Gerson salva Tite e Flamengo em noite que mais parecia fim de festa no Maracanã
Rubro-negros voltaram a jogar mal, sem objetividade, mas volante acha gol no fim e mantém treinador no cargo até a Copa do Brasil
O Flamengo venceu o Athletico por 1 a 0 na noite deste domingo (29), em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação da equipe de Tite foi apática e justificava as inúmeras críticas nas arquibancadas, mas Gerson, o melhor jogador do time em 2024, salvou os três pontos — e o cargo do treinador.
O resultado foi excelente para o Flamengo, não só por voltar ao G-4, mas para melhorar o clima antes da semifinal da Copa do Brasil. O clima hostil antes e durante a partida, deu lugar ao otimismo em um Maracanã bem mais vazio do que o habitual.
Clima tenso
A melancolia tomou conta de todas as esferas no Flamengo. Seja na apatia de dirigentes que acompanhavam o jogo no Maracanã, seja dentro de campo com uma atuação fraca e sem muita inspiração, ou até mesmo em Tite, que vê seu trabalho no clube caminhar a passos largos para fim abrupto.
Tal clima contagiou até a torcida, que pouco compareceu ao Maracanã na noite deste domingo. Os 28.708 presentes configuram o pior público do ano para o Flamengo no estádio, ultrapassando o jogo contra o Red Bull Bragantino, há praticamente um mês, que aconteceu nas mesmas circunstâncias
- Flamengo 2 x 1 Red Bull Bragantino – Brasileirão – 30.225 torcedores
- Flamengo 4 x 0 Boavista – Taça Guanabara- 35.713 presentes
- Flamengo 3 x 0 Volta Redonda – Taça Guanabara- 42.373 presentes
Antes, durante e depois do jogo, os rubro-negros protestaram, ainda pensando na eliminação para o Peñarol. Tite, claro, foi o mais xingado pela torcida no Maracanã, mas as críticas atingiram outras esferas, como elenco e diretoria.
Primeiros protestos começaram a aparecer aqui no Maracanã. Tite foi xingado.
Depois, os torcedores ainda chamaram o time de sem vergonha.
— Gui Xavier (@guivxavier.bsky.social) September 29, 2024 at 7:51 PM
Marcos Braz (vice de futebol) e Rodolfo Landim (presidente) também foram hostilizados nos protestos da torcida do Flamengo.
— Gui Xavier (@guivxavier.bsky.social) September 29, 2024 at 7:58 PM
Diferente mesmo ficou a reação da torcida com Gabigol. O atacante foi ovacionado antes da bola rolar, mas a atuação dentro de campo deixou muito a desejar. Hoje, o Flamengo tem menos um jogador quando o atacante está em campo.
Atuação apática não colabora, mas Gerson salva
Quem esperava um Flamengo querendo mostrar algo para a torcida depois da eliminação para o Peñarol, se enganou. Um time previsível, que toma as decisões erradas muito por conta da péssima fase e da falta de confiança. Nem mesmo o Athletico, vivendo péssima fase, conseguiu ressucitar Tite e companhia.
O empate sem gols foi um resultado apropriado por aquilo que as equipes apresentaram dentro de campo. O Flamengo teve muito mais posse, porém era um deserto de ideias, enquanto o Athletico se viu satisfeito com o ponto somado no Maracanã.
Tite até tentou lançar alguns titulares no segundo tempo, diante das péssimas atuações de Charly Alcaraz e Ayrton Lucas, mas pouco adiantou. Gabigol e Wesley, além de David Luiz, que jogaram os 90 minutos, tiveram desempenho muito ruim.
Curiosamente, veio dos pés do lateral direito o cruzamento que salvou o Flamengo de um clima ainda mais hostil. De canhota ele cruzou, e Gerson, em cabeçada precisa, salvou o trabalho de Tite no Ninho do Urubu. Nada mais apropriado do que o capitão para manter o clube vivo.
E agora, Flamengo?
O próximo compromisso será nesta quarta-feira (02), diante do Corinthians, pela Copa do Brasil. O Flamengo realizará o jogo de ida no Maracanã, e a bola rola a partir das 21h45 (de Brasília).