Brasileirão Série A

Em melhor temporada da carreira, Erick é esperança do Athletico contra o Vasco

Volante do Athletico vive ótimo 2023 e tenta ajudar clube a voltar a vencer para seguir vivo na briga por Libertadores

O ano de 2023 já é marcante para Erick. Ainda faltando algumas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o jogador de 26 anos de idade já quebrou recordes pessoais e se consolidou como peça fundamental do Athletico Paranaense. Neste sábado (25), o Athletico enfrenta o Vasco, na Ligga Arena, às 19h30 (horário de Brasília), e o volante é um dos pilares do Furacão.

Na sua quinta temporada no Athletico, o camisa 26 vive o ano que mais marcou gols, que mais serviu os companheiros e que mais esteve em campo — sendo um dos líderes gerais no quesito no Furacão.

 

Erick esteve presente em 85% das partidas do Athletico em 2023. Foram 55 jogos de 65 do clube na temporada, a que mais jogos disputou na carreira, superando a passada em que ele esteve em campo em 50 jogos.

Com maior presença dentro de campo, aumentou também o número de participações em gols. O volante fez oito gols e deu cinco assistências na temporada, números que ilustram a evolução tática de Erick, que passou a pisar mais na grande área adversária para concluir as jogadas da equipe.

Erick pelo Athletico em 2023

  • Jogos: 55 (maior marca da carreira, superando 2022 com 50 partidas)
  • Gols: 8 (maior marca da carreira)
  • Assistências: 5 (maior marca da carreira)
  • 55 jogos no ano (melhor marca entre os jogadores de linha)
  • 4063 minutos em campo (3º jogador do time no ano, atrás de Bento e Thiago Heleno)
  • 49 jogos como titular (3º jogador nesse quesito do time no ano, atrás de Bento e Thiago Heleno)

Se Erick vai bem, Athletico vive ano irregular

Erick é um dos pilares do Athletico que tenta entrar no G6 do Campeonato Brasileiro para voltar à Libertadores. O Furacão é o sétimo colocado na tabela, com 51 pontos, seis atrás do sexto colocado Atlético-MG.

A campanha irregular do Athletico no Brasileirão contrasta com os bons números do volante. A importância do jogador o elenco pode ser notada também pela irregularidade do Furacão, que já teve três treinadores em 2023: Felipão, Paulo Turra e agora tem o interino Wesley Carvalho à frente da equipe.

Mesmo com muitas mudanças, Erick está entre os mais utilizados pelo clube no ano. Foram 55 jogos disputados, sendo 49 como titular, atrás apenas de Bento. Ao todo, foram 4063 minutos em campo — o que coloca o jogador ao lado do goleiro e de Thiago Heleno como os jogadores que mais atuaram em 2023.

Athletico precisa vencer para seguir na briga por Libertadores

O Athletico não venceu nos últimos cinco jogos e precisa voltar a pontuar para tirar a diferença para a zona de classificação. Com quatro partidas restantes, o time já não depende só de si para ir à Pré-Libertadores.

O retrospecto, ao menos, é positivo. O Athletico não perde para o Vasco como mandante há 16 anos. A última derrota aconteceu em 2007, em jogo válido pela Copa Sul-Americana. Ou seja, o Furacão ainda não perdeu para o Cruz-Maltino na nova Arena da Baixada, agora batizada de Ligga Arena.

Por outro lado, o time de Erick viu a quebra de um tabu histórico contra o adversário no primeiro turno. Com o 2 a 0 na estreia de Ramón Diaz pelo Vasco, o Furacão conseguiu a sua primeira vitória na história em São Januário.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo