Felipão celebra 1ª vitória em casa no Atlético-MG e sai em defesa de Paulinho
Felipão se mostrou aliviado com a primeira vitória em BH e defendeu Paulinho, autor do gol, mas que saiu vaiado por parte da torcida

O Atlético-MG venceu o Bahia por 1 a 0 no Mineirão e voltou a vencer em casa após quase três meses. Foi o primeiro triunfo de Felipão como mandante, que celebrou a sequência, que agora é de três jogos sem derrotas e sem sofrer gols, se dizendo aliviado por poder finalmente almoçar fora e tomar “uma cervejinha”.
A vitória do Atlético não foi das mais espetaculares. O jogo no Mineirão não teve grande atuação de nenhuma das equipes. Apesar disso, o Galo conseguiu criar jogadas, principalmente em contra-ataques. O treinador celebrou a vitória, mas espera trabalhar para que o time possa vencer com mais fôlego nos próximos jogos.
A primeira que ganhamos em Belo Horizonte. Vencemos, é a segunda seguida no Brasileiro e estamos trabalhando para isso. Já é o terceiro jogo que não tomamos o gol que faz a gente mudar a personalidade dentro do campo. Se erramos alguns gols, estamos trabalhando na semana para melhorar as oportunidades. Temos que fazer essa equipe jogar de forma consciente. Se jogarmos assim, nossa possibilidade de crescermos no campeonato é maior.”
Só no primeiro tempo, o Atlético teve cinco contra-ataques que poderiam gerar grande perigo, mas que pararam em erros no último passe. O treinador que o uso em excesso dos contra-ataques foi trabalhado e ao mesmo tempo uma situação do jogo, já que o Bahia proporcionou essas “situações úteis” ao time:
— Não foram totalmente (úteis), mas tivemos elas trabalhadas e vamos trabalhar melhor para esses detalhes serem concluídos com tranquilidade.
Bem humorado após a vitória, Felipão desejou feliz dia dos pais para todos e brincou sobre finalmente poder sair para comer e beber: “Hoje vai ser a primeira vez que vou almoçar em algum restaurante. Acho que até que vou tomar uma cervejinha, um vinho, pois ganhar eu tava até desacostumado”.
? Melhores Momentos: Atlético 1×0 Bahia
? Confira os principais lances da vitória atleticana deste domingo no Mineirão.#VamoGalo #GaloPaixãoNacional #CAMxBAH ??️ pic.twitter.com/FXBg8oUj5f
— Atlético (@Atletico) August 13, 2023
Felipão defende Paulinho
Por falar em concluir ataques com tranquilidade, o atacante Paulinho, que foi o autor do gol da vitória, escutou algumas vaias no fim do jogo por parte da torcida. Ele desperdiçou a única chance do Galo no meio de semana, na eliminação da Libertadores para o Palmeiras, e hoje voltou a perder uma grande chance sozinho com o goleiro. Felipão defendeu ferrenhamente seu atacante:
Quem fez o gol? Estou perguntando para a torcida. Quem fez? Paulinho. Isso (críticas/vaias) não está afetando ele. Ele “tem” que errar uma ou duas oportunidades, porque se não ele seria o melhor do mundo, e ele não é. É um excelente jogador, mas ele erra uma jogada como os outros erram. Mas acerta também. Paulinho é um dos jogadores que eu mais confio dentro do grupo e a parte psicológica dele é muito boa”.
Paulinho é o vice-artilheiro do Atlético no ano, com 16 gols. Ele também soma seis assistências, sendo o segundo colocado no quesito dentro do grupo atleticano. Na Libertadores, ele ainda é o artilheiro e foi um dos responsáveis tanto por colocar o Galo na fase de grupos quanto para ajudá-lo a chegar na fase mata-mata.
De Paulo para Paulo! Nosso ? deu de presente para o pai o gol e a vitória! ?⚽️#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/MjgPszWdsm
— Atlético (@Atletico) August 13, 2023
Felipão também defende Hulk
Durante a coletiva, quando Felipão ia ser questionado sobre o atacante Hulk, ele fez questão de lembrar que o jogador não recebeu mais cartões amarelos desde que deixou de ser capitão do time há sete jogos:
— Sete jogos que o Hulk não é capitão. Te pergunto: tem amarelo? Não. Pois só recebia amarelo pois era o capitão e se dirigia ao árbitro. Ele tem ficado bravo (em alguns lances), mas não tem recebido amarelo. Aquilo que ele tem feito não é tão invasivo para a arbitragem quanto o que ele vinha fazendo anteriormente.
Vitórias ajudam na confiança do Atlético
Uma das coisas que todos dentro do Atlético mais falaram durante a sequência de 10 jogos sem vitórias foi a parte da confiança. Todos, seja Felipão, jogadores ou membros da diretoria, sempre falavam sobre como não vencer afetava a confiança do time. O treinador falou sobre isso e deu um exemplo de como ela mudou:
— A parte psicológica é muito importante pois agora na parte final, na oração no vestiário, vi um jogador dizer “não vamos pensar na parte que ficamos 10 jogos sem vencer, vamos pensar no que começamos agora, que são três jogos sem perder”. Esse é o pensamento que temos que ter.
O Atlético volt a campo no próximo domingo (20), também às 11h, para encarar o Vasco da Gama, em São Januário. Será a primeira rodada do returno. No turno, em BH, o cruzmaltino venceu por 2 a 1.