marasmo do Rubro-Negro nos 45 minutos iniciais.
O gol do São Paulo até demorou para sair, e veio com falha dos dois destaques negativos da primeira etapa: Pablo não acompanhou Luciano, e Rossi teve tempo de reação fraco. O Flamengo até teve mais a bola depois de ficar atrás no placar, mas foi muito pouco efetivo e não conseguiu ameaçar a meta defendida por Rafael. A equipe foi para os vestiários com muito a corrigir, especialmente na questão da postura.

Um Flamengo que não quis vencer
No segundo tempo, mais do mesmo. Uma atuação melancólica do Flamengo, que parecia não se importar muito com o resultado no Morumbi. A sorte foi que o Botafogo, único que poderia tirar o Rubro-Negro do G-4, sofreu dois gols em dois minutos no Beira-Rio. Tite até promoveu mudanças, como as entradas de Bruno Henrique e Victor Hugo, mas elas não surtiram nenhum efeito.
O resultado é um retrato do Flamengo em 2023. Faltou muito para o Rubro-Negro sonhar com a vitória no Morumbi. É até difícil fazer uma análise quando o time joga tão mal. Agora é olhar para os céus e agradecer pelo fim de um ano terrível, que termina com objetivo alcançado, mas um gosto agridoce na boca do torcedor rubro-negro.

São Paulo tem despedida à altura da temporada
A campanha no Brasileirão está entre as piores do clube na era de pontos corridos. Mas ao menos a despedida do São Paulo nesta temporada está à altura deste 2023 eternizado na história do clube: com uma vitória sobre um rival que virou freguês ao longo do ano e foi justamente o adversário no título inédito da Copa do Brasil. O Tricolor encerra o Campeonato Brasileiro com 53 pontos, na décima colocação.
Vaga no G-4 mascara campanha frustrante do Flamengo
A derrota no Morumbi poderia fazer com que o Flamengo perdesse a vaga direta na Libertadores, mas a incompetência do Botafogo em Porto Alegre garantiu o objetivo ao Rubro-Negro. Os comandados de Tite terminaram a competição em quarto, com 66 pontos, em campanha frustrante. Agora, o Flamengo só volta a campo no dia 17 de janeiro, para enfrentar o Audax Rio, pela rodada que abre a disputa do Campeonato Carioca de 2024.
Estatísticas de São Paulo x Flamengo – Campeonato Brasileiro
- Posse de bola: São Paulo 44% x 56% Flamengo
- Chutes: São Paulo 9 x 7 Flamengo
- Chutes a gol: São Paulo 3 x 1 Flamengo
- Gols: São Paulo – Luciano, aos 25′ do 1ºT; Flamengo –