Brasileirão Série A

Sem Claudinho, clima no Flamengo é de ‘última cartada’ por Wendel, do Zenit

Rubro-Negro perde prazo para inscrever o volante nas oitavas de final da Libertadores e vê muita dificuldade na negociação

Apesar de ter definido três alvos para o meio-campo ofensivo nesta janela de transferências, De La Cruz, do River Plate, Claudinho e Wendel, do Zenit, o Flamengo ainda não conseguiu fechar com nenhum deles. O clube, inclusive, já desistiu dos dois primeiros e vive dias decisivos, com requintes de ‘última cartada' pelo terceiro neste fim de semana. A negociação é considerada extremamente complicada.

O Flamengo já realizou uma proposta pela contratação de Wendel, no valor de 13 milhões de euros, cerca de R$ 72 milhões na cotação atual, mas os valores não animaram o Zenit. Com apenas quatro dias para finalizar as tratativas, o Rubro-Negro corre contra o tempo para alinhar um denominador comum com os russos, por mais difícil que isso seja. A Trivela apurou com múltiplas fontes e explica cada detalhe da negociação.

LEIA MAIS: Sondagens não atraem Everton Ribeiro, que quer permanecer no Flamengo

Wendel quer o Flamengo, mas não depende só dele

Desde o início das negociações, o volante nunca escondeu o desejo de retornar ao Brasil. Após ter perdido um ente querido nos últimos meses, Wendel quer voltar para o Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e foi criado, para ficar mais perto da família. O Flamengo se aproveitou da situação para alinhar questões contratuais, como salário e luvas, com os representantes do jogador. No entanto, como já diria a célebre: “Nem tudo são flores”.

O processo de negociação com o Zenit, clube detentor dos direitos do atleta de 25 anos, tem sido arrastado. O clube é uma das, senão a principal potência do futebol da Rússia e, por isso, não tem a necessidade de vender atletas longe dos valores desejados. Estruturada financeiramente, a equipe russa fez jogo duro ao longo de toda a negociação e, inclusive, se irritou com a demora de Wendel para se apresentar em São Peterburgo.

Dessa forma, o clima para o Flamengo neste fim de semana é de ‘cartada final', que depende exclusivamente do quanto os russos vão pedir pelos serviços de Wendel. Em negociação anterior com o Palmeiras, inclusive, eles chegaram a falar em 20 milhões de euros, valores fora da realidade do Rubro-Negro, que não deve ultrapassar a barreira dos 17 milhões, segundo apurou a Trivela.

Wendel celebra gol pelo Zenit ao lado de outro brasileiro: Gustavo Mantuan, ex-Corinthians (Foto: Reprodução)

O que faltou ao Flamengo nas negociações por Claudinho e De La Cruz?

Os outros dois alvos citados nesta matéria, Claudinho e De La Cruz, não reforçarão o Flamengo neste momento. O Rubro-Negro iniciou conversas com o próprio Zenit, e com o River Plate, antes mesmo da janela de transferências abrir, mas não conseguiu dar um final feliz às tratativas. Uma série de fatores deixaram o Rubro-Negro longe das contratações, mas um em comum entre as partes: os altos valores.

Por mais que seja um dos clubes mais ricos do continente, o Flamengo não vai sair por aí gastando dinheiro sem que tenha um perfil traçado. Por mais que tivesse Claudinho e De La Cruz na mira, as pedidas de russos e argentinos fugiram da realidade do clube. Em resumo: era possível que o Rubro-Negro pagasse 25 milhões de euros pelo brasileiro, mas o departamento de futebol julgou as cifras muito altas.

No caso de De La Cruz, o ingrediente da Libertadores pesou demais para que o River Plate “sentasse”, como o próprio Marcos Braz frisou, na multa rescisória de 16 milhões de dólares a ser paga à vista. A primeira proposta do Flamengo era inferior em quase 10 milhões de dólares e, quando recebeu a notícia de que precisaria embolsar tais valores para ter o uruguaio no meio do ano, recuou nas conversas.

Martelo batido: Claudinho, do Zenit, não vem mais para o Flamengo (Foto: Imago / One Football)

Paciência do Flamengo tem outros desdobramentos

Por conta da dificuldade nas negociações, o Flamengo acabou perdendo o prazo para inscrever reforços nas competições mais importantes da América. Claro que é algo momentâneo, ou seja, caso Wendel seja contratado, ainda poderá defender o clube na Copa do Brasil e na Libertadores, se a equipe avançar às fases mais agudas dos torneios.

A semifinal do mata-mata nacional começou neste meio de semana, e o Rubro-Negro não tomou conhecimento do Grêmio, vencendo em Porto Alegre e encaminhando a classificação. O volante, no entanto, tem possibilidade de atuar antes mesmo da bola rolar na grande final, já que o prazo para o jogo de volta diante do Tricolor gaúcho vai até o dia 08 de agosto.

Na Libertadores, no entanto, as inscrições para as oitavas de final terminaram e, dessa forma, Wendel não poderá encarar o Olimpia caso seja contratado. O prazo para as quartas de final vai até setembro, ou seja, se avançar, o Flamengo terá o reforço à disposição. O clube, inclusive, fez alterações na lista de 50 jogadores neste sábado, último dia antes do início do mata-mata.

Wesley comemora gol do Flamengo sobre o Racing no Maracanã, pela fase de grupos da Libertadores 2023 (Foto: Divulgação/Conmebol)

Além de pensar nas contratações, o Flamengo terá um duelo importante neste sábado (29), pelo Campeonato Brasileiro. A delegação já está em Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, às 21h (de Brasília), no Estádio Independência. O Rubro-Negro é o terceiro colocado da liga nacional, com 28 pontos, doze a menos que o líder Botafogo.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo