Brasileirão Série A

Estêvão fica perto de marca histórica de Neymar e volta a brilhar em nova vitória do Palmeiras

Garoto de 17 anos alcança 15 participações em gols no Brasileirão. Neste idade, apenas Ney teve mais -- 16, em 2009

Em sua primeira temporada completa no profissional e com apenas 17 anos, o garoto Estêvão, do Palmeiras, dá sinais de ser o grande fenômeno brasileiro desde Neymar. Os números ajudam a justificar isso.

Neste domingo (1º), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o ponta direita marcou um golaço na vitória do time paulista por 2 a 0 em cima do Athletico-PR e chegou a oito tentos pela competição, além de sete assistências, totalizando 15 participações diretas em gols.

Com 17 anos, apenas Neymar tem número superior em participações na história do Brasileirão. Na edição de 2009, o eterno Menino da Vila terminou com 10 gols e passes para outros 6.

Se tudo der certo, Estêvão disputará mais 13 rodadas do torneio e, provavelmente, superará Neymar, entrando na história do futebol brasileiro pouco antes de se juntar ao Chelsea, a partir do meio de 2025.

De quebra, o jovem consolidou a vitória que coloca de vez o Palmeiras na luta pelo tricampeonato brasileiro — feito alcançado apenas pelo São Paulo nos pontos corridos, entre 2006 e 2008.

Em terceiro, o Alviverde chegou aos 47 pontos, apenas um do vice Fortaleza (com um jogo a menos) e três atrás do líder Botafogo.

1º tempo começa a milhão, mas termina lento

Foram 15 minutos típicos de futebol europeu na casa do CAP pela forte intensidade e velocidade.

Pelo menos nos primeiros instantes, só o lado verde jogou, exigindo duas grandes defesas de Mycael (que foi o melhor em campo) em chutes de Mauricio e Felipe Anderson até o gol, justamente de Mauricio aos 7, que abriu o placar.

Depois, o Furacão equilibrou e assustou em batida cruzada de Canobbio, depois arriscando com Gamarra para fácil defesa de Weverton.

De toda forma, o Palmeiras ainda era mais o perigoso. Caio Paulista quase fez o gol do ano ao dar um drible de letra, deixar dois para trás e finalizar de biquinho. O jovem goleiro do Athletico novamente brilhou. Antes, o mesmo lateral tinha tentado e sido parado por Mycael.

A intensidade vista no início caiu gradativamente no jogo. O mandante só voltou a atacar nos minutos finais, ambas em finalizações de longe com intervenções do goleiro alviverde.

Palmeiras mata Athletico na efetividade

Mesmo levemente superior, o Athletico não conseguia criar de forma muito clara no início da etapa final. O Alviverde, por outro lado, quando chegava era para valer. Mauricio acertou travessão aos oito e, quatro minutos depois, Estêvão mandou uma bomba no canto do arqueiro após colocar Esquivel para dançar.

O garoto quase igualou Neymar em uma cabeçada pouco depois do gol, mas Mycael, de novo, brilhou com uma intervenção de gente grande. Nos minutos finais, Rony quem perdeu um gol feito, na cara do gol, ao tentar de cobertura.

Pressionado pela torcida, o Furacão só criou no abafa. Em cruzamento, Gamarra desviou de cabeça e acertou a trave. Já Esquivel arriscou de longe para defesa de Weverton, que voltou a trabalhar no fim em chute cruzado de Nikão.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo